sexta-feira, novembro 25, 2011

Juras de fidelidade - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 25/11/11

Com a proximidade da reforma ministerial, partidos aliados de Dilma Rousseff deflagraram competição paralela na tentativa de demonstrar obediência ao Planalto. A prorrogação da DRU na Câmara, nesta semana, foi um termômetro da disputa: apesar das ameaças e cobranças que precederam a segunda discussão, líderes tentavam assegurar ao governo maior número de votos e presença máxima das bancadas em plenário.

De olho na nova configuração da Esplanada, PR e PV, que não integram oficialmente a base de Dilma, e até siglas ameaçadas de perder espaço, como PP e PDT, fizeram a diferença em favor do governo.

Biodegradável A votação do Código Florestal abalou a relação de amizade de Jorge Viana (PT-AC), relator do texto aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, e Marina Silva. Depois das críticas da ex-senadora, Viana retrucou: "Muitos ocuparam cargos no governo e não trouxeram uma única árvore de volta".

Outro lado O Planalto nega que tenha sido de bronca o tom da conversa entre Dilma e o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, a respeito das suas declarações sobre o PAC.

Babel O debate sobre o projeto que regulamenta terceirizações rachou as centrais sindicais. Apesar da perspectiva de acordo na comissão que trata do tema na Câmara, CUT, Nova Central, CTB e CGTB protestaram contra o relatório de Roberto Santiago (PSD-SP). Força Sindical e UGT defendem o texto.

Trunfo Em carta, o presidente do TST, João Oreste Dalazen, expressou apoio ao substitutivo de Vicentinho (PT-SP), que aumenta as exigências para empregadores.

Fila Peemedebistas criticaram o espaço concedido a Paulo Skaf no programa de TV que foi ao ar ontem. "Ele acabou de chegar e já quer sentar na janelinha?", questionou um colega de partido.

Foi mal Petistas consideraram precipitada a conversa de Fernando Haddad com o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, para tratar da aliança eleitoral para 2012. Depois da reunião, anteontem, o dirigente comunista veio a público reafirmar a tese da candidatura própria, o que, para haddadistas, só aumentou o cacife da sigla para futuro acordo.

Linha cruzada O impasse na votação do projeto do Centro de Convenções de Pirituba frustrou Gilberto Kassab, que monitorava anteontem, por telefone, a discussão do texto na Câmara paulistana. Em viagem à França, o prefeito pretendia anunciar a aprovação da medida aos interessados na candidatura de SP para a Expo 2020.

Passando... Em correspondência endereçada a deputados, o desembargador Antonio Carlos Malheiros reclama dos R$ 10 reservados pelo governo paulista para a Coordenadoria de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça no Orçamento de 2012.

...o chapéu "É uma ofensa", diz Malheiros, que pede R$ 64 milhões para contratação de profissionais e projetos como o de assistência aos menores da "Cracolândia". A Secretaria de Planejamento diz que o valor é referencial e pode ser suplementado.

Visita à Folha Benjamin Steinbruch, diretor-presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), presidente do Conselho de Administração da empresa e primeiro vice-presidente da Fiesp, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Carolina Steinbruch.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"É um retrocesso criminoso, que só interessa ao lobby dos fabricantes. Além disso, vai na contramão de tudo que se defende em termos de saúde pública no mundo."

DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre a aprovação no Senado, com aval da base governista, de artigo que permite a publicidade de cigarros em eventos esportivos e culturais no país.

contraponto
Proibido para menores

Durante a entrega do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, Antoninho Trevisan, da ONG Ação Fome Zero, surpreendeu-se ao saber que Gilberto Carvalho conhecia o baru, castanha usada em refeições de alunos. Alguém comentou que se trata de alimento afrodisíaco, e Trevisan brincou com o ministro:

-Agora entendo porque o senhor sabe tudo do baru!

Carvalho então ensinou à plateia receita caseira de licor de baru, e a ministra Tereza Campello completou:

-Só não pode servir para a gurizada!

Nenhum comentário: