sexta-feira, outubro 21, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Assim é, se lhe parece
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 21/10/11

Reunido ontem em Brasília, o núcleo político do PC do B resolveu adotar um discurso aguerrido em defesa de Orlando Silva, versão transmitida logo depois pelo presidente do partido, Renato Rabelo, a Gilberto Carvalho no Planalto. Os mais próximos do ministro do Esporte interpretaram as palavras de Dilma Rousseff na África como sinal de que o "padrão" nas demissões do primeiro escalão "pode mudar". Na contramão dessa análise otimista, outra ala teme que a crise contamine os planos eleitorais da legenda para 2012. E, à diferença da cúpula, entendeu a retórica da presidente como uma "despedida".

Se ficar... O Planalto enxerga dificuldades em série na eventual substituição de Orlando: se deixar o cargo com o PC do B, o governo corre o risco de manter a pasta na berlinda, já que as suspeições recaem sobre programas controlados pelo partido.

Se correr... Caso entregue o Esporte a outra sigla, o governo teme os efeitos da "criminalização" do aliado histórico, fiel apoiador de Lula na crise do mensalão.

Melô No toque do celular de João Dias, algoz de Orlando Silva, ouve-se hit da sensação sertaneja Luan Santana: "Eu tô apaixonado, eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer...".

Deixa comigo Indicado pelo PC do B para a gestão de Gilberto Kassab, o secretário paulistano de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu, disse, após a escolha do Itaquerão para abrir o Mundial, que seu foco estará nas obras do entorno do estádio, todas de responsabilidade do governo de Geraldo Alckmin.

Agenda negativa Desprestigiados na tabela da Copa, dirigentes do Rio lamentam ainda que, como sede do centro de imprensa internacional, a cidade atrairá holofotes estrangeiros, notadamente nos quesitos violência e infraestrutura, nos meses anteriores à competição.

Curtíssima A jornada parlamentar, que em geral vai de terça a quinta, nesta semana acabou na quarta. Com medo de ficarem retidos em Brasília em razão da greve dos funcionários da Infraero, deputados e senadores resolveram o problema correndo mais cedo para o aeroporto.

Está vendo? Na pressão para que Dilma vete a redistribuição dos royalties do petróleo, caso esta venha a ser aprovada definitivamente, a bancada do Rio de Janeiro lembra que o tucano Aécio Neves, potencial adversário da petista em 2014, fez o PSDB apoiar o Estado -terceiro colégio eleitoral do país- na votação de anteontem.

Nos mínimos... Em meio ao escândalo das emendas, a Assembleia quer obrigar Geraldo Alckmin a especificar no sistema de acompanhamento orçamentário, a partir de 2012, cada indicação de deputado -identificando valores previstos, liberados, empenhados, liquidados e efetivamente pagos.

...detalhes Isso facilitaria a cobrança dos "restos a pagar", hoje sem normatização, para desespero dos deputados governistas.

Visitas à Folha José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Fernando Thompson, chefe de Comunicação.

Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal. Estava com Fabiana Macedo de Holanda, gerente de Comunicação Social da Cetesb.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

Se fossem ONGs sérias (e elas existem), tudo bem, mas o que proliferou ali foi um laranjal, a ponto de se brincar que no Brasil existem pessoas físicas, jurídicas e cítricas.
DO DEPUTADO ROBERTO FREIRE (PPS-SP), sobre as entidades conveniadas com o programa Segundo Tempo, mantido pelo Ministério do Esporte e sob investigação do Ministério Público e da PF por suspeitas de fraudes.

contraponto

Esforço olímpico


Durante audiência na qual Orlando Silva dava explicações à Câmara, Chico Alencar (PSOL-RJ) ficou incomodado com as falas do ministro responsabilizando seu antecessor, Agnelo Queiroz (PT), pelas irregularidades detectadas em contratos da pasta com ONGs:
-Eu estou aqui para cumprir o papel fiscalizador do Parlamento. E quero acreditar que o Ministério do Esporte não pretende oficializar um novo tipo de competição, o "jogo de empurra"!- protestou o deputado.
Orlando sorriu, mas evitou o assunto na resposta.

Nenhum comentário: