quinta-feira, outubro 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Melhor de três
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 27/10/11



Sabedor do modo de funcionar de Dilma Rousseff, levada a dispensar seu sexto ministro, o PC do B deve entregar ao Planalto uma relação de nomes, e não um único indicado para o lugar de Orlando Silva. Apesar disso, o partido tem preferência clara: Aldo Rebelo, peça importante na operação de bastidores dos últimos dias. O deputado, contudo, não é assimilado com facilidade pela presidente, que até hoje se ressente de sua atitude de enfrentamento na votação do Código Florestal, do qual foi relator. A lista tem ainda Luciana Santos, deputada e ex-prefeita de Olinda, e Flávio Dino, presidente da Embratur e, ontem, o favorito de Dilma.

Ela Além de ser mulher, pesa a favor de Luciana Santos o fato de ocupar a vice-presidência do PC do B, o que reforçaria o discurso oficial segundo o qual a sigla não será "castigada". Ela tem ainda a simpatia do governador Eduardo Campos (PSB-PE), de quem já foi secretária de Ciência e Tecnologia.

Ele Já Flávio Dino conta com o apoio do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Mas parte do PC do B o considera um "cristão novo".

History channel Em palestra sobre legislação ambiental ontem, Aldo proclamou: "Brasília vê os Estados como o Império Britânico via as colônias africanas".

Rédeas A fracassada tentativa de Orlando de alimentar uma "agenda positiva" ao ir à Câmara, anteontem, falar de Lei Geral da Copa, foi a senha para o partido começar a discutir abertamente sua substituição. Os comunistas do Brasil sentiram que, se insistissem na manutenção de Orlando, perderiam qualquer controle sobre o desfecho da crise e a sucessão na pasta.

Abandono Na reunião que selou a saída do ministro, Dilma reclamou da apatia dos aliados na sessão da véspera na Câmara. "Como pode o ACM Neto falar aquilo e ninguém reagir?", disse a presidente.

Uma pergunta De um envolvido na preparação da Copa, relativizando a importância da sucessão de Orlando para o evento: "A Fifa cuida do torneio; o Ministério das Cidades, da infraestrutura; a Infraero, de aeroportos; e a Casa Civil coordena tudo. Esporte cuida de quê?"

Mapa genético Em reuniões com ministros, Dilma tem pedido atenção redobrada na hora de escalar assessores. "Não basta pedir o CPF de quem vai contratar. Tem de pedir tudo. Até o DNA, se possível", recomenda ela.

Reino mineral Na opinião de colegas, Orlando deu mau passo ao se declarar "indestrutível". Lembram que, pouco antes de cair da Agricultura, Wagner Rossi se disse "firme como uma rocha".

Causa... O governo paulista apresentará pacote para tornar mais rigorosos os convênios com ONGs, em especial as que recebem recursos via Secretaria de Esportes. A pasta é controlada pelo PTB, sigla do deputado Roque Barbiere, delator do suposto esquema de venda de emendas.

...e efeito A corregedoria que investiga suspeitas de fraude lançará um banco de dados de entidades beneficiadas por indicação de deputados. Além do cadastro, será detalhada a finalidade do repasse, o tipo de obra e os equipamentos pretendidos.

Tucanocídio A perspectiva de aliança com o PSD de Gilberto Kassab assusta os vereadores do PSDB. Os oito defendem candidatura própria a prefeito. Alegam que, sem o 45 na urna majoritária, a bancada será reduzida à metade em 2012.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"A constância do ministro Haddad impressiona. Todas as edições do Enem que ele organizou apresentaram algum problema. Será presságio para 2012?"
DO DEPUTADO LUIZ FERNANDO MACHADO (PSDB-SP), sobre mais um vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio, organizado pela pasta do pré-candidato do PT à prefeitura paulistana.

contraponto
Do além

A estreia da ópera "O Guarani", no Theatro São Pedro, levou uma repórter de rádio a pedir à Secretaria da Cultura de SP uma entrevista com Carlos Gomes (1836-1896).
A assessora de imprensa tentou saída diplomática:
-Você não gostaria de entrevistar o secretário?
Mas a jornalista, embora disposta a ouvir também Andrea Matarazzo, queria mesmo falar com o compositor.
Temendo as consequências de esclarecer o motivo de seu espanto, a assessora encerrou a conversa:
-Vou encaminhar seu pedido e dou retorno, está bem?

Nenhum comentário: