domingo, setembro 04, 2011

TUTTY VASQUES - O sorriso de Jaqueline


O sorriso de Jaqueline
TUTTY VASQUES
O ESTADÃO - 04/09/11


   Existem dois tipos de meliantes no Brasil: o que cobre o rosto depois do     flagrante e o que encara as câmeras com cinismo de celebridade quando apresentado no Jornal Nacional. Não é questão de tempo de serviço. Tem fora da lei de longa data que, já detentor de notoriedade no mundo do crime, continua se escondendo dos flashes como o diabo da cruz, resquício de constrangimento que muitas vezes só se manifesta em principiantes.

Não há na vasta crônica policial brasileira estudos sobre o momento exato em que o acusado mostra a cara sem nenhum pudor com o reconhecimento público. Pouco se sabe, portanto, sobre o instante em que uma pessoa perde inteiramente a vergonha. Isso vale para ladrão de caixa eletrônico, sonegador de imposto, batedor de carteira ou político corrupto.

O caso de Jaqueline Roriz foi uma rara oportunidade em que deu pra ver direitinho o sorriso descarado saindo do armário horas antes da absolvição da deputada em processo de cassação na Câmara. Quem, depois daquele vídeo-mufunfa, passou a observá-la cavernosa pelos cantos do Congresso percebeu de cara na última terça-feira que a filha do velho Joaquim mudou radicalmente sua maneira de encarar quem lhe veste a carapuça.

Ou seja, a loura flagrada na farra do dinheiro público do DF não está mais nem aí para olhares de reprovação! Também não quer briga com ninguém. A risada que deixou escapar no plenário - repara só na ilustração ao lado - foi pura falta de talento para a sutileza. Um súbito descontrole no sarcasmo de seu DNA acabou empastelando o efeito Mona Lisa desejado. Um pingo de mistério, no caso de Jaqueline, pode ser a última esperança de uma dose remota de decência nessa história toda.

Fogo amigo

O crime organizado deve um pedido de desculpas a Paulo Maluf. Foi decerto algum engano o assalto na madrugada de quarta-feira à casa de praia do deputado no Guarujá.

Solidariedade

Tem campanha humanitária nova circulando na web: "Eu acredito no pai biológico do Steve Jobs!" Muita gente, como se sabe, desconfia das verdadeiras intenções do velho em querer se apresentar ao inventor da Apple "antes que seja tarde".

Boato infame

Não consta da lista de apoio à criação do PSD a assinatura de Ulysses Guimarães! E não se fala mais nisso, ok?

Melhorou muito!

De Joaquim Roriz, comentando a absolvição da filha Jaqueline: "No meu tempo, pelo menos no Conselho de Ética, eles eram mais rigorosos com a gente". O ex-senador renunciou em 2007 para escapar da degola por falta de decoro. E olha que, contra ele, não havia vídeos, só conversas telefônicas gravadas sobre a partilha da dinheirama.

Outra pessoa

Celso Amorim aposentou no Ministério da Defesa uma velha máxima de seus tempos de anceler: "Em briga de jacu, inhambu não entra!" Mandou prorrogar a permanência de tropas do exército no Complexo do Alemão!

Tragédia anunciada

A Estação Espacial Internacional (ISS) vai pelo mesmo caminho dos bondinhos de Santa Teresa, no Rio. Deus salve os astronautas a bordo.

Triplo sentido

De uma vez por todas, Rolândia - a cidadezinha do norte do Paraná celebrizada essa semana na internet por causa de um flagrante policial de sexo oral em praça pública - tem esse nome em homenagem a Roland, legendário herói alemão que Carlos Magno apresentava como sobrinho em plena Idade Média. Só se falava disso nas invasões bárbaras!

Briga eterna

Gilberto Kassab não devia brincar com isso. Briga com coveiro, dizem, é para a eternidade!

Nenhum comentário: