sábado, outubro 22, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


O dia seguinte
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 22/10/11

Com o Ministério do Esporte na berlinda, o Planalto tenta dar aparência de normalidade aos projetos da Copa. Na segunda-feira, a Casa Civil lança edital da ampliação do aeroporto de João Pessoa, o primeiro no modelo do Regime Diferenciado de Contratações. Ainda no decorrer da semana sairão mais duas licitações via RDC -a mais robusta refere-se ao sistema de transporte de bagagens do Galeão.

Buscando mostrar à Fifa que a crise política não contaminou a organização do Mundial, o governo também explorará balanço oficial que mostra canteiros operando dentro do prazo em 9 dos 12 estádios selecionados.

Vermelhos À diferença do que ocorreu quando PR e PMDB caminharam para o cadafalso ministerial, o Planalto passou a temer seriamente que o PC do B concretize a ameaça de jogar histórias e nomes no ventilador se Orlando Silva perder o cargo.

Restos a pagar Os mais próximos não se cansam de lembrar que, em 2010, Orlando tinha uma "eleição garantida" para a Câmara quando, "a pedido de Lula", resolveu ficar no ministério.

Recado Na conversa de ontem, Dilma disse ao ministro que estava lhe dando voto de confiança. No governo, houve quem entendesse assim: em caso de novo revés, a presidente dará à pasta o destino que achar melhor, a despeito da grita do PC do B.

Anteparo O advogado de Orlando Silva, Antônio Carlos de Almeida Castro, esteve na quinta com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedindo que não oficializasse o pedido de abertura de inquérito no STF antes de ouvir sua defesa. Gurgel ignorou a sugestão.

Café com leite Roteiro de destinos turísticos preparado pela Embratur para a Copa localiza no Estado de São Paulo os municípios mineiros de Extrema, Monte Verde, Camanducaia, Cambuí e Córrego do Bom Jesus.

Agora vai? Depois de oficializado o Itaquerão como sede da abertura da Copa, o comitê paulista será vitaminado. A ideia do Bandeirantes é agregar funcionários das secretarias envolvidas nos preparativos numa estrutura que será chefiada pelo assessor especial do governador, Fábio Lepique, e terá na coordenação executiva Raquel Verdenacci.

Casa nova Ainda não está definido se a equipe será instalada no organograma da Companhia Paulista de Turismo, como se estudava inicialmente. O que já se sabe é que as atividades do Mundial de 2014 serão centralizadas em prédio recém-adquirido pelo governo na rua Boa Vista, centro bancário paulistano.

Ruído O governo paulista estranhou o comentário do secretário paulistano de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu (PC do B), enumerando como "foco" da nova fase de preparação da capital para a competição as obras viárias do entorno do estádio, que nunca foram objeto de discussão direta com o assessor de Gilberto Kassab.

Hoje só amanhã Fernando Haddad avisou ao PT que, excepcionalmente neste fim de semana, não participará das caravanas na capital paulista. O ministro vai monitorar de Brasília a realização do Enem, cujo sucesso é considerado vital para sua pré-candidatura a prefeito.

Ensaio A possível aliança PSD-PSDB para a eleição paulistana terá seu primeiro teste na disputa pela presidência da Câmara de SP. Tucanos discutem apoio à reeleição de José Police Neto, da nova sigla de Kassab.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Roseana estatiza a fundação em memória de seu pai para guardar a catacumba, os cueiros e os penicos do senador, oficializando o Maranhão como capitania hereditária."

DO DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS DUTRA (PT-MA), adversário histórico do clã Sarney, sobre a iniciativa da governadora de estatizar a instituição com o acervo do ex-presidente da República.

contraponto

Para ontem


Reunidos com Cândido Vaccarezza (PT-SP), parlamentares do Rio cobravam um encontro com Dilma, na próxima semana, para tratar da questão dos royalties.

-Já aconteceu com o Lula, que nos recebeu num caso de emergência- argumentou Anthony Garotinho (PR-RJ).

O líder do governo na Câmara tentou se esquivar:

-Olha, dificilmente poderão ir todos... E, convenhamos, não é caso de emergência....

A bancada respondeu em uníssono:

-É sim!

Nenhum comentário: