segunda-feira, outubro 31, 2011

Carta ao leitor - Além da Indignação



Além da Indignação 
Carta ao leitor
REVISTA VEJA

Entre os milhares de comentários indignados nas redes sociais suscitados pelas reportagens de VEJA sobre a corrupção, reproduzimos aqui duas mensagens de leitores que podem ser interpretadas como um diálogo entre brasileiros honestos e preocupados com o descalabro e o alcance da institucionalização da bandalheira oficial nos três níveis de governo do país. ""Tá bom. Estou indignado”, afirmou o leitor Hélcio Murad, de Santa Rita do Sapucaí, cidade do sul de Minas Gerais, para em seguida perguntar: "E daí? Vai acontecer algo?". “Levanta, Brasil! Precisamos gritar: basta de corrupção! Menos imposto e mais gestão!", respondeu Luiz Antônio Jardim, de Maceió, capital do estado de Alagoas.
Os brasileiros sabem ser parcimoniosos na administração da economia doméstica e fazem mais com menos recursos sempre que as circunstâncias assim o exigem. Isso toma ainda mais difícil entender as razões da, até aqui, bovina aceitação, da prevalência da trapaça, do parasitismo e da roubalheira nos recônditos do mundo oficial. Essa é a perplexidade do leitor Hélcio Murad. Já a receita de Luiz Antônio Jardim é esta: exigir dos governantes que sejam econômicos na cobrança dos impostos e austeros nas decisões de gasto do dinheiro público, pois isso é condição fundamental para que o Brasil possa começar a efetivamente vencer a corrupção.

Mas como?
A imprensa brasileira vem exercendo o papel que se espera dela como um dos pilares das sociedades abertas. As reportagens investigativas têm um evidente poder detergente, mas a imprensa apresenta limitações óbvias. As revistas e os jornais, por mais combativos e vigilantes que sejam, não podem – nem devem – substituir as instituições, tampouco liderar movimentos ou exercer a oposição política ao governo.
A entrada de novos agentes em cena na luta pela diminuição da bandalheira é o próximo e mais urgente passo que o Brasil precisa dar. No passado recente do país, soluções vieram do engajamento permanente nas boas causas da sociedade civil, das celebridades, da classe artística e de cidadãos notáveis. Essas pessoas precisam dar as caras nas ruas e fazer da luta contra a corrupção uma campanha cívica acima das ideologias e preferências partidárias.

Nenhum comentário: