terça-feira, dezembro 27, 2011

Abaixo o imperialismo! - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 27/12/11

Os projetos da Vale em Moçambique, de mineração, ferrovia e porto, vão representar no futuro cerca de 30% do PIB local. Mas Murilo Ferreira, presidente da Vale, outro dia manifestou preocupação em limitar novos projetos da empresa por lá: — Não queremos ser vistos como imperialistas em Moçambique. Queremos é ajudar as iniciativas locais. Não é fofo?

Moreira Salles

O economista Demosthenes Madureira Pinho Neto deixa a diretoria do Itaú Unibanco para dirigir a Brazil Warrant, holding dos negócios da família Moreira Salles.

Acabou o Shabat

A RJZ Cyrela, cujos controladores são judeus, não funcionava nos feriados judaicos. Mas a partir de 2012, a pedido de acionistas minoritários, a empresa abrirá as portas nestes dias respeitando a folga dos judeus.

Réveillon de Graça

Graça Foster, a poderosa diretora da Petrobras, planeja entrar 2012 sozinha em Machu Picchu. Na mochila, champanhe, fatias de peru e caviar.

Tô bandida

O produtor Célio Albuquerque, do mestre Roberto Menescal, é testemunha. Dias atrás, no metrô do Rio, um guri de 5 anos andava de um lado a outro, quando a mãe perguntou: “O que é, garoto?” E ele: “Tô procurando a Valéria, mãe!” E ela: “Que Valéria?” E ele: “A tô bandida”, do “Zorra total”.

Em ritmo de rock 
Faz muito sucesso na Argentina a música “Construcción”, do nosso Chico Buarque. Foi gravada em ritmo de rock pelo argentino Fito Páez e integra o CD “Canciones para Aliens”, um dos mais vendidos de lá.

Bares no asfalto

EDUARDO PAES estuda adotar no Rio uma norma que faz sucesso em Nova York. O prefeito de lá, Michael Bloomberg, veja as fotos, permitiu que durante o verão alguns bares ocupem a parte da rua reservada normalmente ao estacionamento de veículos. Os bares americanos constroem uma espécie de deck sobre o asfalto. “Acho que a experiência pode ser feita em algumas ruas, como a Dias Ferreira, no Leblon”, argumenta Paes.

Calma, gente!
Elba Ramalho fez um desabafo em seu facebook contra maus policiais do Rio que a interpelaram semana passada. Diz que após assistir a uma missa na Urca, no Rio, deu R$ 20 a um homem que pedia esmola. Mas, quando estava manobrando o seu carro, viu que um policial desceu de sua viatura gritando para o pobre coitado: “Me dá esse dinheiro.”

Segue...

A cantora, indignada, abriu o vidro do carro e disse que ela tinha dado dinheiro ao homem “por livre e espontânea vontade porque ele é pobre e precisa”. Com a arma na mão, o policial gritou: “Se manda daqui.”

Elba continua...

Ela seguiu seu rumo, mas foi interpelada mais à frente pelo mesmo policial que, histérico, lhe passou um sermão: “A senhora está errada, vá ajudar orfanatos e não mendigos.”

Prestes de sunga
Dono de um estilo sóbrio e recatado, Luís Carlos Prestes (1890-1989) aparece nesta foto, meses antes de morrer, bem à vontade, de sunga, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O registro, feito pela viúva, Maria Prestes, ilustra reportagem da “Revista de História”, da Biblioteca Nacional, que revela a intimidade do líder comunista em cartas e fotos inéditas.

Sem infância

Uma operação do MP do Rio e da 77a- DP, semana passada, em bordéis de Niterói, RJ, encontrou uma menina de 16 anos trabalhando no prostíbulo “Relaxa 43”, no Centro da cidade. Fica a poucos metros da... Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Ecos da tragédia

Pesquisa da ABIH-RJ mostra que a rede de hotéis em Teresópolis, na serra do Rio, só estará com 50% de sua ocupação neste
réveillon. Em Friburgo, 60% dos quartos foram reservados. Já no Rio e na Região dos Lagos, a ocupação passará dos 95%.

A vez do gordo

Cabral inaugura hoje no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, o primeiro tomógrafo público para obesos. O aparelho suporta até 310 quilos ou... mais de três Ronaldo Fenômeno.


PONTO FINAL

Brasil supera Inglaterra e se torna a sexta maior economia mundial
Isto é bom. Aliás, é ótimo. Mas não custa lembrar que o futuro ainda não chegou e que a renda per capita do brasileiro é menos de um terço da renda do cidadão inglês.

Nenhum comentário: