domingo, setembro 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Cansei
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 25/09/11

Governadores que desembarcaram dias atrás em Brasília para tratar da emenda 29 foram embora contrariados com a dinâmica do Planalto: repetidas vezes, dá corda à ideia de instituir novo imposto para a saúde; em seguida, tira o corpo fora. Foram eles, depois de encontro com Dilma Rousseff em fevereiro, os primeiros a colocar em pauta a recriação da CPMF, e acabaram sem apoio federal. Daí o time da presidente ressuscitou a conversa. Os governadores se rearticularam em defesa de novas fontes de recursos. Diante de novo silêncio oficial, recolheram armas. Agora, dizem que só entrarão nessa novamente se Dilma entrar junto.


Abre-alas Ainda que meio mundo no Congresso esteja com o pé atrás em relação ao relatório de Henrique Fontana (PT-RS) sobre a reforma política, Lula comandará, no próximo dia 4, um ato em defesa das medidas ali contidas, entre elas o financiamento público de campanha. A ideia é reunir partidos, centrais sindicais e entidades. No dia seguinte, o texto será apreciado na comissão especial da Câmara.

A propósito Com o combate à corrupção em voga, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), resolveu desengavetar proposta enviada ao Congresso em 2010 por Lula para punir, nas esferas civil e administrativa, empresas que pratiquem fraudes contra a administração pública.

Perigo! Pela primeira vez em meses, a Câmara terá longa folga para discutir projetos dos deputados. A próxima medida provisória só trancará a pauta no fim de novembro. Má notícia para Dilma.

Força da mente João Paulo (PT-PE) aconselhará Dilma a criar programa de meditação coletiva na Esplanada para diminuir o estresse diante das quedas de ministros. O ex-prefeito de Recife, que ensinou o método à então candidata em 2010, acredita que, se ela tivesse mantido a prática, não teria enfrentado tantos problemas com aliados no início do mandato.

Gato... A ida de Celso Russomanno para o PRB frustra tucanos que pretendiam alijá-lo da disputa pela prefeitura paulistana com o acordo que deu ao PP o comando da CDHU. A aliança, cujo pilar é o tempo de TV da sigla de Paulo Maluf, também visava minar o ex-deputado, crítico dos governos do PSDB e com desempenho de até 20% nas pesquisas.

...por lebre O mal-estar entre os fiadores das negociações é ainda maior porque, em privado, Maluf diz que o pacto com Geraldo Alckmin se restringe à capital. O ex-governador negocia com o PT em cidades estratégicas onde afirma haver "afinidade histórica" entre os partidos.

Carteirinha 1 O PSDB-SP estuda fórmula mista para o colégio eleitoral das prévias que escolherão o candidato do partido à prefeitura paulistana. Em vez de restringir a votação aos delegados ou estendê-la aos 25 mil filiados, tucanos planejam formatar a figura do "militante".

Carteirinha 2 A ideia é mapear quem participa da vida partidária por meio de atas e verificações de presenças em atividades, perfazendo, assim, um universo de 5.000 votantes. O modelo será definido na quinta-feira.

Aquecimento Fernando Haddad, Jilmar Tatto e Carlos Zarattini confirmaram participação numa preliminar das prévias petistas à Prefeitura de SP. Os três serão sabatinados individualmente por militantes num ciclo patrocinado pelo vereador Carlos Neder, que começa em 17 de outubro. Marta e Eduardo Suplicy, também pré-candidatos, não deram resposta.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Só se quiserem dar atestado de burrice às assessorias jurídicas de FHC e de Lula, que criaram, recriaram e prorrogaram a CPMF por emenda constitucional."
DO SENADOR FRANCISCO DORNELLES (PP-RJ), sobre a especulação de que o governo Dilma Rousseff poderia tentar transformar a CSS em substituta do imposto do cheque por meio de uma lei complementar.

contraponto

Caminhos da notícia


No curto e agitado intervalo entre a demissão de Pedro Novais e a indicação de seu sucessor no Ministério do Turismo, a imprensa fez marcação cerrada sobre o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves.
-Como vai ser o anúncio?- perguntou um jornalista.
-Simples: a Dilma vai dizer o nome, o Michel vai me ligar, e eu vou tuitar! E, se vocês deixarem, vou ligar para a minha namorada blogueira em Natal, para ela dar antes de vocês! -respondeu o deputado, rindo.
-Aí é nepotismo!- protestou uma repórter.

Nenhum comentário: