terça-feira, outubro 04, 2011

MÔNICA BERGAMO - FAROL BAIXO


FAROL BAIXO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 04/10/11

O índice de confiança dos empresários paulistas voltou a cair: era de 52,7 pontos em agosto e está agora em 50,7, próximo do pessimismo.

CURVA...
Na metodologia adotada pela Fiesp e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 50 pontos significam neutralidade. Quando o índice está acima disso, os industriais estão otimistas; abaixo, pessimistas.

... PERIGOSA
A queda tem sido constante desde janeiro de 2010, quando o índice de confiança chegou a 69,4. Caiu para 59 em janeiro de 2011 e para 55,7 em julho. E agora chega perto do ponto de virada. Nas grandes empresas, a queda na confiança é maior.

EM PEDAÇOS
O desânimo entre os paulistas ainda é maior do que no resto do país. O índice de confiança brasileiro se manteve em 56,4 pontos entre agosto e setembro. Mas já teve momentos melhores: em janeiro de 2010, chegou a 68,7 pontos.

NO TRIBUNAL
A Record está tentando penhorar os bens de Datena. A emissora apresentou pedido à Justiça na semana passada, argumentando que ele rompeu o contrato com a empresa ao deixar a TV para retornar à Band. Seus advogados reagiram pedindo a extinção da execução. Eles alegam que quem rompeu o contrato foi a Record -entre outros motivos, impondo uma "lei do silêncio" ao apresentador ao proibir que ele desse entrevistas.

EM NÚMEROS
A execução da TV Record contra Datena giraria em torno de R$ 30 milhões.

DILMA BÚLGARA
O livro "Rousseff", sobre a trajetória da família búlgara da presidente Dilma, será lançado no país europeu. A editora Sinova quer aproveitar a visita dela à Bulgária, nesta semana, e recrutou quatro tradutores para dar conta do trabalho. Para pegar carona na popularidade de Dilma, a capa original será substituída pela foto oficial da presidente.

ENRIQUECEM JUNTOS
O escritor Gustavo Cerbasi, especialista em finanças pessoais, assinou contrato com a editora Sextante. Dois novos livros estão programados: "Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos", em novembro, e uma obra, ainda não definida, no primeiro semestre de 2012.

ONDE ESTÁ
Fernando Morais não pretende mais se mudar para a editora Benvirá. Continuará a editar seus livros pela Companhia das Letras, que já publicou obras de sua autoria como "Chatô" e "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", seu título mais recente.

NO BRILHO
Em uma das cenas do musical "Cabaret", que estreia no dia 28, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, a atriz Claudia Raia usará um vestido feito com 20 mil cristais Swarovksi. Eles serão bordados à mão.

CALMA
Neymar foi o único que pediu oito pulseirinhas VIP do camarote do Rock in Rio, no sábado. E levou.
A promoter Alicinha Cavalcanti contou que durante os sete dias de evento "tive que tomar meio comprimido de Frontal [calmante], em jejum, no café", por conta do excesso de pedidos de convites. A cada noite do evento ela só podia chamar 25 pessoas, num espaço destinado para 4.000.

ACADÊMICOS DO ROCK
E o sábado de Rock in Rio foi chamado de "desfile do grupo de acesso do Carnaval" por alguns convidados.
É que, fora o Coldplay, as outras atrações da noite eram bem menos famosas.

MODA DE RUA
A top Camila Alves desfilou na primeira edição do Amauri Fashion Street, no Itaim Bibi. Paula Lima cantou no evento, que teve a presença da atriz Cleo Pires e da cantora Luciana Mello.

SASHA, RAINHA DO ROCK

"Gente, ela vai chegar. Sem foto agora, por favor! Senão ela nem vai entrar!", pede uma das assessoras do camarote Trident no Rock in Rio. Uma produtora do espaço sobe correndo a escada para pedir que a área seja esvaziada. "Precisamos tirar umas dez pessoas. Vou ter que escolher", diz. "Ela" é Sasha Meneghel, 13, filha de Xuxa e Luciano Szafir. São 22h45 de sexta-feira e Ivete Sangalo acaba de se apresentar no palco Mundo.

Às 23h05, uma garota de jeans, camiseta branca Abercrombie, moletom cinza e tênis rosa sobe as escadas. Apresenta-se como Carol. É amiga de Sasha. Vai até a varanda e vê o local reservado para elas ficarem. Desce pra chamar a princesa dos baixinhos.

Às 23h26, Sasha entra no espaço. Como quase todas as amigas, está de jeans, camiseta branca e moletom azul da marca americana Abercrombie, como se usassem uniforme de um colégio que tivesse esse nome. Cobre o rosto com o capuz da blusa. Um segurança vai na frente e o outro segue atrás, com as amigas. Correm para um canto logo apelidado de "Sasha's place" [lugar da Sasha].

"Mentiiiiiira que é a Sasha!!!", grita a atriz Milena Toscano.

O promoter Diógenes Bjay ultrapassa a barreira de seguranças e entrega à turma chicletes da patrocinadora do espaço. Sasha e as amiguinhas dão gritinhos de alegria. Uma produtora traz água e chocolates. Vavá, a babá/assessora, pede a Sasha que tire foto dela com artistas. E aproveita para fazer a propaganda de sua empresa: "Sou a dona do Kidoguinho [delivery de sanduíches]".

Um segurança aponta a lanterna para a cara de dois paparazzi: "Apaga! Apaga [a foto]", diz. A garota se senta no chão para não ser fotografada assim que começa o show de Lenny Kravitz.

"Gente, ela veio se divertir. Não quer foto porque não se considera celebridade. Se fosse a mãe dela, tudo bem. Ela é criança", diz um dos seguranças aos repórteres e fotógrafos.

À 00h30, Sasha quer ir embora. Troca de moletom com Carol pra tentar despistar. Olha os fotógrafos e diz, em tom de choro: "Não vai dar". As amigas sugerem que coloque uma blusa na cara. Ela desiste. Veste de novo seu agasalho, se senta e fica olhando o celular. Uma amiga pede cachorro-quente. O garçom providencia uma bandeja.

"Alô, Ivete [Sangalo]? É Vavá. Você está no camarim? Sasha quer te ver", diz a babá ao celular. Sasha pergunta ao segurança: "Com ou sem capuz?" Ele diz: "Você que sabe". Ela veste o gorro e deixa o local à 01h50.
(LÍGIA MESQUITA, ENVIADA ESPECIAL AO RIO)

DANÇA DA ILUSÃO
Constanza Gruber, diretora da turnê "Botanica", do grupo Momix, e a produtora Myriam Bak conferiram a estreia do espetáculo no Teatro Alfa.

CURTO-CIRCUITO

Josiane Motta e Motta lança amanhã, das 18h30 às 21h30, o livro "Sobrevida", na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho.

Alex Atala e o italiano Carlo Cracco preparam jantar para convidados do evento San Pellegrino Sparkles with Bvlgari, hoje, no Theatro Municipal.

Karim Aïnouz fala sobre o filme que está produzindo sobre o artista plástico Olafur Eliasson, hoje, às 11h, no Sesc Pompeia.

O barman Kascão Oliveira e Vicente Bastos darão hoje, às 20h, o curso "Deliciosos Sabores", no Anexo SB, no Itaim.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: