quinta-feira, outubro 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Dá que é meu
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 06/10/11

Uma indicação para o Banco do Nordeste, comandado pelo PT, tirou do sério o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN). Os deputados peemedebistas tinham a promessa de arrematar uma diretoria.
Tentaram a de Negócios, mas ouviram que a vaga era do PT. Daí Alves sugeriu a Financeira. O PMDB do Senado já levara. O líder então propôs a Administrativa. Recebeu outro "não" do ministro Guido Mantega (Fazenda) .
Alves foi procurar o vice Michel Temer. Com a votação da DRU batendo à porta, ameaçou: "Assim não é possível. Não me peçam votos. Eu não tenho como controlar a bancada se nada for atendido".

Menos A turma do deixa disso entrou em campo. Mantega procurou o líder para explicar que há processos em curso que fariam a manutenção do atual diretor administrativo imprescindível. Alves e os peemedebistas acabaram aceitando a diretoria de Controle e Risco do banco.

Conversão Indicado pelo PP, mas há tempos cortejado pelo PMDB, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, teria oficializado a "troca de padrinho" em encontro com os senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR). Renan nega que a conversa tenha ocorrido.

Doce ilusão O Planalto prometeu acelerar o ritmo de liberação das emendas, mas parlamentares alegam que os empenhos não saem. E que, exceção feita à Saúde, nenhuma pasta tem poder para deliberar quais projetos serão contemplados. O pacote vem pronto da Secretaria de Relações Institucionais.

Em pauta 1 À caça de agenda positiva, José Sarney (PMDB-AP) tenta reanimar o pacto republicano, na UTI desde que Executivo e Judiciário passaram a se estranhar por causa do Orçamento-2012. O pacto prevê o esforço conjunto dos três Poderes para aprovar reformas como a PEC dos Recursos. Dilma Rousseff e Sarney já manifestaram apoio à proposta, apresentada pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso.

Em pauta 2 A PEC, que prevê finalizar e executar processos após a decisão em segunda instância, será tema de palestra de Peluso, dia 31, no iFHC. A iniciativa é do senador Aloysio Nunes (PSDB).

Em família Dilma tomou café ontem em Sofia com a prima Tsana, sua parente mais próxima na Bulgária, que a acompanharia hoje na visita a Gabrovo, cidade natal do pai da presidente.

Comercial Nenhum dos cinco pré-candidatos do PT à prefeitura paulistana deverá desistir antes do dia 7 de novembro, quando entram no ar as inserções de propaganda partidária na televisão. Carlos Zarattini, Eduardo Suplicy, Fernando Haddad, Jilmar Tatto e Marta Suplicy terão espaço equânime na tela durante 15 dias.

De grão em grão Aliados de Haddad esperam computar até sábado os apoios de mais duas correntes minoritárias à candidatura do ministro da Educação: Movimento PT, de Arlindo Chinaglia, e Articulação de Esquerda. Juntas, respondem por 5% do partido em SP.

Teste O PT-SP trabalha para colher na embrionária bancada do PSD de Gilberto Kassab as assinaturas que faltam para abrir a CPI das Emendas na Assembleia.

Tira-teima Acompanhados dos técnicos da FGV, auditores da CGU iniciam nova rodada de vistorias aos estádios da Copa, a segunda desde que Dilma demonstrou irritação com o atraso no cronograma das obras. As inspeções seguem até dia 13.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Estou curioso em relação ao CD do Delúbio. Será que a parte interativa explica como funcionavam os saques na boca do caixa do Banco Rural?"
DO LÍDER DA MINORIA NO SENADO, MÁRIO COUTO (PSDB-PA), sobre material multimídia distribuído pelo tesoureiro do mensalão em evento da CUT. O pacote inclui peça autografada de sua defesa no processo que corre no STF.

contraponto

Origem das espécies


O deputado José Luiz Stédile (PSB-RS) presidia sessão da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais quando um integrante informou que dois vereadores de Araraquara haviam protocolado requerimento pedindo à África o empréstimo de duas girafas. Segundo eles, seriam exibidas no zoológico do município paulista para que os moradores conhecessem esse bicho. Stédile brincou:
-Bem, como a população de Araraquara não conhece as girafas, e como os africanos não conhecem os vereadores, sugiro promover uma troca!

Nenhum comentário: