segunda-feira, novembro 07, 2011

MÔNICA BERGAMO - POR TI, AMÉRICA


POR TI, AMÉRICA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 07/11/11

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil. Segundo levantamento de Embratur com a Polícia Federal, a entrada de peruanos aumentou 32,34% em relação ao ano passado e a de chilenos, 18,24%. A de argentinos, líderes no número de visitantes, subiu 24,45%.

VELHO MUNDO
Em crise, a Europa registrou taxas bem mais modestas. O número de italianos subiu apenas 0,12% e o de portugueses, 3,82%. A surpresa é a entrada de espanhóis: alta de 15,24%.

SANGUE LATINO
"A consolidação da democracia na América Latina, com crescimento econômico e distribuição de renda, explica esse resultado", diz Flávio Dino, presidente da Embratur. No primeiro semestre, o turismo na região aumentou 15%, três vezes mais do que a média mundial no período.

NOVALGINA
O estresse de João Gilberto diante do encalhe dos ingressos de seus shows em SP, Brasília e outras capitais teria "potencializado" a gripe do cantor, de acordo com pessoas próximas de sua família. Mais de mil entradas encalharam, só em São Paulo, o que teria deixado João "tristíssimo".

DOIS MAIS DOIS
Com a bilheteria fraca e sem dinheiro de patrocinador nem incentivo da Lei Rouanet para bancar o cachê de João e os custos da turnê -aluguel de teatros, cenário, transporte e hospedagem-, a produção se desorganizou. Faltariam recursos até para pagar um jatinho particular para que o cantor, aos 80 anos, se deslocasse com mais conforto de uma cidade a outra.

VOZ AMIGA
Os interlocutores lembram também que, apesar da idade, João ainda precisa trabalhar para sobreviver. Generoso, ele gosta de presentear e de ajudar amigos e familiares que eventualmente contam com seu auxílio.

ROLAMENTO
Volta à pauta do Cade nos próximos dias julgamento da SKF, empresa de rolamentos sueca que enviou às suas revendedoras brasileiras uma tabela de preços que a empresa diz ser apenas "sugestiva". Mas que excluía o representante que não a adotasse. O presidente do Cade, Fernando Furlan, pediu vistas do processo e vai devolvê-lo ao plenário neste mês.
A tendência é pela condenação da SKF.

ROLAMENTO 2
A SKF afirma que a "investigação antitruste está em curso há anos no Brasil e não esperamos uma decisão final dentro de um futuro previsível. Estamos certos de que a decisão final comprovará que a SKF não cometeu nenhuma violação da lei".

Eduardo Knapp/Folhapress

LINHA FINA A artista plástica Pinky Wainer juntou trabalhos de Claudio Tozzi, Newton Mesquita, Saul Steinberg e Louise Bourgeois para reinaugurar em grande estilo, hoje, a Galeria e Loja do Bispo, a um quarteirão da antiga casinha que a abrigava, na rua Melo Alves; e, neste mês, ela passou a representar no Brasil o fotógrafo americano Lyle Owerko, autor da foto do atentado de 11 de setembro que estampou a capa da 'Time'

PAPO CABEÇA
Fernando Henrique Cardoso fez palestra no Fronteiras do Pensamento, na Sala São Paulo. O empresário André Maialy, o jornalista Roberto D'Ávila e o curador Marcelo Araújo assistiram à fala do ex-presidente.

DE GAIATO NO NAVIO
O ator Marcelo Novaes foi à inauguração do pub The Sailor, em Pinheiros. Convidados como Natália Vila, Gastão Tucci, Ângela Oliveira e Raquel Polita, entre outros, circularam pela balada.

OPINIÃO PÚBLICA
O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, publicou em seu blog reportagem do programa "Pé na Rua" com a opinião de pernambucanos sobre o SUS, depois dos ataques que Lula sofreu por se tratar em hospital privado. A copeira Joseline Maria diz que "o atendimento, eu acho péssimo". Tereza Jesus, aposentada, afirma que "essa saúde pública daqui tá uma porcaria cada vez mais".

OPINIÃO PÚBLICA 2
Já o aposentado Enoque da Silva diz que os hospitais públicos brasileiros são "os melhores do mundo".
Diabético há 30 anos, ele nunca compra remédio: recebe todos do SUS. Batuca Amorim, de classe média, mas desempregado, diz que, acostumado com atendimento privado, tinha medo do público: "É muito melhor do que eu acreditava".

HONRA AO MÉRITO
Vik Muniz, Jair Rodrigues, José Renato, Lélia Abramo e Hector Babenco receberão a Ordem do Mérito Cultural, nesta quarta, no Recife.

CURTO-CIRCUITO

Orlando Pedroso lança "Árvres", hoje, às 19h30, no bar Genial.

Ariadne Cantú lança hoje "Retalhos de Verdades", às 19h, na Livraria Cultura do shopping Villa-Lobos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: