sexta-feira, novembro 11, 2011

ILIMAR FRANCO - Com chapéu alheio


Com chapéu alheio
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 11/11/11

Para intensificar o turismo interno, no contexto de enfrentar a crise internacional, o ministro Gastão Vieira (Turismo) prepara um pacote de desoneração tributária para o setor. Uma das medidas prevê a desoneração do ICMS do querosene de aviação. Essa não é a primeira vez que o governo federal sugere medidas na qual a renúncia fiscal será feita pelos governos estaduais.

Na TV: Dilma diz não ao PMDB
A presidente Dilma comunicou ontem ao PMDB que não vai gravar um depoimento para o programa de TV do partido, que vai ao ar dia 24. A desculpa usada foi que, como Dilma é filiada ao PT, sua aparição contraria o inciso I, do parágrafo 1º, do artigo 45 da Lei dos Partidos, o que poderia custar ao PMDB perder um programa inteiro no ano que vem, quando haverá eleições municipais. O PMDB, no programa anterior, já havia colocado no ar um depoimento do ex-presidente Lula. Os petistas não gostaram e resolveram reagir agora, impedindo a aparição da presidente Dilma. O PMDB engoliu para não correr o risco.

"Nós, da oposição, temos dúvida de que a DRU sirva para o enfrentamento da crise econômica” — ACM Neto, deputado federal (BA) e líder do DEM

AO PÉ DO OUVIDO. 

Presente em solenidade ontem no Palácio do Planalto, o deputado tucano Otávio Leite (RJ) fez questão de procurar a presidente Dilma para tratar dos royalties do petróleo. Ele chegou e foi logo dizendo: "Só há uma pessoa no Brasil, hoje, com autoridade e credibilidade para evitar uma guerra federativa. O Rio espera muito da senhora". Dilma ouviu e respondeu: "É o que todos nós queremos, uma solução".

Gambiarra
O DEM pretende entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, se o governo, para ganhar tempo, apensar a proposta de prorrogação da DRU que sair da Câmara dos Deputados a uma já em andamento no Senado.

Rebeldes
Nas votações para a prorrogação da DRU por mais quatro anos, o deputado Sandro Alex (PPS-PR) ficou com o governo. Já os deputados Reguffe (PDT-DF), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) se uniram à oposição.

Marco Aurélio enquadra o governo
Antes de recuar da votação da DRU, por causa da informação de que o ministro Marco Aurélio Mello concederia liminar à oposição, predominava a visão no Planalto de que o prazo de cinco sessões de intervalo entre o primeiro e o segundo turnos não era matéria constitucional. Um dos consultados foi o advogado-geral da União, Luís Adams. O governo sustentava que isso já havia ocorrido em outras votações.

Um dinheiro aí
O PSD vai requerer ao TSE que o partido entre no rateio do Fundo Partidário. Hoje, o partido recebe uma parcela fixa relativa a 5% do fundo. Mas quer receber também a parte que é dividida conforme os votos dos filiados à Câmara.

Aproximação
O que mais agradou ao líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), no almoço com a presidente Dilma, foi ela ter reafirmado o acordo entre o PMDB e o PT para presidir a Câmara. Henrique é candidato a suceder a Marco Maia (PT-RS).

CHAMOU A ATENÇÃO. A presidente Dilma, em solenidade ontem no Planalto, fez questão de fazer um gesto de cortesia com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD).

A PRESIDENTE 
Dilma marcou para dia 18 um ato no Palácio do Planalto para sancionar a lei que cria a Comissão da Verdade.

O LÍDER do PTB no Senado, Gim Argello (DF), liga para corrigir informação publicada aqui: "Não faço oposição ao governador Agnelo Queiroz".

Nenhum comentário: