quarta-feira, novembro 16, 2011

Risco à produção - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 16/11/11


O relator do Código Florestal no Senado, Jorge Viana (PT-AC), cedeu às pressões do Ministério do Meio Ambiente e decidiu considerar que os apicuns (área de criação de camarões) são manguezais. Amanhã, ele vai tentar convencer o relator na Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), a aceitar a mudança. "Isso vai gerar insegurança jurídica. Essa atividade envolve cem mil trabalhadores. Ninguém pode garantir a conduta do Ministério Público e do Ibama no futuro", contesta Alves.

São Paulo e a faxina
O governo federal há muitos anos tem adotado medidas para ampliar a transparência e a fiscalização de seus gastos. Agora, o governador Geraldo Alckmin decidiu ampliar o esforço de São Paulo no combate à corrupção. Seu governo acaba de criar um Sistema Estadual de Controladoria e o cadastro único de ONGs, que serão investigadas antes da assinatura dos convênios. Ao anunciar as mudanças, Alckmin afirmou que quer "a corrupção perseguida por terra, mar e ar". A imprensa passará a ter maior acesso aos gastos estaduais, pois o Portal da Transparência vai divulgar "todos os dados relevantes referentes à gestão".

"A presidente Dilma devia reduzir os ministérios e profissionalizar o serviço público, acabando com essa quantidade de cargos de livre nomeação. Vamos avançar!” — Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

UNIDADE. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai reunir a bancada petista amanhã para debater a adoção de uma posição conjunta sobre a nova distribuição dos royalties. Os petistas querem adotar, segundo o líder Paulo Teixeira (PT-SP), “uma linha de maior suavidade nessa transição”. Inspirados pela presidente Dilma, os petistas querem construir um acordo pelo qual o Rio perderia menos e os demais estados ganhariam, mas nem tanto como no texto aprovado pelo Senado.

Petisco
As frentes pela criação dos estados de Tapajós e Carajás estão afirmando, em seus programas de TV, que a fatia do Pará no Fundo de Participação dos Estados, com a criação das duas novas unidades, pulará de R$ 8 bi para R$ 11 bi.

O que dizem
Os que defendem a manutenção da unidade do Pará, no plebiscito de 11 de dezembro, adotaram como lema: "Juntos somos mais fortes". O lema dos que defendem a divisão do estado é: "Se é bom para todos, não podemos ser contra".

Chegou a vez da cidade de São Paulo?
Depois de a cidade do Rio de Janeiro ser escolhida para sede das Olimpíadas de 2016, o Brasil faz agora ofensiva diplomática para que a cidade de São Paulo receba a Expo Mundial em 2020. Na próxima semana, com uma carta da presidente Dilma nas mãos, o vice Michel Temer estará em Paris, ao lado do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab, apresentando a candidatura brasileira. A Expo Mundial de 2012 será em Yeosu, na Coreia do Sul, e a de 2015, em Milão, Itália.

Origem
Primeiro, a presidente Dilma foi à Bulgária, país de nascimento de seu pai, Pétar. Agora, é a vez de o vice Michel Temer fazer o mesmo. No domingo, ele será recebido na cidade de Btaaboura, norte do Líbano, onde nasceu seu pai, Miguel.

Uma leitura
Sobre as quedas de ministros no governo Dilma, líderes da oposição fazem a leitura de que a presidente está se livrando agora dos ministros que teve de manter por causa da composição eleitoral costurada pelo ex-presidente Lula.

O PT de Pernambuco está em campanha para impedir a nomeação do ex-vice-presidente Marco Maciel para a Comissão da Verdade, que será criada nesta sexta-feira pela presidente Dilma.

O MINISTRO 
Carlos Lupi (Trabalho) já é considerado carta fora do baralho. Ele quebrou a louça. Só não se sabe, ainda, como e quando ele vai cair do galho.

ESTILO. A conduta do governo Dilma, de fritura dos ministros acusados de irregularidades, está criando uma bancada de ressentidos na base aliada.

Nenhum comentário: