segunda-feira, setembro 05, 2011

VINICIUS MOTA - Mesmice renovada


Mesmice renovada
VINICIUS MOTA
FOLHA DE SP - 05/09/11
SÃO PAULO - O efeito imediato do Datafolha publicado hoje deve ser o afastamento de José Serra da disputa pela prefeitura paulistana. A opção pelo seu nome, nos dois cenários analisados, não chega a 20%.
Nas especulações dos partidos, já era dada como remota a chance da presença de Serra em 2012. O próprio ex-governador dissuadia cogitações, pois acalenta concorrer de novo ao Planalto em 2014, mas o fazia no modo "sem querer querendo" dos tucanos.
A baixa pontuação de Serra na pesquisa -há menos de um ano, obteve 40% dos votos da capital no primeiro turno para presidente- e sua alta rejeição (32%) abrirão de vez a disputa no PSDB. Fala-se com seriedade até em prévia entre postulantes, um raio em céu azul na trajetória de acordos de mandachuvas no partido.
Mandachuvas e rejeição, aliás, tornam difícil uma nova tentativa de Marta Suplicy. Na dianteira dos cenários testados, pontuando ao redor de 30%, a petista é refutada por outros 30% e pelo aiatolá do PT, o líder supremo Lula da Silva -que abençoou o ministro Fernando Haddad, com pouco mais de traço no Datafolha.
Então, dizem os otimistas, teremos renovação na cédula para a prefeitura. Noves fora a chance de participação de Guilherme Afif, 67, pelo PSD kassabista, e Aloysio Nunes, 66, pelo PSDB, vai cair a média de idade e de milhagem na política.
Mas avalie, leitor, os nomes que ficam em termos de potencial, ideias, currículo e comprometimento para administrar a maior cidade da América do Sul. Alguma chance de São Paulo, nos próximos quatro ou oito anos, passar por gestões transformadoras, como as que Rudolph Giuliani e Michael Bloomberg representam para Nova York desde o início dos anos 1990?
Não corremos esse risco. Ser prefeito de São Paulo tem sido um ponto mediano no carreirismo de políticos que almejam voos mais altos. Assim permanecerá.

Nenhum comentário: