sexta-feira, setembro 23, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE


What?
SONIA RACY
O Estado de S.Paulo - 23/09/2011

O Metrô de São Paulo acaba de receber intimação inusitada. O Ministério Público apura suposto “desprestígio linguístico do idioma oficial da República Federativa do Brasil”. Isso porque a empresa modernizou e adaptou as placas de informação das linhas para o padrão internacional, bilíngue (inglês/português). Lembrete: o País receberá a Copa e as Olimpíadas...

Relaxa e goza?
O Zorra Total, da Globo, está na mira do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do PSTU. Alegam que o quadro Metrô Zorra Total dá a entender que mulheres molestadas nos vagões deveriam “aproveitar” o ataque. A campanha anti-Zorra está distribuindo panfletos na porta da estação Sé. Procurada pela coluna, a assessoria da emissora não foi localizada até o fechamento desta edição.

Prateleira
A Biblioteca Nacional acaba de contratar Aquilles Brayer como consultor. Curador da versão on-line da British Library, o brasileiro vai ajudar a traçar plano estratégico da BN até 2020, reestruturar a BNDigital e implantar a biblioteca de empréstimo de e-books.

Prateleira 2
A BN também está negociando, com a Bill & Melinda Gates Foundation, investimentos em bibliotecas públicas brasileiras a partir de 2012. O primeiro encontro ocorreu há dois meses, no Rio. Na próxima semana, a rodada de conversas será em Houston.

Hotel palácio 
Decidido: serão dois, os prédios a serem construídos no projeto de reformulação do antigo hospital Umberto Primo. Alexandre Allard e Philippe Starck mostraram a planta, esta semana, a Andrea Matarazzo. Além da restauração das construções tombadas, o paisagismo será reforçado, com plantio de mais 700 árvores.

Tapete voador 
Jogadores de Corinthians, Flamengo, Fluminense e Vitória estão se queixando dos shows de Justin Bieber, em outubro, no Engenhão. Preocupam-se com a piorado já difícil gramado.

Acabou 
De fonte forte do futebol: Felipão não completa o ano no comando do Palmeiras.

Pelica 
Durante jantar em torno de Dilma, no Wilson Center,em Nova York, Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, levantou-se prontamente ao ver a presidente passar por sua mesa no recinto. Tirou do arranjo uma flor branca e deu à... própria.

Ver para crer 
Em São Paulo, para entender como o Brasil sobre vive parcialmente invicto à crise econômica internacional, está Stuart Gulliver. Nada menos que o presidente mundial do HSBC.

Chiu!
Está na Câmara paulistana projeto que prevê instalação de barreiras de proteção acústica (de acrílico) em trechos da cidade cortados por rodovias. Na Raposo Tavares, por exemplo, o barulho atinge até 74 decibéis. O limite do estresse, segundo a OMS, é 55.

Muro 
Durante jantar em sua homenagem, terça, na casa dos amigos Bete e Marcos Arbaitman, Henrique Meirelles não revelou aos presentes quantos anos completava. Mas confirmou ter recebido convite de Ricardo Teixeira, da CBF, para dirigir o comitê de organização da Copa de 2014. Aesta coluna, ponderou ser difícil conciliar o cargo nas Olimpíadas, que já detém, com uma nova função. Mas registrou que, antes de qualquer decisão, deve conversar com Dilma. O encontro ainda não está marcado.

Nenhum comentário: