terça-feira, novembro 22, 2011

Faxina na Defesa - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 22/11/11



Foi detonado ontem no Ministério da Defesa um esquema de roubo miudinho que, pelas primeiras estimativas, causou um prejuízo de R$ 4,5 milhões aos cofres públicos. O ministro Celso Amorim exonerou dois servidores, afastou outros cinco e substituiu todos os funcionários terceirizados do almoxarifado da pasta. Além de abrir processos administrativos para apurar o envolvimento de servidores civis e militares. O esquema foi descoberto por sindicância aberta no mês passado.

Quatro empresas sofrerão devassa
A sindicância na Defesa detectou que quatro empresas participavam do esquema com o objetivo de desviar material de consumo (cartuchos de impressora, copos, guardanapos, etc). Um grupo de trabalho foi criado para chegar ao número exato do rombo. O ministro Celso Amorim enviou cópias da sindicância para a Procuradoria Geral da República e para a Controladoria Geral da União (CGU). Como essas empresas fornecem material para outros ministérios, de acordo com a CGU, serão vasculhados todos os contratos da C&D Comércio e Serviços Ltda; Century Comércio e Serviços Ltda; Copatt Soluções Tecnológicas; e JEL Comércio e Serviços de Informática Ltda.

"Ter candidato próprio a presidente não significa deixar a oposição. Significa competirmos para melhorarmos nossa posição relativa (no Congresso)” — Raul Jungmann, presidente do PPS de Pernambuco

MODELO. A fórmula usada pelo PT em São Paulo, onde conseguiu impor o nome de Fernando Haddad para as eleições do ano que vem, valerá para todo o Brasil. O presidente do partido, Rui Falcão, janta amanhã com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para tentar convencê-la a não fazer prévias para a sua sucessão. O PT tem cinco pré-candidatos na capital cearense. O argumento é que as prévias dividem o partido.

Caso perdido
Em reunião do PSB, na noite de sexta-feira, o presidente do partido, governador Eduardo Campos, esquivou-se de comentar a entrevista de Ciro Gomes. Rindo, Campos disse que não tinha lido. Ciro já não é levado em conta no partido.

Crise
Petistas dissidentes da aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que vai disputar a reeleição, reclamam de ele ter entregado ao PSDB as pastas mais fortes do Orçamento: Saúde, Finanças, Transporte e Turismo.

Preservação x desenvolvimento
Parlamentares do Rio Grande do Norte e do Ceará se articulam para derrubar a reinclusão dos apicuns e das salinas como áreas de proteção permanente no Código Florestal. Além da criação de camarão, a preocupação é com as plantações de coco e com a produção de sal. "A produção de sal e camarão nas áreas de salgadio e apicuns é uma realidade consolidada no Nordeste e que pode e deve triplicar de tamanho nos próximos 12 anos", disse o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

Previdência
Negociador pelo Poder Judiciário, o ministro Marco Aurélio Mello (STF) quer três fundos de previdência para os servidores públicos, um para cada Poder. Mas o Executivo acena com um fundo só, com três planos separados.

Mais Brasil
O presidente do Líbano, Michel Suleiman, informou ao vice Michel Temer que quer empresas de construção civil do Brasil atuando lá. E o primeiro-ministro, Najib Mikati, pediu gestões para que a Embraer abra um escritório em Beirute.

OTIMISTA. Apesar de o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirmar que a comissão especial começará a votar seu parecer hoje, deputados governistas querem pedir vista do texto.

CONTRA. O PMDB vai votar contra. O deputado Marcelo Castro (PI) vai apresentar texto alternativo que prevê financiamento público e privado; voto em lista para 50% das cadeiras; e voto majoritário sem quociente eleitoral para os outros 50% das vagas.

A MINISTRA Ana de Hollanda e a colega peruana Susana Baca conversaram ontem sobre a experiência brasileira nas áreas de economia criativa, cinema, museus e nos mecanismos de incentivo fiscal.

Nenhum comentário: