quarta-feira, novembro 16, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Pretendemos ampliar a capacidade de indignação da população”

Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), sobre representação contra Carlos Lupi (Trabalho)

CONSTRUTORES MANOBRAM E FATURAM COM ESTÁDIOS 

Numa jogada extracampo, as empreiteiras contratadas pelos governos para erguer os estádios da Copa vão faturar alto até a conclusão das obras. A maioria vai reformar os estádios em lugar de construí-los, por simples razão. Pela lei de licitações, obras novas só podem ter gastos adicionais de 25%, e as reformadas, de até 50%. A turma do cimento reforma as sete maiores arenas, e constrói as cinco menores.

BRECHA 

O Parágrafo 1º do Artigo 65 da Lei 8.666/93 permite a manobra das empreiteiras, que já abusam dos adicionais desde que iniciaram obras.

E$TRATÉGIA 

Tudo foi estratégia de lucro: os estádios maiores, reformados, têm acima de 60 mil lugares. Os menores, novos, média de 45 mil cadeiras.

MAIS NA CONTA 

Os estádios reformados são: Maracanã, Mineirão, Mané Garrincha (DF), Arena da Baixada (PR), Beira Rio (RS), Arena do Pantanal (MS) e Castelão (CE).

SEU BOLSO 

O Itaquerão é particular. Os outros estádios novos com verba pública são: Fonte Nova (BA), Arenas Pernambuco, das Dunas (RN) e da Amazônia.

CORRUPÇÃO NO DNIT TRAVA OBRA DO PAC DO RIO 

Ficou em apuros o vice-governador do Rio, Luiz Pezão (PMDB), que coordenava desde 2007 as obras do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro. A obra do PAC, de 145 km na região metropolitana e com promessa de conclusão para mês que vem, só está um terço pronta. A situação piorou com a faxina no comando do Dnit, no Ministério dos Transportes. O governo cortou toda a verba. Máquinas e operários ficaram no acostamento.

ARQUEOLOGIA... 

As obras já foram paralisadas várias vezes por problemas ambientais e de patrimônio histórico. Mas é a primeira vez por falta de dinheiro.

SOBREVOO 

Pezão convidou o presidente do Dnit, Jorge Ernesto, para sobrevoar todo o trecho. Tenta, assim, convencer o órgão a continuar os trechos.

CALENDÁRIO 

Pelo calendário estimado do Poder, a futura ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber toma posse na corte em fevereiro de 2012.

FORRO DE GAVETA 

O professor de Direito Administrativo Túlio Silveira lembra que, além do 2.271, o decreto 6.170, também de 1997, estabelece normas para transferências de recursos federais para ONGs e OSCIPs, sob fiscalização no sistema Siconv. O governo não usa porque não quer.

FUNDO DO POÇO 

A Petrobras contratou 140 advogados para contestar o Tribunal de Contas da União num processo sob suposto superfaturamento nas obras de modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná.

BOMBA DE ÁGUA 

Os agentes do aeroporto de Fortaleza (CE) apreendem garrafinha de água mineral na revista da bagagem de mão, mas esquecem que o passageiro “suspeito” compra outra, mais cara, na sala de embarque.

QUEM TE VIU 

Carlos Lupi, presidente do PDT, em 2003, atacava ferozmente a política monetária do governo Lula. Transformado ministro, em 2008, passou a fazer odes ao governo. E chegou ao delírio com “Dilma, eu te amo”.

OLHO GRANDE 

Campos (RJ) já foi alvo de mais de uma ação da Polícia Federal, que prendeu secretários e afastou o prefeito por mau uso de verbas. Poucas das 5 mil cidades do País têm em seu orçamento total R$ 1 bilhão por ano, o que Campos ganha apenas de royalties e investe mal.

SOLIDÁRIOS 

Os senadores abriram o olho após a doença de Lula: além do Hospital Sírio-Libanês, contam também com o Instituto Brasiliense de Oncologia, que sem licitação receberá R$2,7 milhões em cinco anos.

OLHO NO FUTURO 

O BNDES e a Sociedade Pró-Inovação Tecnológica (Protec) debatem no Rio amanhã, com economistas e empresários, as políticas públicas mais adequadas para estimular investimentos no setor ainda incipiente.

MAGOOU 

O deputado Aníbal Mendonça (PMDB-CE) fez chororô na Câmara depois de ser esnobado no salão verde pelo líder Henrique Alves (RN). “Tenho notícia boa para você e não quer ouvir.” Henrique voltou na hora.

PENSANDO BEM... 

...Só falta o traficante “Nem” também dizer à PF que “não sabia”. 



PODER SEM PUDOR

LEI DA SELVA 

O deputado e ex-senador Ernandes Amorim (PTB-RR) ignorara o tradicional sorteio e invadira o gabinete 318, de localização privilegiada, com vista para a Praça dos Três Poderes, que era do ex-deputado Nilton Capixaba (RR) – simulando um acordo nada republicano para ocupá-lo.

O gabinete havia sido sorteado para Antônio Cruz (PP-MS). Ficou tudo por isso mesmo: convocada, a segurança não topou retirar Amorim à força.

Nenhum comentário: