sábado, novembro 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Projeto Haddad, fase 2
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 05/11/11

Removido o obstáculo Marta Suplicy, o próximo passo de Lula em prol da candidatura de Fernando Haddad é investir num grande acordo PT-PMDB no Estado de São Paulo. No cenário imaginado pelo ex-presidente, a aliança se estenderia à capital, onde os peemedebistas preparam o lançamento de Gabriel Chalita. Quem conversou com Lula diz que a meta é fazer de Chalita o vice de Haddad. Apesar de uma certa redundância de perfis, o arranjo cumpriria o objetivo principal: agregar o tempo de TV do PMDB. Ninguém subestima a força de Lula, mas petistas com acesso constante a Michel Temer arriscam o palpite de que não será nada fácil.

Barbeador Lula relatou a amigos que o visitaram ontem em São Bernardo a intenção de tirar a barba já neste final de semana, para se antecipar aos efeitos da quimioterapia. Segundo o ex-presidente, sua primeira reação ao tratamento foi a perda do sabor de alguns alimentos.

Só pensa naquilo Brincando, Lula disse ter uma só preocupação no momento: "Quero o Timão na liderança do Brasileiro". E apelou ao prefeito Luiz Marinho, santista: "Espero que seu time não entregue o jogo", afirmou, referindo-se ao duelo da equipe da Baixada contra o Vasco, rival do Corinthians na disputa pelo topo da tabela.

Seu pedido... A manifestação pública de Geraldo Alckmin em defesa do adiamento das prévias paulistanas do PSDB para março já faz com que a direção do partido admita mudança no calendário recém-aprovado pelos pré-candidatos, que previa a consulta em janeiro.

...é uma ordem O presidente tucano, Julio Semeghini, diz que outros líderes da sigla, além de Alckmin, expressam o desejo de postergar a disputa interna como forma de ampliar as alianças. "Defendo o cronograma aprovado. Mas é preciso mobilizar a militância. Se não conseguirmos, nada impede que se discuta novo prazo".

Pântano 1 Ao demitir toda a cúpula da Polícia Civil na esteira do vazamento de informações da operação que apura irregularidades em repasses do Esporte, o ex-ministro e atual governador Agnelo Queiroz (PT) fez acender luz amarela na turbulenta cena política do Distrito Federal. Alguns sinais de instabilidade lembram a época do governo interino que se seguiu ao afastamento de José Roberto Arruda (DEM).

Pântano 2 Segundo relatos de quem acompanha o dia-a-dia da administração Agnelo, aos 11 meses de vida ela já apresenta evidentes sinais de paralisia.

Nunca antes 1 Alvo da ira da bancada do PP pelo baixo ritmo de liberação de emendas e sob pressão do Planalto para acelerar os repasses às vésperas da votação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), o ministro Mário Negromonte escancarou: desde o início da semana, o site das Cidades traz, com destaque, um informe denominado "Plantão emenda parlamentar 2011".

Nunca antes 2 O serviço pede apoio dos autores das emendas para agilizar processos e sanar eventuais dúvidas: "A assessoria do Ministério das Cidades está contatando, via e-mail e telefone, tanto os gabinetes dos parlamentares, responsáveis pela destinação das emendas, como as prefeituras que apresentaram os projetos".

Visita à Folha Nelson Barbosa, ministro interino da Fazenda, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Patrícia Mesquita, chefe de gabinete.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"O Haddad não está com essa bola toda para gastarmos nossa energia na Câmara com ele. Só queremos investigar os erros no Enem."
DO LÍDER DO PSDB, DUARTE NOGUEIRA (SP), negando que os convites para Fernando Haddad explicar os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio à Comissão de Fiscalização e Controle façam parte de uma estratégia para constranger o ministro da Educação, agora praticamente escolhido candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.

contraponto
Faça como eu digo

Na solenidade de lançamento da nova fase do programa Bolsa Talento Esportivo, anteontem, Geraldo Alckmin discorria sobre a importância do exercício físico para a manutenção da qualidade de vida: -Devemos mexer o corpo a vida inteira. Cerca de 70% do organismo humano é água, e água parada estraga. Em bebês, esse percentual chega a 80%. Ou seja, a gente vai ficando mais velho e mais enxuto.
A plateia olhou desconfiada, e o tucano emendou:
-Mais ou menos, né? Nem todos...

Nenhum comentário: