segunda-feira, outubro 31, 2011

MÔNICA BERGAMO - PASSAPORTE CARIMBADO


PASSAPORTE CARIMBADO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 31/10/11

O Brasil recebeu 4,2 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro deste ano. O número é 23,5% maior do que os 3,4 milhões que desembarcaram por aqui nos nove primeiros meses de 2010.

ALVICELESTE
Os argentinos continuam na liderança do ranking: 1,3 milhão deles visitaram o Brasil de janeiro a setembro, 24,45% a mais do que no mesmo período de 2010. São seguidos, muito de longe, por 326 mil norte-americanos, 173 mil uruguaios e 143 mil italianos.

VERMELHO
Dilma Rousseff administrou a crise com o PC do B em torno do Ministério do Esporte com Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência. As ministras Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, não participaram das reuniões consideradas decisivas pelo partido.

VERMELHO 2
Os comunistas fizeram duas leituras: ou as ministras estão excluídas de negociações mais complexas -ou, por se tratar de "herança" de Lula, Carvalho, homem de confiança do ex-presidente, foi chamado para ajudar a embalar o problema.

GUIA
Aguardada com expectativa, a biopsia no câncer do ex-presidente Lula não deve alterar a conduta já definida pelos médicos para o tratamento. Isso porque os exames realizados no fim de semana já revelaram o quadro completo da doença. A biopsia servirá apenas para confirmar o que já se sabe, diz um deles. E será um guia a mais para definir as dosagens da quimioterapia.

TIRIRICA & MATARAZZO
Tiririca contou ao secretário Andrea Matarazzo, da Cultura, na conversa que tiveram em SP, suas aventuras e desventuras na Câmara dos Deputados. Disse que o assédio a seu gabinete continua enorme. "A gente recebe 500 pessoas por dia. Vai gente rezar. Chega evangélico: 'Posso orar?' Poode. Chega católico, macumbeiro. Uma beleza. Outros é na falsidade. Choram: 'Cortaram meu dinheiro, tô doente'. É gente do circo, já conheço. Digo: 'Rapaz, morre logo'."

REFORMA AGRÁRIA
"Outro dia, foi lá um dono de terreno no Acre", contou ainda Tiririca. "Queria que eu passasse um rio, que fica a tantos quilômetros, dentro da propriedade dele. Eu digo: 'Rapaz, veio no lugar certo'." Os escândalos de ministros de Dilma Rousseff, para Tiririca, "não é coisa boa, não. É horrível. A gente fica só de ladinho, escutando, vendo. Mas tem muita coisa importante pra votar e fica tudo parado".

ESTRATÉGIA
O deputado também fez autocrítica em relação à campanha eleitoral, em que aparecia caracterizado de palhaço: "Nós não mostramos proposta, não falamos o que íamos fazer. Muita gente falou: 'Como vão deixar ele ir [para o Congresso]?'".

BONS AMIGOS
Toquinho tocou com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis na Sala São Paulo, com participação especial da cantora Anna Setton. O evento aconteceu em prol do Projeto Velho Amigo, presidido por Regina Moraes Waib. O marido dela, o empresário Sérgio Waib, o publicitário Maurício Magalhães e Cris Olivieri estavam entre os convidados.

GARIMPO
Facundo Guerra recebe no dia 11 amigos e convidados para apresentar o Cine Joia, casa de shows que será aberta em novembro, na Liberdade, em SP. O local funcionará no endereço de um antigo cinema japonês, com janelas em formato de diamantes e fachada com desenhos do mapa de São Paulo. "Vamos ter festas que vão do hip hop à música brasileira", diz ele. A banda Ladytron fará a apresentação de estreia, no dia 18. O empresário tem como sócios André Juliani e Lúcio Ribeiro, colunista da Folha.

TODO CUIDADO
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) divulga hoje recomendações para o controle da mortalidade do câncer. Numa delas, alerta que o prazo para início do tratamento complementar é crítico no tumor de mama. Atrasos aumentam o risco de recorrência da doença e diminuem a sobrevida. Em algumas situações de tratamento com quimio, a radioterapia pode ocorrer após 120 dias.

CHORA, VIOLINO
Depois de estudar violino por três meses e preparar mudança pra SP, Cauã Reymond não será mais protagonista do filme "Acorda Brasil", sobre a Sinfônica de Heliópolis. As filmagens foram adiadas para 2012, quando ele gravará a novela das 21h da Globo. Irandhir Santos é cotado para o papel.

CURTO-CIRCUITO
O secretário-adjunto da Segurança, Arnaldo Hossepian, o procurador Mário Sarrubbo e o promotor Roberto Porto disputaram a maratona Marine Corps, em Washignton.

Talal Husseini fará palestra na ONU no dia 10, quando lança o livro "Paz Guerreira - O Caminho das Dezesseis Pétalas" nos Estados Unidos.

A Mercearia do Conde lança hoje cardápio de petiscos harmonizado com cervejas especiais.

A Banda Súbita se apresenta e fala sobre sustentabilidade hoje, às 17h, na estação Sé do metrô.

"Objetos Extremos" , de Icléa Goldberg, abre no sábado na galeria Anna Maria Niemeyer, no Rio.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: