sexta-feira, novembro 11, 2011

JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL - Quem é elitista?


Quem é elitista? 
JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL
FOLHA DE SP - 11/11/11

A população paga para que os estudantes da USP se tornem profissionais competentes, e não para que façam greve ou depredem patrimônio público
O episódio na USP está circundado de aspirações injustificáveis.
Os mesmos alunos que se dizem preocupados com a igualdade pleiteiam, apenas para si, o direito de fumar maconha sem que sejam importunados.
Não cabe, nesta oportunidade, discutir o mérito de o porte de maconha para uso próprio ser crime; cumpre, entretanto, refletir sobre a pretensão de receber tratamento privilegiado relativamente àquele dispensado ao jovem que se encontra fora dos muros da universidade.
Não condiz com quem se apresenta defensor da igualdade exigir regalias. Ademais, a universidade, sobretudo a pública, é local destinado ao estudo e à pesquisa, não ao uso de drogas, lícitas ou ilícitas.
Feita assembleia, que votou pela não invasão da reitoria, a decisão foi desrespeitada, sendo que, após várias prorrogações de prazo para saída pacífica, a polícia interveio para desocupar o prédio público.
Durante a infundada invasão, os jovens -alguns nem tanto- ostentaram roupas de grife e automóveis novos. Nesse interregno, seus pais não compareceram para levá-los para casa. Quando da condução à delegacia, alguns pais surgiram para apoiar a atitude dos filhos, alardeando tratar-se de presos políticos.
Aí, novamente, a pretensão de privilégios. Será político o pleito de criar um território livre? Será político o pleito de ter liberdades não conferidas aos demais pagadores de impostos, inclusive os jovens que sofrem descontos em seus salários para que o estudo dos invasores seja custeado pelo Estado?
Ao ser questionado sobre a reintegração, o ministro da Educação afirmou que a USP não é a cracolândia. Seriam as pessoas que frequentam a região da cracolândia cidadãs de segunda classe?
A maior parte dos atuais governantes lutou contra a ditadura e, ao que parece, ao terem vencido, deixaram supostos revolucionários órfãos. Frases legitimamente pronunciadas durante a conquista da liberdade findam sendo utilizadas por quem ainda procura uma causa.
A manifestação do pensamento é direito constitucional, tanto que o Supremo Tribunal Federal liberou a Marcha da Maconha. Todos estão legitimados a postular a revisão da lei; entretanto, não é democrático o encastelamento.
A população paga para que os estudantes da Universidade de São Paulo estudem e se tornem profissionais competentes, melhorando as condições do país.
O povo não paga para que tenham benefícios pessoais, nem para que depredem o patrimônio público ou façam greve. Aliás, os alunos haveriam de exigir aula, não paralisar a universidade.
Igualdade, na visão liberal, implica tratar todos de forma equânime. Sob a perspectiva social, enseja tratar com maior tolerância os menos favorecidos.
Sob esse viés, que deveria ser o adotado pelos que se apresentam como não elitistas, os alunos da USP haveriam de ser tratados com maior rigor, sendo-lhes exigidas maiores notas, maior frequência e menor tempo para término dos cursos.
O Brasil precisa, definitivamente, abandonar o dogma "para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei". É papel do educador ensinar essa lição.

JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL, advogada, é professora livre-docente de direito penal na Universidade de São Paulo. Foi presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo

20 comentários:

Juliana disse...

Esta mulher foi no programa do Pedro Bial dizer que a pena para quem maltrata e abandona animais é muito severa. Vergonha de ter uma professora dessas no Brasil.

Paula Angélica disse...

Quero que essa desgraça se dane. Ela acha que tem razão em dizer que é absurda a punição para quem maltrata animais conforme novo código penal. Por mim o tempo de prisão seria ainda maior. Desejo que essa desgraçada reencarne e venha como uma cachorra , quero ver o que ela vai pensar das leis.

Stela Up° disse...

Percebam que ela sempre se envolve em questões polêmicas e que estão na língua do povo. E ela faz isso, não porque está preocupada em ajudar, mas porque é golpista, e vem trabalhando para a imprensa golpista. Provas? Basta prestar atenção no que ela vem trabalhando de uns anos pra cá. Já li cartas dela tentando influenciar voto, e está sempre indo do contra a qualquer progresso do PT. Não que eu seja do PT ou tenha votado, porque não votei; mas esse jogo sujo pra mim não vale.
Confundir ideologia com opinião pública é um erro grotesco. Mas ela não confundiu, comparou para que nós confundíssemos.
E é tão ignorante quando se trata de valores que aquele problema que todos nós vimos acontecer lá na USP se estende pela qualidade de pessoa que ela vem mostrando ao longo desses anos.

Essa Janaína (que gosta de ser chamada de doutora) trabalha para a imprensa golpista. Se ela quer pegar fama, ok, mas fama de meliante que vem estragando cada vez mais a imagem dos advogados. Formadora de opinião não vai se tornar nunca.

Mara disse...

Eu também fiquei horrorizada com o parecer desta mulher no programa " Na Moral" . Fique ela sabendo que realmente eu dou mais valor a um bicho do que gente da sua espécie, e amo as pessoas que lutam pelos direitos dos animais que sempre sofreram total descaso! Lamentável fazer comparações como ela fez, sem nexo, sem noção!!!! Especista!!!

Janete Acordes disse...

Gente!!! O que "esta mulher" fez no programa do Bial foi mostrar quão desproporcional seria a punição entre não socorrer um ser humano e um animal! Não foi contra "os direitos dos animais" ou coisa assim. Vamos pensar, ler, estudar, formar opinião própria antes de ofender quem nem conhecemos? Eu esperava que pessoas que amam tanto animais, pelo menos não se referissem a seres humanos como "desgraça", "golpista", "ignorante". Ela forma opinião sim e tem coragem e orgulha a classe dos advogados.

Janete Acordes disse...

Gente!!! O que "esta mulher" fez no programa do Bial foi mostrar quão desproporcional seria a punição entre não socorrer um ser humano e um animal! Não foi contra "os direitos dos animais" ou coisa assim. Vamos pensar, ler, estudar, formar opinião própria antes de ofender quem nem conhecemos? Eu esperava que pessoas que amam tanto animais, pelo menos não se referissem a seres humanos como "desgraça", "golpista", "ignorante". Ela forma opinião sim e tem coragem e orgulha a classe dos advogados.

Olivita disse...

Essa senhora não existe. Seres que diferenciam seres vivos da face da terra, simplesmente não existem. Não importa se um ser vivo tem duas ou quatro patas. Todos os seres vivos sentem dor, alegria, sorriem e choram. Digo que ela não existe porque quem pensa dessa m maneira é simplesmente uma "coisa" que habita no planeta. E ela é simplesmente uma coisa. Mas por detrás dessa "coisa" intitulada Doutora deve realmente estar vindo um grande golpe. E o Bial também se enquadra como uma "coisa". Afinal um cara que chama de "meus heróis" um programa de prostituição, só poderia entrevistar essa aberração que caiu aqui na terra e se intitula doutora.

Anônimo disse...

Janaína Paschoal é umas das mulheres mais preconceituosa, elitista e nojenta que vi na vida. Não adiantar estudar, ter doutorados, etc etc etc, se no íntimo da alma é uma pessoa suja e burra. Quem foi que disse pra essa imbecil que os humanos são mais importantes que os animais??? Daria td pra estar no programa do Bial pra envergonhar essa mulher, pois seu discurso foi uma das coisas mais nojentas que vi nos últimos tempos na televisão brasileira. Tratando com ironia e sarcasmo e vida dos animais. Se eu tivesse uma professora dessa trancava a matéria, atrasava minha faculdade (ou me transferia) ou esperaria um outro professor digno e longe de ser sujo e maligno como ela. Aguarde, que a vida dá belas lições há pessoas assim.
Hugo

DANIEL disse...

Para vocês que acharam que a opinião da doutora Janaína foi ofensiva e contrária aos direitos dos animais, digo-lhes que vocês são uns completos analfabetos, se não souberam nem ao menos interpretar o que foi dito, não ouso imaginar quando fazem algum tipo de leitura. Será colocado em votação no senado, no final do mês de junho, o aumento da pena, para a Lei 9.605 do código penal. Se for sancionada, qualquer abuso de animais, resultará em uma pena de até 4 anos de prisão e pagamento de multa. PORRA!!!! Essa pena é maior do que nos casos de abandono de incapaz, onde a pena é no máximo 3 anos Art.133!!! Agora pergunto... A vida de uma pessoa incapaz tem menos valor do que de um animal doméstico? Ambos tem o menos valor? O cachorro tem mais valor? Vão tomar no Cú, quem não pensar na vida humana!

Anônimo disse...

marxistas são bitolados, fanáticos e sem argumentos. violentos e boca suja.

Maria Conceição disse...

Parabéns, professora, pela sua lucidez. Ainda bem que existe uma voz dissonante nesse mundo que se julga tão evoluído e libertário, mas que, de fato, não sabe contra o que luta e só sabe destilar egoísmo e crueldade. E ainda é tão tirano que não sabe ouvir nem respeitar um ponto de vista diferente...

Marilia Menegassi Velloso disse...

Bom que Janaina exista. Parabéns professora.

Marilia Menegassi Velloso disse...

Acho a prof. janaina extremamente inteligente. Que bom que ela tem acesso aos meios de comunicação e não tenha receio de dizer suas verdades, verdades as quais concordo.
Nada contra os animais, mas que o ser humano hoje parece estar valendo menos que os irracionais, parece-me.

Jorge Luz disse...

Acho um completo equívoco a existência dessa professora.
Inteligente? Me poupem! kkkkk
Quem disse a vocês que basta ter um cargo público de professora e um doutorado credencia a pessoa a ser chamada de "inteligente"?
As comparações levantadas pela professora denota o contrário.
Parem de ser capachos!
Essa pessoa não deveria nunca ser exemplo para ninguém. Comparar leis de seres humanos com a legislação pertinente ao maus tratos com os animais foi a pior coisa que escutei na vida!

Anônimo disse...

Parece que a professora Janaina continua a mesma!

Klad disse...

Finalmente um comentário proveitoso!É impressionante como há analfabetos funcionais no Brasil, que não sabem interpretar o que lêem e ouvem e saem disparando abobrinhas e ódio infundados.

Klad disse...

Fala " imprensa golpista" e diz que não vota no PT...AHAM!!

mazarine111 disse...

Bom, não é que ela goste do título. Ela legitimamente o conquistou, por força do doutorado.

Anônimo disse...

Diante da tragédia que estamos vivendo com um partido insano no poder, ver uma pessoa jovem e corajosa mostrar competentemente que " o rei está nú ", realmente nos traz de volta a esperança.
Obrigada, Dra Janaína, por ser a nossa voz.
Deus lhe abençoe.

Unknown disse...

Está pessoa anda em descompasso com padrões médios de moralidade e ética....e uma falácia grotesca