domingo, outubro 09, 2011

ARTUR XEXÉO - Queijo de leite cru só da França. De Minas, não



Queijo de leite cru só da França. De Minas, não
ARTUR XEXÉO
O GLOBO - 09/10/11

Documentário em cartaz no Rio mostra como lei impede que versão artesanal do produto seja vendida fora de Minas

Para manter uma tradição de quase 300 anos, cerca de 30 mil famílias mineiras vivem de uma atividade ilegal: a produção e a comercialização de queijo de Minas artesanal. Foi o que descobriu o cineasta (também mineiro) Helvécio Ratton quando resolveu fazer um documentário sobre quem são as pessoas que fabricam um produto que já ganhou a chancela de patrimônio cultural do país. Ao conhecer os problemas dos pequenos produtores rurais mineiros, acabou realizando um filme sobre uma atividade ameaçada de extinção. Ratton não acredita que o filme, que estreou na semana passada em sete cidades do país, mude essa situação. Mas acha que pode provocar uma discussão atrasada em quase 60 anos.

- Filmes não mudam nada. Mas podem estimular as pessoas a tomarem uma atitude. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais marcou uma audiência pública e discutirá o assunto na terça-feira. E já está se armando uma sessão na Câmara em Brasília - admite o cineasta.

A produção do queijo artesanal foi proibida pelo decreto 30.691, assinado por Getúlio Vargas em 1952, e ainda está em vigor. De acordo com ele, "para entrar no mercado, os produtos de leite e derivados devem passar por um processo de pasteurização e receber o carimbo do Serviço de Inspeção Federal". O que diferencia o queijo artesanal é o fato de ele ser feito do leite cru, não pasteurizado. A lei não pegou. Tanto que, no Mercado Central de Belo Horizonte, são comercializadas 180 toneladas por mês de queijos artesanais. Algumas leis mineiras e portarias do Ministério da Agricultuta legitimaram a feitura do queijo a partir do leite cru. Nem por isso a produção artesanal está salva.

Um comentário:

Anônimo disse...

No dia que nós tivermos os índices de brucelose, tuberculose e clima iguais ao da frança eu apoiarei que se mantenha a produção de quijos de leite cru.