domingo, setembro 18, 2011

TUTTY VASQUES - Gastão: espécie em extinção!


Gastão: espécie em extinção!
TUTTY VASQUES
O ESTADÃO - 18/09/11

Numa época em que só se fala em cortar gastos, um ministro chamado Gastão não deixa de ser engraçado, coisa que, no caso do sucessor de Pedro Novais, já é um grande avanço.

Seja lá quem for esse Gastão Vieira (além de deputado maranhense e amigo do Sarney, pré-requisitos básicos para comandar o Ministério do Turismo), o sujeito assume, junto com o cargo, o desafio de contrariar o verbete de dicionário que define seu nome como sinônimo de "esbanjador, quem gasta excessivamente", igualzinho seu conterrâneo antecessor.

A piada pronta da semana - "o governo trocou um Gastão por outro" - ganhou panos quentes na versão do deputado Tiririca sobre a mudança anunciada na quarta-feira: "Todo ministro é meio gastão".

Hoje em dia, como se sabe, ninguém é "gastão" impunemente. Não à toa, o nome próprio homônimo do adjetivo está em extinção no País. O último brasileiro assim batizado deve ter uns 40 anos, ou seja, veio ao mundo no finalzinho do chamado "milagre brasileiro".

Naquele mundo até então de fantasia, Walt Disney já havia criado para os quadrinhos um personagem que aqui no Brasil foi chamado de Gastão (Gladstone Gander, no original em inglês). Elegante, esnobe e preguiçoso, tem como principal característica a fama de ser "o pato mais sortudo do mundo", para azar do primo Donald, com quem disputa - sem muita cordialidade, diga-se de passagem - a herança do Tio Patinhas e o amor da Margarida.

É cedo ainda para apostar numa coisa ou noutra, mas fica aqui a torcida para que o ministro Gastão Vieira, em vez de honrar a etimologia de seu nome, seja tão somente um pato de sorte. Quem sabe, né?


DNA

Chega a ser comovente o entusiasmo de Aloizio Mercadante com a fábrica da Apple em Jundiaí SP). O ministro está se sentindo meio pai do iPad no Brasil.


Logo agora!

A nova classe média brasileira começa a tomar bronca do governo. Isso lá era hora de sobretaxar o carro importado, caramba?!


Probo da corte

Nelson Jobim está todo prosa de novo. A toda hora é citado no noticiário como o único ex-ministro da Dilma que não deixou o governo sob suspeita de roubalheira. Parece que até as fardas ele pagou do próprio bolso!


Jeitão diferente

Hugo Chávez está ficando a cara do detetive Kojak, personagem de Telly Savalas na série policial dos anos 70 na TV. Se botar um pirulito na boca, fica igual!


Teoria conspiratória

José Dirceu virou, de repente, o maior aliado dos ministros militares no lobby por mais investimentos nas Forças Armadas. Aí tem!


Acredite se quiser

Parece mentira, mas José Genoino e ACM Neto reuniram-se dia desses para decidir o futuro da Comissão da Verdade.


Pura perseguição

Como se não bastasse ser filho do prefeito de Belo Horizonte, Tiago Lacerda tem nome de galã da TV Globo. Ainda assim, o Ministério Público está criando caso com a nomeação do rapaz pelo pai para a presidência do Comitê Executivo da Copa na capital mineira. Pode?


Quem sabe?

Deu no noticiário da BBC Brasil: britânico que perdeu polegar da mão esquerda no serrote implantou com sucesso no lugar o dedão do pé. O Lula podia tentar algo parecido, né?


Briga eterna

Quem, no Rio, roubou as joias da família Petraglia? Tem gente no território livre da internet culpando os Tucanaglias!

Nenhum comentário: