quinta-feira, novembro 10, 2011

MÔNICA BERGAMO - QUE DAMA?


QUE DAMA?
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 10/11/11

Fernanda Montenegro, 82, é a capa da próxima revista "TPM". A atriz comenta o fato de ser chamada de "grande dama do teatro". "Acho uma merda. É como se me tirassem de uma pessoa e me transformassem em uma personagem."

DE MÃO EM MÃO
A Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) sugeriu à CPI do Ecad no Senado que os direitos autorais pela execução de músicas em shows passem a ser cobrados diretamente dos artistas. Atualmente os donos dos espaços é que são responsáveis pelo recolhimento, pagando 7,5% da bilheteria ou um valor calculado de acordo com a área do local. Pela proposta, cantores e grupos passariam a dar 5% de seus cachês para pagar o Ecad.

PLANILHA
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presidente da CPI, acha "pouco provável" que a ideia vingue. "O promotor é que tem lucro com o evento. A mudança acabaria penalizando o artista", afirma. O presidente da Abrape, Lucio Santos Oliveira, discorda: "O artista vai cobrar esse custo do promotor, incluindo-o no valor do cachê". Para ele, a padronização da alíquota facilitará o controle dos repasses para os compositores.

ORAÇÃO
A ex-senadora Marina Silva diz que pretende visitar Lula "em algum momento". O ex-presidente faz tratamento contra um câncer na laringe. "Mas estou orando por ele, como sempre."

BEIJINHO DOCE
Um lote de 200 CDs da cantora holandesa Candy Dulfer, que se apresentou no Rio ontem e em SP, na segunda, ficou retido pela Anvisa no aeroporto de Viracopos, em Campinas. A produtora Dellarte importou o material da Bélgica. E desconfia que os discos tenham sido selecionados para inspeção por causa do nome de Candy, que, em inglês, significa doce. A Anvisa afirma que o material não continha a descrição correta, por isso não foi liberado.

PIPOCA
O documentário "A Mostra", sobre Leon Cakoff e o festival de cinema, terá sessão gratuita, hoje, às 22h15, no Unibanco Arteplex.

PROSPECÇÃO
O presidente do Banco Mundial, John Whitehead, vai hoje ao Palácio dos Bandeirantes conversar sobre o potencial de investimentos externos em SP com o vice-governador, Guilherme Afif.

INABALÁVEIS
A expectativa da maioria (61%) das empresas para 2012 é que o PIB do Brasil cresça de 3% a 5%, mesmo diante do fantasma da crise mundial. O dado foi colhido em pesquisa da "Exame" com 335 empresas. Do total, 72% seguirão normalmente com o cronograma de investimentos em 2012 -só 1% suspendeu seus planos.

AMIGO DO STING
O baterista do Police, Stewart Copeland, que toca no sábado no PercPan, em SP, quer ir ao festival SWU no domingo, em Paulínia, assistir aos shows de Duran Duran e Peter Gabriel. E doará suas baquetas para um leilão em prol da Escola do Povo, de Paraisópolis.

BOM PAPO
O advogado Ives Gandra Martins conversou sobre direito com Marcela Temer, mulher do vice-presidente, Michel Temer, em jantar na semana passada. "Eu e o Temer lembramos do tempo em que dávamos palestras sobre direito constitucional. E ela mostrou muita atração pelo tema, que nutre desde os tempos da faculdade." Marcela se formou na Faculdade Autônoma de Direito de SP.

FECHAM-SE AS CORTINAS
Pelé lançou, anteontem, o livro "Primeiro Tempo", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Sua filha Flávia, o jogador Elano, o ex-ministro Paulo Paiva e Kalil Abdalla, da Santa Casa, circularam pelo evento, interrompido uma hora antes do programado. O ex-jogador deixou o local quando cerca de 50 pessoas aguardavam na fila por um autógrafo. A maioria devolveu o livro e pediu o dinheiro de volta.

CURTO-CIRCUITO
O MIS abre hoje, para convidados, a mostra "O Espaço que Guardamos em Nós", da Galeria da Rua.

O livro "Como o Eleitor Escolhe o seu Prefeito" será lançado hoje, às 18h30, na Livraria Martins Fontes.

Marcelo Airoldi e Priscila Prade abrem hoje a mostra "Da Capivara ao Professor", no Espaço Cultural Porto Seguro.

O livro "Empresa Familiar" será lançado hoje, na Cultura do Market Place.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA (interina) e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: