sexta-feira, outubro 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Não é bem assim
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 07/10/11

No voto que prepara com o declarado intuito de pacificar os ânimos em relação ao Conselho Nacional de Justiça, o ministro Luiz Fux, do STF, tende a considerar que, quando corregedorias locais arquivarem investigações, o CNJ poderá reabri-las apenas "motivadamente", ou seja, comprovando falhas no processo.
Quem ouviu bem as declarações de Fux concluiu que, apesar das belas palavras sobre a importância do CNJ, vem aí uma inequívoca tesourada no poder de correição do conselho. Pessoas próximas a Eliana Calmon dizem que, diferentemente do afirmado pelo ministro, a corregedora nacional de Justiça nada sabe a respeito do que está no forno do Supremo.


Olheiro João Carlos Bona Garcia, escolhido pelo ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) para a delicada diretoria de Finanças da Conab, é um velho conhecido de Dilma Rousseff. Ex-chefe da Casa Civil do governo Antônio Britto no Rio Grande do Sul, foi também militante da luta contra a ditadura. Chegou a morar em Porto Alegre com o hoje ministro Fernando Pimentel.


Cotas Menos de um mês depois da posse do correligionário Gastão Vieira no Turismo, o PMDB voltou a reivindicar cargos na pasta. Pelo acerto alinhavado, peemedebistas da Bahia vão indicar o sucessor de Colbert Martins na Secretaria Nacional de Turismo, enquanto a ala catarinense da sigla ficará com uma diretoria da Embratur.

Em campanha O líder Henrique Alves (PMDB-RN), que vinha sob ataque especulativo de parte da bancada, está em franca movimentação para contemplar os pedidos dos insatisfeitos.

Rota da bola 1 O Ministério do Turismo frustrou as sedes da Copa ao anunciar que só oferecerá ajuda financeira para sinalização, acessibilidade e centros de atendimento aos visitantes. A pasta agora corre contra o tempo para assinar até dezembro a sua "matriz de responsabilidade", documento que define obrigações do governo federal com as cidades que abrigarão jogos da competição.

Rota da bola 2 A Embratur incluirá Estados que não acolherão partidas da Copa nos roteiros oficiais. As sedes, que investem cifras generosas no evento, cobram prioridade na divulgação em relação aos demais destinos.

Afinidades Uma semana depois de Aloysio Nunes manifestar publicamente insatisfação por ter sido excluído de inserções do PSDB, um de seus auxiliares mais próximos deixou a sigla. Ex-subprefeito de São Mateus e assessor do senador por 30 anos, Clóvis Chaves filiou-se ao PSD de Gilberto Kassab.

Calendário Depois da polêmica sobre o tamanho do colégio eleitoral de sua prévia paulistana, o PSDB vive novo embate, agora em torno da data da consulta. Ricardo Tripoli protocolou ontem pedido de antecipação para dezembro, o que também interessa a José Aníbal e Andrea Matarazzo. Bruno Covas prefere fevereiro de 2012.

Babalu A cantora Ângela Maria, 83, filiou-se ao PTB, pelo qual deve disputar vaga de vereadora em São Paulo.

Cerco Sindicalistas e estudantes lançam hoje a campanha nacional pela aplicação de 10% do PIB em Educação. Com a presença de Amanda Gurgel, professora que virou hit na internet com seu protesto contra os salários da categoria, o ato inaugural será realizado na Faculdade de Direito da USP, cujo centro acadêmico já foi presidido pelo ministro Fernando Haddad, alvo da ofensiva.

Largada Carlos Zarattini entregará hoje as assinaturas necessárias à inscrição nas prévias que definirão o candidato do PT à prefeitura.

Visita à Folha João Crestana, presidente do Secovi (sindicato paulista de empresas imobiliárias e de construção), visitou ontem a Folha. Estava com Ricardo Viveiros, assessor de imprensa.

Tiroteio

"Democracia é isso: enquanto Alckmin estimula as prévias com todos os filiados locais do PSDB, Lula faz o PT engolir seu candidato pasteurizado."
De FÁBIO LEPIQUE, assessor especial do governador, sobre os processos de escolha dos candidatos tucano e petista à prefeitura paulistana.
Em ambos os casos está previsto algum tipo de consulta interna.

Contraponto

Lei da selva


Em reunião do Conselho de Ética da Assembleia paulista na qual se discutia a denúncia de venda de emendas, Campos Machado (PTB) alertou:
-Parece a história das gazelas na África, que saem cedo sabendo que precisam correr para não serem devoradas pelos leões...
Um petista lembrou da convocação de Bruno Covas:
-Os leões aqui estão à caça é de tucanos...

Nenhum comentário: