segunda-feira, outubro 24, 2011

MÔNICA BERGAMO - TURISMO INDUSTRIAL


TURISMO INDUSTRIAL
MÔNICA BERGAMO 
FOLHA DE SP - 24/10/11

O Ministério do Turismo calculou o impacto indireto do setor na economia brasileira. Realizou pesquisa com a Fipe para apurar, por exemplo, o volume de compras de eletrodomésticos e itens de cama, mesa e banho por hotéis e pousadas. Descobriu que, a cada ano, 1,7 milhão de fronhas, 1,6 milhão de lençóis e 1,5 milhão de toalhas de banho devem ser repostos nesses estabelecimentos, ajudando a movimentar a indústria têxtil do país.

CARRO ALUGADO

Entre os itens elétricos e eletrônicos, são 116 mil telefones, 108 mil chuveiros e 100 mil televisores que precisam ser comprados por ano. O turismo também é responsável pela aquisição de 160 mil carros por locadoras de automóveis, cuja frota aumentou 14% em 2010.

TURISTA DE NEGÓCIOS

O ministro Gastão Vieira apresentará os dados amanhã, em reunião na França com seus colegas dos países do G20. O colegiado vai preparar um documento sobre a importância do turismo para a economia mundial.

DIÁRIO

O ex-governador José Serra consultou amigos sobre a ideia de publicar um livro com a história de sua vida.

Ainda não é certo que ele levará a obra adiante.

MEIO A MEIO

O prefeito Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, apoia a suspensão temporária da meia-entrada para estudantes na Copa de 2014. Ele acha que o evento é tão importante que justifica a medida. A exigência é da Fifa. O governo federal resiste à ideia.

NO VAREJO

O programa Via Rápida Emprego, de cursos de capacitação, vai ganhar uma versão específica para preencher vagas no setor varejista. "Depois do governo, quem mais emprega no Brasil é o varejo", afirma o secretário do Desenvolvimento, Paulo Alexandre Barbosa.

SOB ENCOMENDA

A secretaria já fechou parceria com o Pão de Açúcar e negocia com o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que reúne algumas das principais empresas do setor. As redes informarão em quais funções elas estão carentes de mão de obra, e o governo oferecerá cursos de estoquista, operador de caixa etc., de acordo com a demanda das lojas.

SOBRE RODAS

A Defensoria Pública de São Paulo começa hoje a exibir vídeos de orientação jurídica nos monitores de 440 ônibus paulistanos.

Os quatro primeiros são sobre cuidados ao comprar imóvel, direito a indenizações em casos de apagão, combate a violência doméstica e meios de se obter um divórcio amigável.

PARA OUVIR E DANÇAR

Artistas como Marina Lima, Otto e Seu Jorge foram à festa de entrega do Prêmio VMB (Video Music Brasil), que comemorou os 21 anos da MTV. As apresentadoras Caroline Ribeiro e Sarah Oliveira também circularam pelo evento, que aconteceu nos Estúdios Quanta, na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Ó NÓS AQUI

Auditores da Receita e delegados e peritos da Polícia Federal marcaram para quarta-feira uma manifestação em frente ao Ministério do Planejamento. Querem que a ministra Miriam Belchior os receba para uma audiência sobre reestruturação de carreiras. Calculam que pelo menos 5.000 funcionários aderirão à passeata em Brasília.

QUANTO RISO

Os torcedores palmeirenses que levaram sorrisos amarelos de papelão para protestar contra os incentivos governamentais ao Itaquerão, há alguns dias, num jogo, planejam novas mobilizações. Agora, em frente à Prefeitura de SP e ao Palácio dos Bandeirantes. Antes disso, querem focar nas ações em jogos do Palmeiras -a próxima deve ser no clássico com o São Paulo.

FOREVER YOUNG

Neil Young, que será um dos palestrantes do festival SWU, chega ao Brasil em 10 de novembro. Participará da pré-estreia do documentário de Jonathan Demme sobre sua carreira, em Paulínia.

NO MEIO DO POVO

A banda Aerosmith, de Steven Tyler, pediu uma rampa de 20m para sair do palco e avançar no meio da plateia do show que fazem no domingo, 30, na Arena Anhembi, em SP. Os roqueiros querem no camarim vitamina B12, água vulcânica e iogurtes.

CÉREBROS

A Suzano Papel e Celulose recebe hoje, no interior de São Paulo, os cientistas que farão parte dos conselhos de sua nova subsidiária de biotecnologia, a Futuragene. Fazem parte do time o belga Marc Van Montagu e o americano Alan Gould, especialistas em genética, e o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, entre outros.

CURTO-CIRCUITO
Acontece hoje, às 21h30, a pré-estreia do documentário "Tancredo - A Travessia", de Silvio Tendler, no Espaço Unibanco Pompeia. Classificação etária não informada.

Alcione faz show na sexta, às 22h, no HSBC Brasil. Classificação: 16 anos.

Começa hoje a Semana Mesa SP, com almoço na Casa Electrolux.

O leilão beneficente Credipaz acontece hoje, às 20h, no Jardim Guedala.

A revista "Daslu" passa a ser editada pela Globo Condé Nast.

NÓS NAS FITAS
Henrique Miziara e Elisio Yamada abriram na semana passada a galeria Pilar, no bairro de Santa Cecília. A dupla pretende focar na produção de artistas brasileiros e latino-americanos. Até o dia 17 de dezembro, o espaço terá mostras de Célio Braga e Mauricio Adinolfi. O primeiro tem bulas de medicamentos e fitinhas do Senhor do Bonfim pintadas como matérias-primas de suas obras.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: