domingo, novembro 27, 2011

Corrida de obstáculos - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 27/11/11
Um bem-sucedido lobby do PMDB na votação da medida provisória 540 ameaça atrapalhar as já confusas tratativas para aprovar a DRU (Desvinculação de Receitas da União) no Senado até o fim do ano. Dilma Rousseff tem até 16 de dezembro para sancionar a MP, que, entre outros contrabandos, liberou o uso de recursos do Fundo de Investimento do FGTS em empreendimentos comerciais ligados à Copa e à Olimpíada. Parte do governo pressiona a presidente a vetar o artigo.

Se ela o fizer, arranjará encrenca com os peemedebistas em hora decisiva para a DRU -o Planalto trabalha para concluir a votação em 21 de dezembro.

Digitais Há quem debite diretamente na conta de Marco Maia (PT-RS) o enxerto, na MP 540, da liberação de publicidade de cigarros em eventos esportivos e culturais. O presidente da Câmara nega. Dilma deverá vetar.

Às cegas Deputados reclamam da demora de Maia em indicar relatores para as MPs. Os textos chegam ao plenário na undécima hora. Não raro, deputados votam sem ler as versões finais.

Surpresa! Quem acompanhou de perto o processo decisório que levou a Prefeitura de São Paulo a validar o resultado de licitação para inspeção veicular realizada na gestão de Paulo Maluf (PP) atesta: a pressão sobre Gilberto Kassab (PSD) não vinha da Controlar, vencedora do questionado certame, e sim da CCR -que veio a adquirir o controle da Controlar pouco depois da assinatura do contrato com o município.

Conexões 1 Carlos Suarez, ex-sócio da construtora OAS acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público paulista no caso Controlar, tem ligação antiga e estreita com João Faustino (PSDB-RN), suplente do senador José Agripino (DEM-RN) preso na quinta-feira passada em operação que apura fraudes na inspeção veicular (entre outros serviços sob o guarda-chuva Detran) no Rio Grande do Norte.

Conexões 2 Tucanos graúdos se mobilizam intensamente nos bastidores para avaliar a situação e projetar os danos da prisão de Faustino, que foi o número dois do hoje senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) na Casa Civil durante o governo de José Serra.

Anote aí Em conversa com os pré-candidatos tucanos à Prefeitura de SP prevista para hoje no Bandeirantes, Geraldo Alckmin pretende sugerir 4 de março como data das prévias do PSDB.

Noivas Embora continue a declarar que não será candidato, José Serra já coleciona pretendentes a vice. Depois do secretário estadual Rodrigo Garcia (DEM), o mais novo interessado é o deputado Paulinho da Força (PDT).

Linha azul Bruno Covas divulga em seu site resultado de enquete com usuários do metrô na qual estaria à frente de seus rivais nas prévias.

Dois tempos Petistas se empenharão até março para atrair PR, PSB, PDT e PC do B à coalizão de Fernando Haddad. Se fracassada a operação, recorrerão a Lula para sensibilizar o PMDB.

Deixa comigo Ex-secretária de Serra, Rita Passos (PSD) apresentou emenda ao Orçamento-2012 propondo R$ 68 milhões à Coordenadoria de Infância e Juventude do TJ-SP, hoje com rubrica de míseros R$ 10.

Sacolinha Com a suspensão geral e irrestrita dos pagamentos do governo a ONGs, o Dieese, que presta serviço ao Ministério do Trabalho, recorrerá a um rateio entre centrais sindicais para pagar o 13º dos funcionários.

Tiroteio

"Acostumado a exaltar Cuba, José Dirceu se sentiria realizado se algum jornal importante do Brasil fechasse os olhos à bandalheira que carimba os governos do PT."

DO EX-DEPUTADO E PRESIDENTE DO DEM-BA, JOSÉ CARLOS ALELUIA, sobre o ex-ministro da Casa Civil ter lamentado, em seminário petista sobre a regulação da mídia, a suposta inexistência de um jornal favorável ao governo.

Contra-ponto

Velhos hábitos


Na montagem do PSD, Gilberto Kassab buscou seguidamente os conselhos de Jorge Bornhausen, que foi do PDS, partido de sustentação da ditadura militar, depois do PFL e mais tarde o principal articulador da troca de nome para DEM. Na hora de definir como se chamaria a nova legenda, o prefeito perguntou ao ex-senador o que achava de traduzir PSD como "Partido Socialista Democrático".

Bem-humorado, Bornhausen vetou a ideia:

-Social-democrata ainda vá lá. Mas socialista?! A esta altura da vida, como é que eu vou virar socialista?

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Nenhum comentário: