domingo, outubro 16, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Sob nova direção
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 16/10/11

O Planalto decidiu trocar o comando da Empresa Brasileira de Comunicação, responsável pela administração da TV Brasil e demais canais públicos de rádio e televisão. A jornalista Tereza Cruvinel será substituída por Nelson Breve, atual superintendente de comunicação multimídia da EBC, que conta com a simpatia do ex-ministro Franklin Martins. O governo cogitou a recondução de Cruvinel, cujo mandato expira no dia 29, mas a escolha desagradava conselheiros da emissora, que a acusavam de centralizar decisões. Durante sua passagem pela EBC, três diretores e um âncora se demitiram com críticas a ela.
Caneta 1 Com Lula fora da Presidência, o PT se sente mais liberado para costurar alianças hoje do que há quatro anos. Embora o ex-presidente seja peça central no xadrez eleitoral, grão-petistas avaliam que Dilma Rousseff é mais discreta nos acertos, o que dará à sigla mais autonomia para decisões regionais.

Caneta 2 Exemplo citado da menor ingerência na montagem das coalizões é o caso de Flávio Dino (PCdoB-MA). Se quiser ser candidato em São Luís, o PT deseja apoiá-lo. Em 2010, o comunista, hoje à frente da Embratur, foi escanteado pelos petistas atendendo ao apelo de José Sarney (PMDB-AP), que emplacou sua filha, Roseana, no governo maranhense.

Inimigo íntimo Ainda que, no Congresso, o governo não tenha dúvidas de que vai se beneficiar da criação do PSD, nas eleições municipais o partido de Gilberto Kassab enfrentará candidatos petistas em sete capitais. Já com o aliado PMDB, o PT rivalizará em 12 capitais.

Eu avisei Líder do PMDB, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) avisou o governo que consegue assegurar os votos de seus correligionários na comissão especial que analisa a DRU (Desvinculação das Receitas da União), mas que, quando o texto for ao plenário, o Planalto precisará "fazer a sua parte".

Menos A cúpula peemedebista enviou recado claro ao presidente do partido, Valdir Raupp: não gostou das declarações em que ele defendeu candidatura própria à Presidência em 2014 e pregou o enxugamento no número de ministérios.

Petit comité Quem acompanha a preparação das prévias tucanas para a prefeitura sentencia: apesar da mobilização da militância, José Serra, Geraldo Alckmin e FHC terão papel capital na definição do rumo do PSDB paulistano em 2012.

Subterrâneo Depois de a Odebrecht apresentar proposta para a obra da linha Laranja do metrô paulistano, o consórcio OAS-Invepar entregou ao Bandeirantes Manifestação de Interesse Privado no projeto da linha Rosa, que ligará Lapa e Moema.

Lotado O primeiro lote de PPPs do governo Alckmin prevê a construção de três presídios, com capacidade para 10.700 detentos.

Quero mais A Fifa quer que o texto da Lei Geral da Copa deixe mais claro que o credenciamento para a cobertura do evento será prerrogativa exclusiva da entidade. Quer também proibir portais de internet de exibir imagens dos jogos para serem acessadas fora do país.

Pior não fica Com sua alfabetização questionada na Justiça, Tiririca (PR-SP) vai pilotar a primeira audiência pública como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. O deputado convoca ONGs e empresas para o encontro de 7 de novembro na Funarte-SP.
com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"O PT é um partido esquisito. Às vezes se afasta da gente. Deve ser porque ainda estamos longe da eleição. Ano que vem, pode ter certeza, os petistas aparecem."
DO DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA, PRESIDENTE DO PDT-SP, sobre as dificuldades encontradas por seu partido na composição de aliança com o PT para as eleições paulistanas de 2012.

Contraponto

Transporte coletivo


Em passagem do livro "Ousadia que deu certo", o hoje deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP) conta que Mario Covas escalou seu secretariado, em 1983, para mutirão na zona leste paulistana. O então prefeito percebeu que uma fila de carros oficiais seguia a comitiva, instalada em um ônibus, e disparou:
-Se vocês pensam que vão dar uma voltinha no bairro e voltar cada um no seu carro para o centro, estão enganados. Todo mundo fica junto e volta junto. Se não for assim, não vai ninguém. Mandem esses carros de volta!

Nenhum comentário: