sábado, novembro 05, 2011

ILIMAR FRANCO - Cotados


Cotados
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 05/11/11

A presidente Dilma analisa os seguintes nomes para compor a Comissão da Verdade: Cláudio Lembo, ex-vice-governador de São Paulo, ou Marco Maciel, ex-vice-presidente da República, ambos do DEM; Cezar Britto, ex-presidente da OAB; Flávia Piovesan, professora doutora da PUC/SP; Paulo Sérgio Pinheiro e Nilmário Miranda, secretários de Direitos Humanos nos governos FH e Lula.

Correndo contra o tempo
Depois de encostar o governo contra a parede, os líderes aliados vão conversar com a presidente Dilma, segunda-feira, dispostos a votar a prorrogação da DRU na mesma semana. Os empenhos e a liberação das emendas parlamentares evoluíram desde a semana passada. Na quinta-feira, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) reuniu secretários-executivos de 11 ministérios e mandou acelerar o empenho das emendas individuais. "Coloquem mais gente nessa tarefa e, se for o caso, façam à mão", orientou Ideli. Até agora 30% das emendas foram empenhadas. O governo quer chegar ao fim do mês ao patamar de 70%.

"O Congresso é quase uma Disney World. Acho fascinante trabalhar lá” — Aloysio Nunes Ferreira, senador
(PSDB-SP), em entrevista para o primeiro número da revista Congresso em Foco

DOMINADO. O governo Dilma fez as contas e já não teme que a prorrogação da DRU não seja aprovada. Além da bancada do PT, o PSD e o PSB já garantiram que votam a favor. Na terça-feira, o PMDB reúne sua bancada para dar seu aval. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), justifica a posição do partido: "A DRU existe desde Itamar Franco, e com ela governaram Fernando Henrique e Lula. Não é justo que na nossa gestão, com o Michel na vice, o partido não dê esse instrumento ao governo."

Prazo
O Congresso tem prazo para concluir a votação do Código Florestal: 11 de dezembro. Nessa data expira o decreto que suspende as multas de quem não regularizou a reserva legal. O governo não quer renovar o decreto uma terceira vez.

Choradeira
Está circulando abaixo-assinado de deputados de primeiro mandato pedindo equiparação na liberação de emendas parlamentares. Reclamam que os deputados antigos liberam em média o dobro, mas que o voto de todos vale o mesmo.

Dilma faz concessão ao sindicalismo
Além da DRU e do Orçamento, a presidente Dilma faz questão de votar antes do recesso a criação do Fundo de Previdência dos Servidores. O aumento da contribuição de 7,5% para 8,5%, como querem os sindicatos do funcionalismo, foi vetado pela Fazenda. Para agradar aos sindicalistas, a presidente está disposta a aceitar que o fundo seja gerido por gestores públicos, em vez da iniciativa privada, como no texto original.

Não deu
Da senadora Marta Suplicy (PT-SP), em agosto: "Lula tem uma força enorme no partido, mas não é maior que o processo e a conjuntura. A candidata natural sou eu. O ungido é ele (Haddad)." Foram dois meses remando contra a maré.

Business
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan, em encontro com a presidente Dilma, revelou que empresas turcas têm interesse em investir no Brasil em aeroportos, estaleiros, obras relacionadas à Copa do Mundo e no trem-bala.

O VICE Michel Temer vai a Vitória (ES), na próxima sexta-feira, para o lançamento da candidatura do ex-governador Paulo Hartung à prefeitura da cidade.

PERFIL. O ministro Aldo Rebelo (Esporte) está procurando uma mulher, com atuação numa agência internacional, como o Banco Mundial, para assumir a secretaria-executiva da pasta.

O MINISTRO Moreira Franco (SAE) acertou, na França, que os conselhos de Desenvolvimento Econômico do Brasil e da Europa vão promover um fórum acadêmico para debater a crise mundial.

Nenhum comentário: