sexta-feira, novembro 11, 2011

ANCELMO GOIS - A Fifa e o PCdoB


A Fifa e o PCdoB
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 11/11/11

Em que pese a hostilidade de Romário e outros deputados, Jerome Valker, secretário-geral da Fifa, voltou de Brasília satisfeito. Aldo Rebelo, novo ministro do Esporte, foi enfático ao afirmar que o governo trabalha no sentido de superar eventuais problemas e garantir uma grande Copa no Brasil.

Aliás...
Rebelo, na conversa com Valker, fez graça:
— Eu gosto da Fifa porque a entidade, a exemplo do PCdoB, tem um secretário-geral.

Fala sério, Fifa...
A versão em português do site da Fifa para a Copa de 14 traz, numa lista de indicações de hotéis, uma “pousada de Angra dos Reis com localização privilegiada entre a Av. Paulista e o Ibirapuera, a duas horas do Galeão e do Maracanã”.
Veja em http://bit.ly/vl5hg2.

Dilma não foi
Pela primeira vez desde que foi instituída, a entrega da Ordem do Mérito Cultural, quarta, em Recife, não teve a presença do presidente da República. No caso, da presidente. A ausência de Dilma significa que... não sei.

Cartão do totó
Veja só. Um parceiro da coluna recebeu uma ligação da operadora American Express com a oferta de um cartão adicional sem cobrança de anuidade. Respondeu que não carecia, pois mora só com seu cachorro. A moça perguntou, então, o nome do totó. “Fred”, disse. O cartão adicional veio, acredite, com o nome... “Frederico Santos”.

Tiago na Globo
Que tal um neto de Sílvio Santos, dono do SBT, numa novela da TV Globo?
Glória Perez sonda Tiago Abravanel, neto de SS que arrasa como Tim Maia num musical no Rio e fará turnê pelo Brasil em 2012, para sua próxima trama.

Fator crise do euro
O flamenguista Carlos Geraldo Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial da FGV, diz que existem fundamentos macroeconômicos que ajudam a explicar a permanência de Neymar no futebol brasileiro até 2014:

— A crise implodiu a bolha imobiliária em países como Espanha e também a bolha dos clubes, superendividados.

Para ele...
Bancos europeus, às voltas com perdas, não têm condições de financiar a compra de estrelas do futebol mundial.

Do outro lado...
Langoni aponta a vitalidade da economia brasileira, que viabiliza um boom no marketing esportivo, e o câmbio valorizado por aqui.

Cultura inútil
Hoje é dia 11 do 11 do 11.

Cena carioca
Ontem de manhã, o monitor que transmite notícias a bordo de um ônibus da linha 512 (Urca-Leblon) exibiu uma foto da prisão de Nem, o traficante. Um senhorzinho começou a aplaudir, e todos festejaram. Há testemunhas.

ESTA PALMEIRA na Rua do Russel, perto do número 580, está com um buraco no tronco. Veja na foto do leitor Eneas Eduardo Mata. Eneas também reparou que, perto, há uma cratera no chão, de onde teria sido retirada outra árvore (acima). Inconformado, buscou socorro. Quarta, o diretor de Arborização da Fundação Parques e Jardins, Flávio Telles, foi ao local e não chegou a uma conclusão. A lesão na palmeira, diz, pode ter sido causada por vândalos, mas talvez seja reação da própria árvore. Ou obra de pequenos roedores, micos ou pássaros — ou ainda a soma de um pouco de tudo isso. Telles prometeu cuidar da pobrezinha e repor a que foi arrancada. Vamos torcer, vamos cobrar

Memória do negro
Eduardo Paes anuncia dia 16 a criação da uma espécie de corredor cultural de celebração da memória africana, na Gamboa. Será formado pelo Centro Cultural José Bonifácio, que abriga o Centro de Documentação e Memória da Cultura Negra; pelo Instituto dos Pretos Novos, antigo cemitério de escravos; pelo Cais do Valongo e da Imperatriz (descoberto há pouco), onde os negros desembarcavam; além da Pedra do Sal, onde moram descendentes de quilombolas.

Angola da Vila
Martinho da Vila vai participar hoje, com a sua Vila Isabel, de homenagem ao 36o-aniversário da independência de Angola, em Brasília. O país africano será enredo da azul e branco em 2012.

Tributo à Patrícia
Hoje, às 11h, haverá homenagem à memória da juíza Patrícia Acioli na Faculdade de Direito da UFRJ, no Rio, organizada pelo procurador Arthur Gueiros.

Amor aos livros
Ontem, na Biblioteca Nacional, a atriz Cássia Kiss declarou seu amor aos livros:
— Já falei para o meu marido. Quando eu morrer, não quero ser enterrada com flores. Quero ser enterrada com livros.
Não é fofa?

Nenhum comentário: