sábado, novembro 19, 2011

Mau passo - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 19/11/11

Ao sugerir, durante entrevista à Folha, que Dilma Rousseff teria sido de algum modo forçada por Lula a abraçar a candidatura de Fernando Haddad a prefeito, Marta Suplicy queimou boa parte do crédito que havia acumulado com a presidente e seu antecessor por ter desistido de enfrentar o ministro da Educação, enterrando assim as prévias petistas em São Paulo.

No partido, a aposta mais ou menos geral é que Cidades, o ministério realmente desejado pela senadora, ficará fora de seu alcance. E que mesmo Cultura, alternativa mais modesta, não será fácil de agarrar na reforma prevista para o início de 2012.

Como assim? Acusado por Marta, na mesma entrevista, de ter lhe faltado na hora definitiva, o pequeno grupo de petistas que apoiava a candidatura da ex-prefeita se sentiu de tal modo injustiçado que chegou a ensaiar uma reação pública. A turma do deixa-disso entrou em campo para evitar novos estragos.

Engolindo sapos Apesar do mal-estar, todos sabem que, passada a fase de desopilação do fígado, Marta terá de ser convencida a arregaçar as mangas por Haddad. Seu engajamento na campanha, em especial na periferia, é considerado essencial.

Embaixada No momento, apenas dois petistas têm condições de se aproximar de Marta e empreender o esforço diplomático para integrá-la à campanha: o presidente do partido, Rui Falcão, e o ex-ministro Antonio Palocci.

Bioma Os tucanos Ricardo Tripoli e Walter Feldmann irão hoje ao evento em que Marina Silva lançará a seção paulista do movimento da "Nova Política", embrião do novo partido da ex-senadora. PT, PV, PPS, PSB e PSOL também estarão representados.

Blitz Comandante da PM paulista durante os ataques do PCC, em 2006, o coronel da reserva Eclair Teixeira Borges será candidato do PSDB à Prefeitura de Bauru.

Sujeito oculto Embora não tenha participado da tensa discussão que antecedeu a cerimônia de sanção da Comissão da Verdade, o ex-guerrilheiro José Genoino foi o principal operador da ideia de impedir que familiares de torturados discursassem no evento de ontem.

Faísca Genoino, assessor da Defesa, e Maria do Rosário (Direitos Humanos) não têm falado a mesma língua.

Outro lado Na contramão do relato de petistas, Frei Betto nega estar pleiteando uma das sete vagas da Comissão da Verdade.

Nos trilhos 1 Geraldo Alckmin bancou a manutenção do contrato da linha 5 do metrô, contestado judicialmente, na perspectiva de contemplar seu plano de obras, que prioriza o transporte público até 2015. O cancelamento da licitação comprometeria o cronograma de entrega do percurso, que absorverá até 800 mil passageiros por dia.

Nos trilhos 2 Na transição de governo, a tendência era a abertura de nova licitação, após denúncia de conluio entre empreiteiras. Sob Alberto Goldman, as ordens de serviço haviam sido suspensas. O ex-governador defende Sérgio Avelleda, afastado ontem por liminar da direção do Metrô: "É inusitado afastar dirigente que cumpre função delegada", diz.

Visita à Folha Guilherme Leal, copresidente do Conselho de Administração da Natura, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Alessandro Carlucci, diretor-presidente, e Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Ciro chutou na arquibancada. Presidência não é doutorado, nem eleição para a ABL. Aécio presidiu a Câmara e foi o melhor governador de Minas das últimas décadas."

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG) em resposta a Ciro Gomes (PSB-CE), que, em entrevista à Folha, apontou como fragilidade de Aécio Neves, numa eventual campanha ao Planalto, o fato de o tucano "ler pouco".

Contraponto
Sessão coruja

Pouco depois da fundação do PSDB, em 1988, o então deputado Geraldo Alckmin organizou caravana para divulgar o partido no Vale do Paraíba. A última escala seria em Cruzeiro, onde a comitiva chegou às 23h, sob chuva e frio. Ao notar que havia apenas três pessoas na Câmara, e uma dormia, Franco Montoro não se abalou:

-Vou discursar com a mesma empolgação!

Encerrada a fala, um tucano disse a Montoro:

-O discurso foi ótimo, mas insuficiente para acordar o rapaz que cochilava. O senhor devia ter falado mais alto!

Nenhum comentário: