domingo, outubro 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Poço sem fundo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 23/10/11

Na ofensiva para conseguir o apoio de políticos a fim de obter novos contratos e minimizar seus graves problemas de caixa, o PanAmericano priorizou o lobby nos fundos de pensão de estatais.
E-mails recolhidos pela Polícia Federal no inquérito que apura o socorro ao banco revelam que, em 2009, os executivos mapearam os políticos que "estariam no comando" dos principais fundos e se dividiram para contatá-los. Na correspondência, diretores do PanAmericano apontam José Sarney (PMDB-AP) como "quem está por trás na verdade" dos maiores fundos de pensão nas áreas elétrica e de telecomunicações.

Sempre ele O então presidente do banco, Rafael Palladino, mandou um subalterno "dar parabéns" a Sarney por ter voltado ao comando do Senado e, em seguida, "pedir abertura" para o PanAmericano nos fundos.

E eles também Entre os petistas identificados nas mensagens dos executivos como influentes nos fundos de pensão estão o titular da Fazenda, Guido Mantega, e os ex-ministros Antonio Palocci e Luiz Gushiken.

Farelo No final de 2010, menos de um ano depois de a CEF ter adquirido 49% do controle do PanAmericano, veio a público um rombo de R$ 2,5 bilhões -mais tarde recalculado para R$ 4,3 bilhões- nas contas do banco.

A vida é curta Ao agradecer a um amigo que o escalou para uma palestra de remuneração polpuda, Lula justificou seu interesse em manter a agenda cheia: "Eu sou biodegradável". Novelão Nos corredores do Planalto, Dilma é chamada de "Pereirão", apelido da personagem centrada no trabalho interpretada por Lília Cabral em "Fina Estampa".

Climão Além do atrito entre Orlando Silva e Agnelo Queiroz, a relação entre o PC do B e o PT vai mal em praças como Ceará, Rio Grande do Sul, Acre e Maranhão.

Às claras Em reunião reservada com Sérgio Cabral, Dilma considerou "irreal" a afirmação do próprio governador de que o texto sobre os royalties aprovado no Senado preveja que a produção diária de barris de petróleo chegue a 6 milhões em 2015. Depois, em entrevista, o peemedebista disse que a presidente estava "estarrecida" e que havia "levado um susto" ao saber das estimativas.

Bioma Com a iminente ida de Ricardo Izar para o PSD, Gilberto Kassab dizimará a bancada do PV-SP, atraindo quatro dos cinco deputados da sigla. O remanescente é José Luiz Penna, presidente nacional verde e aliado de primeira linha do prefeito paulistano.

Para depois Avançadas as tratativas entre PSD e PSDB para a eleição paulistana, tucanos tentam convencer o secretário José Aníbal (Energia) a apoiar o adiamento das prévias do partido para 2012. É nele que os simpatizantes da aliança entre Kassab e Geraldo Alckmin apostam como vice em eventual chapa liderada por Guilherme Afif.

Muita calma O núcleo mais próximo do governador, contudo, ainda trata o acordo com reserva. Alckmin tem repetido que dispõe de cacife capaz de emplacar um nome tucano de sua estrita confiança no páreo. Cita com frequência o tempo de TV que espera agregar em seu bloco, com PP, DEM e PSB.

Litigioso O PSDB escolheu a deputada estadual Maria Lúcia Amary para enfrentar seu ex-marido Renato Amary, ex-tucano e hoje no PMDB, na corrida pela Prefeitura de Sorocaba em 2012.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Pelos números apresentados, o ouro negro dos royalties que o senador Vital do Rêgo promete distribuir vai amarelar: ao fim das contas, ele terá de distribuir areia."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre o cálculo, superestimado na opinião de alguns, apresentado pelo relator do projeto dos royalties acerca das estimativas de produção de petróleo a partir de 2015.

contraponto

É preciso comparar


Em reunião fechada realizada na terça-feira em Pretória, Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia, se queixava a representantes do governo brasileiro do assédio da imprensa em seu país.
-Na Índia temos pelo menos 40 emissoras de TV e mais de 160 jornais de circulação nacional. E, vejam só, todos falam mal de mim!
Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) olhou para Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e comentou:
-Não podemos mais reclamar dos repórteres...

Nenhum comentário: