domingo, outubro 30, 2011

ILIMAR FRANCO - Batendo cabeça


Batendo cabeça
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/10/11

Há ruído na operação política do governo Dilma no Congresso. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), não trabalham juntos. A desconfiança vem da sucessão na pasta. Quando Luiz Sérgio saiu, Vaccarezza articulou para assumir o ministério. Quem ganha com isso é o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), cada vez mais acionado para as missões do Planalto.

A solução: antecipação de royalties
O Ministério da Fazenda e os governadores dos estados não produtores de petróleo conversam sobre possível antecipação de receitas para que o Rio não saia tão prejudicado com a nova lei de distribuição dos royalties, aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara. Essa antecipação corresponderia às perdas do Rio com a nova lei e seria paga no futuro, quando o impacto para os cofres do estado seria menor, diante do crescimento da produção de petróleo. Essa operação não seria novidade, já tendo sido feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando o Rio era governado por Anthony Garotinho.

Tenho que saber o que tem aqui, e como isso funciona, para não dar bom dia a cavalo” — Aldo Rebelo,
novo ministro do Esporte

O SINCERO. Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) entregou ao ministro Garibaldi Alves (Previdência), na foto, emenda, apresentada à Lei Orçamentária do ano que vem concedendo reajuste de 80% da variação do PIB mais inflação para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. “Eu gostei, não sei se o governo vai gostar”, disse o ministro. A equipe econômica é contra.

Costurando
Os caciques do DEM estão sendo procurados individualmente pelo líder do partido no Senado, Demóstenes Torres (GO). Ele quer ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2014. O partido minguou com a criação do PSD.

Combinado
Os tucanos estão convencidos de que Gilberto Kassab, criador do PSD, está fechado com a eventual candidatura à Presidência da República do governador Eduardo Campos, pelo PSB. Campos abriu a festa do novo partido, na quarta-feira.

Guerra econômica nos bastidores
A Fiesp entrou com representação no TCU acusando o Ministério de Minas e Energia e a Aneel de “ato omissivo”. Reclamam que o governo Dilma não está tomando as providências legais para as licitações das novas concessões de produção de energia. O governo pretende prorrogar as concessões, quando vencerem em 2014, e prepara nova lei. Os dois lados prometem a redução da tarifa para o consumidor.

Esquenta
O governador Sérgio Cabral vai reunir a bancada do Rio, dia 7, para acertar a estratégia de negociação da redistribuição dos royalties do petróleo. A intenção é subir o tom caso a presidente Dilma não dê sinais de que vá intervir.

Rebelde
Mesmo depois de acerto com o vice-presidente Michel Temer, o ministro Gastão Vieira (Turismo) ainda não nomeou Fábio Rios para a Secretaria Nacional do Turismo. O PMDB da Bahia está subindo pelas paredes com a situação.

COMEMORANDO. O Planalto está satisfeito com a escolha de Aldo Rebelo para o Ministério do Esporte. O que dizem por lá é que sua nomeação virou a página e mudou a agenda da pasta.

A OPOSIÇÃO vai propor à comissão da Lei Geral da Copa convidar o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para debater a proposta. Alega que esse debate não foi feito com o ministro anterior.

PRAZO. Cada vez mais convencidos de que Marta Suplicy vai insistir nas prévias para a Prefeitura de São Paulo, petistas dizem que esse quadro só será definido de fato quando acabarem as plenárias, dia 5.

Nenhum comentário: