quinta-feira, outubro 13, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Exportações brasileiras devem bater a média mundial neste ano, diz Mdic
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 13/10/11

As exportações brasileiras devem superar a média mundial mesmo após a revisão para cima das estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional) sobre o comércio mundial neste ano, comparado a 2010.
A estimativa do resultado é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O crescimento previsto pelo Fundo é de 19,7%, para US$ 17,9 trilhões, segundo o último relatório. Em abril, a expectativa era de alta de 18,2%.
No acumulado de 2011, as exportações brasileiras cresceram 30,4% se comparadas ao mesmo período de 2010. A previsão do Mdic é que as exportações fechem o ano com US$ 228 bilhões.
"Deve bater o total de exportações de 2010 até o final de outubro", diz a secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Prazeres. Mesmo se forem considerados apenas os produtos industrializados, a alta é de 22%, segundo o ministério. "A taxa está acima da média projetada pelo FMI, que é de 18%", segundo a secretária de Comércio Exterior.

DEFESA COMERCIAL
O ministério prepara portaria com regras para agilizar processos contra artigos importados beneficiados por dumping (importação por preços abaixo do normal no país de origem). O prazo para sugestões na consulta pública aberta pelo governo para as mudanças acabou no sábado passado. "A expectativa é que, muito em breve, até o final deste ano, saia a nova regulamentação para defesa comercial."

Vacância de escritórios de luxo em SP vai dobrar até 2013

A taxa de vacância dos escritórios de luxo na cidade de São Paulo deve dobrar até 2013, segundo estudo da Jones Lang LaSalle. Com a entrega de novos prédios nos próximos dois anos, o índice, que hoje é de 7,5%, deve chegar a 15%. "Serão muitos lançamentos. As empresas não buscarão novos espaços no mesmo ritmo das inaugurações", de acordo com André Costa, diretor da consultoria.
Nos últimos doze meses, o valor máximo de taxa de vacância para escritórios de luxo na cidade foi de 7,9%, no terceiro trimestre de 2010. O menor índice, por sua vez, foi de 6,4%, ao final do ano passado. Para a consultoria, o aumento de 100% na taxa de vacância nos próximos meses não será um fato negativo. "As companhias que precisam de espaços mais amplos conseguirão mudar de endereço com maior facilidade", afirma Costa.

Emprego de... Para este Natal, a Globex, holding da Casas Bahia e do Pontofrio, vai contratar 1.344 colaboradores temporários. Aproximadamente 400 selecionados irão trabalhar como auxiliares de loja nas filiais do Pontofrio no Estado de São Paulo.

...Natal Outros 945 serão alocados nos depósitos da Casas Bahia em Jundiaí, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. O contrato inicial é de três meses, com início em novembro. Todos têm possibilidade de serem efetivados no início de 2012, segundo a empresa.

Expoentes Pierre Moreau, sócio do Moreau & Balera Advogados e sócio da Casa do Saber, lança no dia 25 de outubro o livro "Grandes Advogados". É uma coletânea de entrevistas com nomes do direito como Eros Grau, ministro aposentado do STF, os ex-ministros da Justiça Márcio Thomaz Bastos e Miguel Reale Júnior, Antonio Meyer, sócio do Machado e Meyer, e Priscila Corrêa da Fonseca, sócia do escritório que leva seu nome.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: