segunda-feira, novembro 21, 2011

Guerra suja - ANCELMO GOIS



O GLOBO - 21/11/11 


Viúvas da ditadura espalham pela internet um texto atribuído a uma jornalista, Miriam Macedo, em que ela diz ter mentido ao afirmar que foi torturada na prisão e atribui a Mário Lago a frase: “Quando sair da cadeia, diga que foi torturado. Sempre.”

Graça Lago, filha do grande compositor, reage indignada com a torpeza: “Meu pai jamais disse algo sequer semelhante.”

Pede para sair
Um sábio do PDT sugere que Lupi saia do governo agora:
— Se sair já, Dilma nomeará alguém do partido. Fez isto com o PCdoB outro dia. Mas na reforma talvez o PDT perca a vaga.
É. Pode ser.

Ferro Ligas
A 3 a- Turma do STJ extinguiu a execução de R$ 250 milhões contra a antiga Companhia Paulista de Ferro Ligas, hoje da Vale. O caso diz respeito a 200 debêntures que teriam sido alugadas pelo empresário Arthur Falk, da Interunion, em liquidação.

Uma chance à paz
A chegada de Zico a Bagdá, onde treina a seleção do Iraque, foi tensa e emocionante. Seu intérprete iraquiano, que estava longe do país há dez anos, chorava ao ver as ruínas da cidade. Nas barreiras, a cada 200 metros, o iraquiano abria a janela do carro, dizia que estava com Zico, e os soldados sorriam.

Direita, volver
Veja a falta de esperança que se abateu sobre a Espanha:
Pesquisa diz que sete de cada dez eleitores do vitorioso Partido Popular não confiam muito no... PP.

No Carnegie Hall
Imagine a emoção. Crianças e adolescentes de baixa renda do Norte do Estado do Rio, da Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Lacovino, de Campos, vão se apresentar quarta agora no badalado Carnegie Hall, em Nova York. Que honra.

Bebê de proveta
A professora Hildete Pereira de Melo, do Fórum Feminista do Rio, diz que o último censo mostra que “as mulheres não aceitam mais a maternidade como um destino!”. É que, desde os anos 1980, a taxa de fecundidade cai à medida que a escolaridade sobe.

Segue...
Para ela, com a taxa caindo, “a tendência é que a sociedade brasileira pague para as mulheres terem filho. Ou nasceremos de proveta?”

Também...
Sérgio Besserman, ex-presidente do IBGE, completa:
— A evolução da taxa de fecundidade prova que a medida mais importante para o desenvolvimento sustentável é dar a todas as mulheres do planeta acesso ao conhecimento, liberdade sobre suas vidas, corpos e oportunidades.
Eu apoio.
Calma, gente!
O diácono da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, fez o seguinte comentário em um batismo no sábado:
— Vocês acham que o Nem foi batizado? Ele tem salvação? Pessoas como Nem, Hugo Chávez e Lula será que foram batizadas? Será que podem se salvar?
Meu Deus!

Edifício Glauco
Moradores do Edifício Assuadi, em Copacabana, aprovaram em assembleia a mudança de nome do prédio.
A ideia é homenagear um ilustre morador, o artista plástico Glauco Rodrigues, falecido em 2004. A moção foi aplaudida de pé.

Músicos vetados
A eleição para o Sindicato dos Músicos do Rio, sexta, que reelegeu Déborah Cheyne presidente, não foi tranquila.
Alguns candidatos da oposição, entre eles Ivan Lins e Wagner Tiso, foram excluídos da chapa por decisão da Justiça do Trabalho.

Biblioteca Parque
Adriana Rattes, secretária de Cultura, se reúne quarta agora com moradores da Rocinha.
Até o final de janeiro será inaugurada a Biblioteca Parque da Rocinha.

No mais
Do historiador Marco Antonio Villa:
— Nos tempos bicudos que vivemos, ministro se mantém no cargo não pelas suas realizações, mas pela ausência de denúncias.

Nenhum comentário: