quarta-feira, novembro 09, 2011

MÔNICA BERGAMO - FACÃO SUPERIOR


FACÃO SUPERIOR
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 09/11/11

O MEC deve anunciar nos próximos dias o descredenciamento de dezenas de faculdades, que ficarão proibidas de receber novos alunos. São aquelas que, pela terceira vez seguida, tiraram nota menor do que três no Enade (numa escala que vai até 5), o exame que avalia os alunos dos cursos de graduação.

TRÊS VEZES DEZ
A exclusão de faculdades do sistema por causa de notas baixas no Enade não é inédita. Mas, desta vez, a "pancada" deve ser "bem maior", de acordo com técnico da pasta que acompanha as avaliações.

O número de escolas excluídas pode chegar a 30.

QUEM DÁ MAIS
A galeria Millan não representa mais as obras do artista Amilcar de Castro, morto em 2002.

Seus herdeiros, responsáveis pelo espólio, decidiram buscar outro representante. O acervo, valioso, deverá ser objeto de disputa de galerias concorrentes.

QUE COMAM BRIOCHES
Os funcionários das embaixadas e consulados da França no Brasil farão greve hoje. Vão aderir a um movimento mundial dos funcionários da diplomacia francesa, que reivindicam reajustes de acordo com a inflação e o custo de vida dos países. Até mesmo os empregados da casa do embaixador deverão cruzar os braços.

LEMBRETE
Restaurantes como o do hotel Hyatt, que tinha alimentos estragados em seu estoque, são obrigados a permitir acesso dos clientes a suas cozinhas. Mas a lei não pegou. A constatação é de sua autora, a ex-vereadora Zulaiê Cobra (PSD-SP). "Vou a muitos lugares e em 80% não colocam placa com a regra em local visível", diz. Nem mesmo o restaurante da Câmara Municipal, onde a lei foi aprovada, em 1994. "Já reclamei com eles", diz Zulaiê.

BANQUINHO NO AVIÃO
Mesmo com as dificuldades na bilheteria, a produção de João Gilberto assegura que, durante sua turnê, remarcada para dezembro, ele será transportado pelo país em avião particular. "No contrato está claro que o músico terá um jatinho à disposição, para seu conforto, e isso nunca foi discutido. Não houve nenhum problema em relação a isso", informa a assessoria dos shows.

OLHOS ABERTOS
O oftalmologista Claudio Lottenberg, presidente do hospital Albert Einstein, realizou em Angola, segundo a instituição, o primeiro transplante de córnea do país. O paciente, de 15 anos, adquiriu uma infecção por causa do uso inadequado de lentes de contato. Embora as condições não sejam as ideais, o médico afirma que, capacitados, os angolanos passarão a fazer esse tipo de cirurgia de forma recorrente.

DEMOCRÁTICO
Frei Betto, Maria da Penha e dom Pedro Casaldáliga estão entre os indicados ao Prêmio CUT - Democracia e Liberdade Sempre. A votação é aberta ao público no site www.cut.org.br até o dia 20. Os vencedores serão anunciados em dezembro.

UÍSQUE A GO GO
Christiane Torloni comemorou a noite de autógrafos de seu livro "Do Lobo à Lôba", anteontem, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, com um brinde com uísque. E, em vez de falar "saúde", a atriz, o diretor José Possi Neto, o ator Leonardo Franco e a curadora Denise Mattar começaram a uivar. Uma homenagem ao animal que dá nome ao livro e às peças "Lobo de Ray-Ban" e "Loba de Ray-Ban", que Torloni estrelou.

PINCEL E PALETA
A abertura da 43ª Exposição de Arte da Faap, anteontem, contou com a presença das artistas convidadas Amanda Mei e Flávia Junqueira. O croata Goran Skofic, o colecionador José Antônio Marton e o professor Lázaro Eli estiveram lá.

GENÉTICA DO DESIGN
Os irmãos Humberto e Fernando Campana inauguraram a exposição "Anticorpos", no Centro Cultural Banco do Brasil, em SP. O arquiteto Gianfranco Vannucchi e a escritora Paula Parisot, entre outras personalidades, passaram pela mostra, que faz uma retrospectiva da obra da dupla de designers.

CURTO-CIRCUITO
A estilista Diane von Furstenberg apresenta a coleção Resort da DVF, às 16h30, no Iguatemi.

A cantora Thais Gulin faz show no Studio SP amanhã, às 23h. Classificação etária: 18 anos.

O ministro Gilmar Mendes lança hoje, às 19h, o livro "Estado de Direito e Jurisdição Constitucional", na Biblioteca do STF.

A entrega do Troféu Raça Negra será no dia 13, na Sala São Paulo.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: