terça-feira, outubro 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Organograma
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 18/10/11

Além de adotar estratégia de exposição máxima, na contramão de colegas de Esplanada que já estiveram na berlinda, Orlando Silva (Esporte) não se absteve de trazer aos holofotes o personagem Agnelo Queiroz (PT), governador do DF e ex-titular da pasta quando da assinatura de um dos convênios com as ONGs envolvidas nas denúncias de corrupção. Na entrevista de ontem e em conversas com integrantes do governo, o nome do ex-comunista Agnelo apareceu reiteradas vezes na narrativa do ministro. No PC do B, há quem seja mais direto. "O Orlando pode até cair. Mas aí o governador do DF tem de cair junto", afirma um expoente da sigla.

Tá quente O silêncio de Agnelo Queiroz, passados três dias da denúncia envolvendo o programa Segundo Tempo, chamou a atenção do Planalto. O governador está em viagem e só se pronunciou até aqui por meio de sua assessoria de imprensa.

DNA O entorno de Dilma acredita que as denúncias contra Orlando tenham sido ressuscitadas com ajuda de atores externos -leia-se CBF e Fifa. O pano de fundo seria a tentativa de interferência na discussão da Lei Geral da Copa, que começa a tramitar no Congresso e é objeto de polêmica.

Ironia... Orlando Silva começou a cair em desgraça com a cúpula da CBF desde que passou a se portar em relação à entidade da maneira como Dilma desejava que seus dirigentes fossem tratados. O clima azedou de vez quando Pelé foi escolhido "embaixador" da Copa.


q ...do destino No governo Lula, a relação do ministro do Esporte com os cartolas do futebol era estreita.

Talk show Renata Pereira, gerente de relacionamento com a imprensa da Fifa no Brasil, apresentará a cerimônia de anúncio das tabelas do Mundial, quinta, em Zurique. Com ela no palco, Jerome Valcke (secretário-geral) e Ricardo Teixeira (em nome do comitê local) explicarão os critérios de escolha das sedes.

Tenho dito O ministro Guido Mantega (Fazenda) telefonou para o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), reforçando a orientação de Dilma: deixou claro que o governo não cederá mais na disputa sobre os royalties.

W.O. 1 Geraldo Alckmin preferiu não ir ao evento durante o qual São Paulo será anunciada sede da abertura da Copa. O tucano sabe que a oficialização da escolha devolverá à sua mesa o desconfortável compromisso do custeio da estrutura móvel de 17 mil lugares exigida pela Fifa para que o Itaquerão inaugure a competição.

W.O. 2 O governador insiste na tentativa de buscar patrocínio privado para os assentos extras, mas não definiu o modelo de contratação e o valor do investimento.

Mochila vazia 1 A Prefeitura de SP atrasará a entrega de kits escolares a 700 mil alunos em 2012. A licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas, que considera que o material só deve ser entregue a estudantes carentes e que os 20 itens devem ser adquiridos separadamente.

Mochila vazia 2 O governo alega que, desde 2002, oferece o kit a toda rede e, ao licitar o lote fechado, facilita a logística. Caso o tribunal não libere o edital, Gilberto Kassab recorrerá a uma ata de compras estadual.

Visita à Folha Andrea Calabi, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Euripedes Oliveira, assessor.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A presença do ministro agora no Congresso Nacional é o início da operação abafa. Para que se tenha transparência, primeiro deve comparecer quem acusa."
DO LÍDER DO DEM, ACM NETO (BA), criticando a decisão de Orlando Silva, que se comprometeu a prestar esclarecimentos à Câmara antes de os congressistas interrogarem os autores das denúncias de corrupção no Ministério do Esporte.

contraponto

Também quero


Em sessão da Câmara, Benedita da Silva (PT-RJ), 69, discorria sobre seu apoio ao Estatuto da Juventude:
-Como a mais idosa deputada da Frente Parlamentar da Juventude, queria agradecer aos pares da minha idade que estão na luta pelos direitos dos jovens.
O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), interveio, lembrando a recente aprovação da meia-entrada:
-Esta aí uma objeção minha em relação ao projeto, que beneficia que tem até 29 anos. Poderia bem ser até os 46, assim eu também estaria nessa...

Nenhum comentário: