terça-feira, outubro 18, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Empresários debatem modo de desonerar encargo trabalhista de recém-formado
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 18/10/11

A Amcham (Câmara de Comércio Americana) terá hoje um encontro com empresários em São Paulo para reunir dados e propostas sobre carência de mão de obra, que serão levados ao governo.
A entidade apoia um projeto de lei em tramitação no Congresso para desonerar a contratação de jovens sem experiência. Pela proposta, o emprego de recém-formados teria encargos reduzidos por um período de 12 meses.
"O jovem ganha experiência. E facilita a obtenção do primeiro emprego", diz Rico.
O evento, onde estarão presentes membros do governo do Estado e de entidades como Centro Paula Souza, Senai e universidades, faz parte de projeto que coletou a impressão do empresariado em Belo Horizonte, Curitiba, Recife e outros. A próxima fase é levar a Brasília.
"A questão não atinge só grandes empresas. Chegou às pequenas e médias. Temos uma má distribuição geográfica da qualificação. O crescimento avançou para além do eixo Rio-SP", diz Gabriel Rico, presidente da Amcham.
A entidade aponta que as companhias tentam compensar a baixa qualificação.
Em 64% das empresas, mais de 5% do tempo de trabalho dos funcionários é dedicado treinamento, segundo Rico. "Em vez de as pessoas trabalharem em tempo integral em suas funções, elas têm que fazer treinamento."
Entre as propostas estão modelos alternativos à CLT e incentivos fiscais a quem investe em capacitação.

PERFUME ORGÂNICO

A marca francesa Biossentiel, de óleos essenciais orgânicos usados em aromaterapia, inicia operação no Brasil com a abertura de um ponto de venda em São Paulo e distribuição, a partir daqui, para Uruguai, Argentina, Bolívia e Colômbia.
"O produto vem a granel da França e montamos a estrutura em Porto Alegre. Do Brasil, serão usadas embalagens recicladas ou de fibra de bananeira feitas por comunidades locais", diz o químico Junior Diego Becker, 28, diretor-presidente da Biossentiel na América do Sul.
Há perspectiva de exportar as embalagens produzidas aqui. "China e Japão já estão interessados." A marca, que tem produtos como óleos, chás e sprays de ambiente, desenvolvidos pela perfumista Nelly Grosjean, é vendida no Marrocos, no Panamá, em países da Europa e outros.
O próximo passo é lançar uma linha de cosméticos, também orgânicos.

INAUGURAÇÃO BRITÂNICA

Apesar de estar aberto há três meses, o The British College of Brazil, quarto colégio britânico de São Paulo, será inaugurado oficialmente apenas nesta semana.
A escola é a única que faz parte do British Schools Group, ONG que tem outras oito unidades no mundo -na China, na Espanha, na Malásia, no Uzbequistão e na Rússia.
No Brasil, a escola tem turmas para alunos de dois a oito anos. Há, porém, a intenção de criar um ensino médio.
Hoje, dos 80 estudantes matriculados, cerca de 30% são brasileiros. "A maioria dos pais que nos procuram querem que seus filhos tenham chance de estudar em universidades estrangeiras", diz o diretor Stuart Young.
Todos os professores são britânicos e a mensalidade varia de R$ 2.400 a R$ 3.300.

Crise... Larry Summers, ex-assessor econômico de Barack Obama, abre o 6º Encontro Nacional da Indústria, no próximo dia 26, em SP, com palestra sobre a crise internacional.

...e gargalos No evento, organizado pela CNI e que reunirá cerca de 1.500 empresários, serão debatidos os gargalos à competitividade das empresas brasileiras e as mudanças na legislação tributária.

Treinamento A Thomas Brasil, empresa de origem inglesa especializada em gestão de pessoas, abriu divisão no Brasil para capacitar funcionários de seus 400 clientes.

Olhar... Cresceu o número de pedidos de companhias estrangeiras para a realização de estudos de mercado e concorrência para mapear a entrada no Brasil.

...estrangeiro A informação é da empresa de análise de mercado Lafis, que, em 2011, concentra 25% de seus projetos para essa finalidade.

Planejamento Quase metade das empresas (48%) tem políticas de sustentabilidade com metas e ações planejadas, segundo estudo do Ibope Ambiental, feito com 400 empresas. Outras 45% realizam ações pontuais.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: