segunda-feira, outubro 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Quem dá mais?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 10/10/11

Donos de quase um terço do tempo de TV, quatro partidos integrados à base de Dilma Rousseff (PT), mas aliados a Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado e a Gilberto Kassab (PSD) na prefeitura, abriram leilão de apoio para a eleição paulistana. PR, PP, PSB e PDT, que se queixam, por razões distintas, do desdém da presidente e da opressão peemedebista no plano federal, ouvem ofertas em São Paulo interessados em maior participação nas máquinas e na perspectiva de ampliar a bancada de vereadores. O martelo começa a ser batido nas reformas dos secretariados de Alckmin e Kassab, esperadas para a virada do ano.

Assopra Ciente da importância de engordar o tempo de televisão do PT, em especial se o candidato for Fernando Haddad, e da dificuldade de atrair o PMDB, avançado na promoção de Gabriel Chalita, Lula mira o PR. Enquanto Dilma maltrata a sigla, o ex-presidente corteja Valdemar Costa Neto.

Na tela Em inserções no ar a partir desta segunda-feira em São Paulo, o PC do B-SP dedicará 80% do tempo ao vereador Netinho de Paula, que tenta marcar posição como candidato a prefeito enquanto a sigla é assediada por Lula. Nos programas nacionais aparecerão também Manuela D'Ávila (RS) e Perpétua Almeida (AC).

Paradoxo O viés de alta de Gilberto Kassab no microcosmo dos políticos não se reflete, hoje, em sua avaliação como prefeito. Quem examinou uma pesquisa recente afirma: nesse aspecto, o criador do PSD está no sal.

Fase dois Aliados do prefeito, porém, recomendam cautela nos prognósticos eleitorais. Apostam que, com a mesma disciplina empregada para viabilizar o novo partido, ele implementará na cidade um cronograma de investimentos capaz de recuperar sua popularidade e colocar seu candidato no segundo turno.

Canga Depois da normatização das prévias para prefeito, o PSDB-SP discute uma resolução contra a infidelidade em 2012. Pela regra em estudo, todo filiado que tiver cargos na estrutura municipal, estadual ou nacional do partido e fizer campanha para adversários será submetido à Comissão de Ética.

Compulsório A abertura de uma CPI para investigar o escândalo das emendas preocupa o Palácio dos Bandeirantes, pois a comissão teria prerrogativa de convocar seis secretários e ex-secretários citados por Roque Barbiere (PTB). No Conselho de Ética da Assembleia, eles podem ser apenas convidados. Faltam à oposição quatro assinaturas para criar a CPI.

Te conheço O procurador da República Gustavo Pessanha Velloso, que vai analisar se abre investigação criminal sobre os negócios de Antonio Palocci, também atuou na primeira fase da apuração do episídio do caseiro Francenildo Costa, até o caso subir para o procurador-geral da República.

Com lupa O Banco Central monitora as cifras envolvidas na venda de Neymar ao Real Madrid. É que o Santos foi multado anteriormente por omitir transações em dólares. A instituição já autuou 22 clubes, somando US$ 49 milhões em punições, segundo estudo do sindicato dos funcionários do BC.

Queima de estoque O Ministério da Justiça assina amanhã com o CNJ acordo para destruir armas em fóruns. Estima-se que há 700 mil estocadas nos prédios do Judiciário em todo o país.

tiroteio

"O presidente do BC está parecendo animador de plateia. A economia brasileira depende de fatores internos e externos imprevisíveis. Não é prudente trabalhar com bola de cristal."
DE JOSÉ AGRIPINO, PRESIDENTE DO DEM, sobre Alexandre Tombini afirmar em entrevista à Folha que a inflação cairá, mesmo com piora no cenário externo.

contraponto

Pouco a festejar


O evento realizado para marcar um ano da aprovação da Lei da Ficha Limpa teve a presença da brasiliense Leiliane Rebouças -aquela que se fantasiou de "diaba" e mandou os deputados "para o inferno", no Salão Verde da Câmara, no dia seguinte à absolvição de Jaqueline Roriz. Ela compareceu ao lado do filho, Fernando.
Encerrada a longa sequência de discursos dos congressistas, o garoto, de quatro anos, perguntou: -Mas mãe, qual desses aí é o tal do "Ficha Limpa", que faz aniversário hoje?

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Nenhum comentário: