domingo, novembro 20, 2011

'Perdi o chão' - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 20/11/11

A mãe de Gianecchini diz que a morte do marido e o câncer do filho não abalaram sua fé. E revela que o ator jamais se queixa da doença

A mãe do ator Reynaldo Gianecchini, 39, conta que nunca viu o filho chorar depois de receber a notícia de que estava com câncer linfático. "Ele tem fé absoluta. Quando passa mal, deita, dorme. Mas não reclama de nada", afirma Heloisa Helena Gianecchini, 68.

Há três meses
, ela soube que Gianecchini, caçula de três filhos, estava doente. Na época, cuidava do marido, também Reynaldo, com quem era casada havia mais de 50 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas que o levou à morte no mês passado. A partir de então, ela se mudou de Birigui, no interior de São Paulo, onde morava, para a capital. E passou a se dedicar exclusivamente ao tratamento do filho.

Na semana passada,
 dona Heloisa Helena deu entrevista à coluna. "Eu não gosto, eu nunca falo. Mas estou conversando agora com você porque tem certas horas em que é preciso falar para ajudar as pessoas que passam por situações parecidas com a nossa." A seguir, os principais trechos:

TRATAMENTO


Ele está fazendo e tá indo muito bem, caminhando direitinho. Ele já fez seis sessões -quatro e, depois, mais duas. Tá passando bem. Eu faço almoço para ele, uma alimentação bem saudável para que se recupere logo. Depois da químio caem as plaquetas, cai a imunidade. Eu tenho que dar um suporte.

Agora
, o Giane está em período de preparo para fazer transplante [em que são colhidas células-tronco do própio paciente, que as recebe depois por meio de uma transfusão de sangue para que regenerem a medula].

PRIMEIRO IMPACTO


Eu perdi o chão.
 Primeiro, o marido. E depois o filho? Eu chorava: "Meu Deus do céu, dois de uma vez?" Ficava chorando, triste, perguntando: "O que está acontecendo?" Mas você aos poucos vai retomando o equilíbrio.



A gente, que tem fé,
 supera. Rezando, acreditando em Deus. Eu tenho certeza que o Giane vai se curar. Eu tenho. Eu rezo. Promessa eu não faço, não. Acho que o importante é ter fé. E rezar nós podemos em qualquer lugar.

Eu não questiono Deus, nunca. Eu aceito o que Deus manda para mim. Eu só peço forças para enfrentar.

REAÇÃO DE GIANE

Em nenhum momento ele perdeu o chão. Não chorou, nunca. Ele tem fé absoluta. "Agora, mãe, é que tá na hora de mostrar a fé que nós temos. Não podemos titubear. Vamos ser firmes. Eu vou me curar. Vai passar." Ele sempre repete isso. E vai mesmo.

Quando passa mal, ele deita, dorme. Mas não reclama de nada. Pode ver que ele está sempre sorrindo, né? Ele não está sempre sorrindo? Em casa é assim também. O pai dele também era muito otimista, graças a Deus.

Ele lê bastante, assiste a filmes, todo tipo de filme. Recebe os amigos mais íntimos.

O MARIDO


A doença dele [Reynaldo, pai do ator e marido de Heloisa, vítima de um câncer no pâncreas] foi muito agressiva. Ele morreu em oito meses. Mas eu acredito na vida eterna. Ele só mudou de plano. Isso me dá força para viver.

Meu marido
 foi um pai maravilhoso. Amava os filhos. Quando Giane ficou doente, ele, também doente, falava: "Não cuida de mim, não. Vamos cuidar do Giane. Ele precisa mais do que eu".

Ele fazia tratamento em Ribeirão Preto. E eu ficava um pouco lá e um pouco cá [em São Paulo], para cuidar dos dois. Nos intervalos [do tratamento], quando melhorava, ele vinha para São Paulo e ficava comigo também. Eu agora moro aqui com o Giane. Sou fácil, me adapto em qualquer lugar.

OPERAÇÃO ESPÍRITA


Ele não fez. Quem fez foi o meu marido. O Giane é muito religioso, reza bastante, e muitos rezam por ele. É uma corrente muito grande, de todas as religiões.

O pessoal tem um carinho especial com ele. A gente fica extremamente emocionada. Mandam flores, mensagens, livros, terços, recomendações, cartas, e-mails, pela TV Globo, pelo hospital Sírio- Libanês, por vários lugares.

FAMÍLIA


Tem que ser otimista, estar sempre dando força, acreditando e falando coisas boas para a pessoa [que está em tratamento]. Não podemos falar sobre doença, morte.

Não se fala nisso! Para quê falar? Tem tantos assuntos maravilhosos para a gente conversar. Eu e Giane falamos sempre de coisas boas, do dia a dia, de coisas que ainda vamos viver juntos.

Ajudamos acreditando, sendo otimistas, achando coragem, fé e ânimo. Quando a pessoa está alegre, feliz, contente, melhora a parte mental. Mente sã e corpo são.

Quando ele se curar
 eu vou continuar a minha vida, fazendo as coisas que eu gosto de fazer. Passeando, convivendo com os meus filhos que eu gosto tanto. Quero viajar com o Giane. Quero muito. Para onde, não importa.

SER MÃE


Deus me deu filhos maravilhosos. Graças a Deus eu sou mãe. Era a coisa que eu mais queria na vida. Casei novinha, com 18 anos. Mas só fui mãe com 25. Porque não vinha mesmo. Mas eu queria muito, sempre.

FILHO ATOR


Eu acho que cada um tem que ter o seu caminho. A gente cria filho é para o mundo. Quando ele disse que queria ser ator, eu falei: "Desde que você faça uma faculdade antes, tudo bem. Depois eu vou te dar força e coragem". E ele se formou em direito. Mas queria ser ator, desde pequeno. Sempre quis.

Eu não perco nada dele. Peça, novela, tudo o que é dele eu assisto. A primeira peça ["Cacilda!", de 1999] foi dirigida pelo José Celso Martinez Corrêa [do Teatro Oficina]. Eu gosto muito dele, é um ótimo diretor. Fiquei na expectativa, torcendo para que desse tudo certo.

Aí já veio a primeira novela, "Laços de Família" (2000). Eu fico nervosa, eu choro. Ele [Gianecchini] fala: "Mãe, isso é novela". Mas mãe é mãe. A gente vê e chora.

O AMOR


Pelo amor de Deus, de jeito nenhum [teve ciúme da ex-nora Marília Gabriela ou de outros relacionamentos do filho]. No meu coração cabe todo mundo. São amores diferentes, mas cabe. Não tive ciúme dela nem de ninguém. Fico feliz de saber que ele é amado e querido. O importante é você amar e ser feliz. Não é esse o objetivo da vida?

HELOISA DISSE

"Em nenhum momento o Giane perdeu o chão. Não chorou, nunca. Ele tem fé absoluta"

"Quando passa mal, ele deita, dorme. Mas não reclama de nada"

"Ele não está sempre sorrindo? Em casa é assim também"

"Eu não questiono Deus, nunca. Eu aceito o que Deus manda. Só peço forças para enfrentar"

"Primeiro, o marido. E depois o filho? Chorava: 'Meu Deus do céu, dois de uma vez?"

"Ele [pai do ator] falava: 'Não cuida de mim, não. Vamos cuidar do Giane.

Ele precisa mais do que eu"

"O importante é você amar e ser feliz.

Não é esse o objetivo da vida?"

"Falamos sempre de coisas boas que ainda vamos viver juntos"

"Eu tenho certeza que o Giane vai se curar."

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: