terça-feira, novembro 29, 2011

Abafa o caso - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 29/11/11



Por orientação de Dilma Rousseff, o governo decidiu não fazer a divulgação dos dados do desmatamento da Amazônia coincidir com a conferência da ONU sobre o clima, que começou ontem na África do Sul. A medida contraria a tradição dos últimos anos e está relacionada à expectativa de piora do quadro em comparação com 2010. Relatório de agosto já indicava que a tendência de queda do desmate seria revertida este ano.

A semana também é decisiva para o Código Florestal, que deve ir ao plenário do Senado depois de a base governista ter acolhido as novas exigências da bancada ruralista na Comissão de Meio Ambiente.

Personagem Lideranças ruralistas no Congresso tentam emplacar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na relatoria do projeto do código quando o texto voltar para a análise dos deputados. Afinado com os produtores, Alves entrou em choque com o Planalto na primeira votação da proposta na Câmara.

Cota verde Mesmo com o veto de Dilma à convocação de concursados, o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de cem analistas que trabalharão no cadastramento ambiental rural com o objetivo de legalizar propriedades em todo o país. O pedido de urgência veio da ministra Izabella Teixeira.

Todos por um Apesar do novo constrangimento envolvendo Carlos Lupi, o governo seguirá tentando não mexer no Ministério do Trabalho até janeiro. Em defesa do ministro, há quem diga nos bastidores que a prática de empregar "fantasmas" na Câmara não se restringiria ao PDT.

Horário nobre A autora de novelas Glória Perez foi recebida ontem pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Sua próxima obra abordará o tráfico de pessoas, o que a fez buscar subsídios técnicos no governo para fundamentar a trama.

Asfalto selvagem Está em gestação no governo um plano nacional de redução de acidentes. A ideia é reunir um pacote de iniciativas legislativas e do Executivo para conter a escalada de mortes nas estradas. O Planalto quer adotar o plano na esteira da proposta que torna a Lei Seca mais rígida, já aprovada no Senado e agora sob análise na Câmara.

Outro lado Dráusio Barreto afirma que, quando membro do Conselho Superior do Ministério Público, não atuou para trancar investigação sobre a Controlar, operadora da inspeção veicular paulistana, e sim pediu diligências -daí o caso ter ficado em suspenso. Ele descarta ligação entre essa providência e sua indicação à Secretaria de Serviços, o que atribui a uma relação de longa data com Gilberto Kassab.

Dois pesos Enquanto dirigentes pregam cautela com Kassab, de olho em 2012, o PT paulistano não dará trégua ao prefeito. Vereadores buscam apoio para CPI e planejam levar o secretário Eduardo Jorge (Verde) à Câmara.

À flor da pele Em debate, ontem, com pré-candidatos a prefeito sobre a Copa, o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, irritou-se com pergunta sobre o caso Controlar: "Isso não é campanha política. Vai virar palhaçada", disse, impedindo que José Aníbal (PSDB), Andrea Matarazzo (PSDB) e Soninha (PPS) respondessem.

O aprendiz Em fase de coleta de dados, pesquisa do PSDB paulistano testa cenários com seis nomes do partido: além dos quatro pré-candidatos oficiais, estão na consulta estimulada José Serra e o empresário e apresentador de TV João Dória Júnior, recém-filiado à sigla.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Não bastassem todas as irregularidades já reveladas pela imprensa e sob investigação na pasta, descobre-se agora que o ministro do Trabalho não trabalha."

DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA), sobre reportagem da Folha dando conta de que Carlos Lupi foi, durante seis anos, um funcionário-fantasma da Câmara dos Deputados, lotado na liderança do PDT na Casa.

contraponto
Páreo de risco

Inquieto com as recorrentes negativas de Luiz Marinho sobre a eventual candidatura ao governo paulista em 2014, um morador de São Bernardo do Campo perguntou ao prefeito durante evento público:

-E se o cavalo passar encilhado, você monta?

O petista, natural de Cosmorama, noroeste paulista, respondeu, em tom de brincadeira:

-No interior a gente aprende que montar em cavalo encilhado pode ser perigoso. Vai que a barrigueira, de propósito, não está fechada... A queda pode ser feia!

Nenhum comentário: