sábado, outubro 29, 2011

ANCELMO GOIS - Hospital do cérebro


Hospital do cérebro
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 29/10/11

Sérgio Côrtes, secretário de Saúde de Cabral, fechou ontem com o neurocirurgião Paulo Niemeyer uma parceria que promete pôr o Rio na vanguarda da neurocirurgia no país.

No antigo prédio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Centro do Rio, que o ministro Padilha cederá ao estado, passará a funcionar o Hospital de Neurocirurgia Avançada.

Será assim...
O novo hospital vai concentrar o tratamento de tumores cerebrais, epilepsia, doenças vasculares cerebrais e toda neurocirurgia de alta complexidade.

— Teremos cirurgia neuronavegacional por computador. Uma das salas terá ressonância magnética acoplada para, se for o caso, o paciente fazer o exame durante a operação. Será a primeira no Brasil — diz Côrtes.

Paulo Niemeyer estará à frente. Vamos torcer, vamos cobrar.

Briga de saias
Um observador brasileiro que acompanha essa privatização de 21,35% das ações da estatal lusa EDP sugere que Dilma lute para valer no campo político.

É que o principal rival da Eletrobrás na disputa é um grupo alemão que conta com o apoio ostensivo de Angela Merkel.

Aliás...
A privatização da TAP só deve sair em 2012.

Ben é do bem
Ben Harper, o cantor americano que vem ao Brasil em dezembro para uma turnê, vai aproveitar para promover uma ação em defesa do meio ambiente.
Será no Rio. Busca parceiros.

Quem viver verá
O novo CD de Toquinho, “Quem viver verá”, terá duetos com Ivete Sangalo, em “Quero você”, e Zeca Pagodinho, num arranjo novo do samba “Regra três”, parceria com Vinícius.

Sai pela Biscoito Fino ainda este ano.

Tensão nas gôndolas
O presidente de uma rede de supermercados acha que está a caminho uma alta de preços nas gôndolas que pode pressionar os índices de inflação.
Mas, diz, o setor será responsabilizado “injustamente”. Segundo ele, a “culpa” seria dos cartões de crédito.

É que...
Segundo o executivo, parte expressiva das vendas no varejo é feita por cartão e tíquetes como Visa Vale, que aumentaram suas taxas em 50% para o setor de supermercados.
É. Pode ser.

Imprensa
A 20a- Câmara Cível do Rio determinou que a revista “Contigo” indenize em R$ 10 mil uma das filhas da atriz Cláudia Abreu por ter publicado fotos da rotina da menina.
Virou parceiro
Após escolher seu samba-enredo para 2012, a Portela decidiu alterar a obra.

O presidente Nilo Figueiredo assumiu a caneta. Mudou uma palavra e o andamento.

Colibri vive
A escola Colibri, que há 36 anos cuida de jovens e crianças com síndrome de Down no Rio, reabriu as portas, depois de despejada da Fonte da Saudade.
Está agora no Humaitá Viva!

Boletim médico
Amarildo, 72 anos, o ex-jogador campeão do mundo pela seleção na Copa do Chile, em 1962, está internado no Inca, no Rio.

Socialites de Cristo
Maria Helena Guinle e Ionita Salles Pinto, que foram casadas com o playboy Jorginho Guinle (1916-2004), começaram a frequentar a Igreja Universal.
Maria Helena, em Copacabana. Ionita, em Ipanema.

118 vezes Rio
Encerraram-se quinta as inscrições para o prêmio do Instituto Pereira Passos (IPP) para teses e dissertações sobre o Rio.

São 118 inscritos. O número surpreendeu. “É um modo de ver o que nossos acadêmicos estão pensando sobre o Rio”, diz Ricardo Henriques, do IPP.

Jornal do boteco
O Bar Devassa, na Tijuca, no Rio, vai fechar. Dará lugar a uma filial do restaurante Frontera.

O Braseiro da Gávea, paraíso da boemia jovem, baixou as portas. Mas, calma, rapaziada. Foi para uma guaribada. Reabre semana que vem. Ah, bom!

Nenhum comentário: