quarta-feira, setembro 21, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



Minas terrestres
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 21/09/11

Embora tenha conseguido ontem aprovar na CCJ da Câmara a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), o Planalto ainda tomará sustos antes do final dessa novela. O próximo é a ameaça de que, por meio de emenda em plenário, os deputados encurtem a vigência do mecanismo. O texto original fala em final de 2015, mas há, na base aliada, quem trabalhe para obrigar Dilma Rousseff a enfrentar o problema ao menos mais uma vez mais até 2014. Governistas de peso dão de ombros: lembram que a DRU não chegará a plenário antes de novembro. Até lá, dizem, os deputados estariam com os "bolsos cheios" -de emendas.


Em armas 1 Trecho de e-mail enviado por Sérgio Cabral (PMDB) a aliados do Rio na madrugada de ontem: "Não vamos aceitar negociação com o pós-sal e o pré-sal licitado. O pré-sal a ser licitado já foi objeto de negociação com o presidente Lula. Com o aval da então ministra Dilma e do ministro Lobão".

Em armas 2 Segue o governador, que está na Europa: "O Rio fechou acordo. Ninguém pode nos acusar de intolerância. Mas não vamos transigir no licitado. O governo federal tem o dever de encontrar uma solução".

Nunca antes O aparato da campanha de Ana Arraes (PSB-PE) ao TCU, disputa que irá a voto hoje na Câmara, incluiu "buttons" e adesivos, itens jamais vistos em eleições para o tribunal.

Fica aí Ontem, o maior temor dos apoiadores de Ana era que Átila Lins (PMDB-AM) retirasse a candidatura. Os votos do peemedebista tenderiam a migrar para Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Anote aí Da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), em almoço com líderes aliados, ao responder a Jovair Arantes (PTB-GO), que lhe cobrava o cumprimento das promessas do governo em relação a emendas e cargos: "Eu não tenho caneta, mas tenho muita saliva".

Calendário Dilma acertou com Obama para março ou abril do ano que vem uma visita oficial aos EUA.

Escaldado Aviso de Gastão Vieira à equipe: o Turismo não fará mais convênios com ONGs para qualificação profissional. O novo ministro pretende envolver o MEC e o Sistema S na preparação de mão de obra para a Copa.

Legado Na reunião em que ganhou apoio da corrente majoritária do PT, Fernando Haddad se mostrou disposto a assumir, na campanha pela prefeitura paulistana, o que chama de "conquistas" da gestão Marta Suplicy na mobilidade urbana. Citou o Bilhete Único -gesto interpretado como aceno à ex-prefeita, com quem disputa a candidatura no partido.

IDH Além da parceria com Dilma para instalar campus de universidade federal no Juqueri, Geraldo Alckmin encomendou à USP plano de desenvolvimento para as cinco cidades mais pobres do entorno da capital. O secretário Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) apresentará o estudo aos prefeitos de Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar, Caieiras e Mairiporã.

Visita à Folha David Klatell, chefe de Estudos Internacionais da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Hiran Castello Branco, vice-presidente de Operações da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Emmanuel Publio Dias, vice-presidente Corporativo, e Licinio Motta, diretor-geral de Pós-Graduação em SP.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Excessos da PF, do Ministério Público e de alguns juízes voluntariosos jogam os tribunais contra a população. Mas eles só estão cumprindo a Constituição."
DO CRIMINALISTA ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, advogado da família Sarney, sobre decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça que anularam provas obtidas em operações policiais.

contraponto

Sai de baixo


Quando era prefeito de Pindamonhangaba, na década de 70, Geraldo Alckmin discutia com os colegas o destino do lixo nos municípios do Vale do Paraíba. Perguntou a Flávio Rudge Ramos, de Campos do Jordão, como ele lidava com os resíduos produzidos na estância serrana:
-Ah, eu despejo morro abaixo...
Alckmin questionou:
-Mas assim vai tudo pra minha cidade!
Ramos contemporizou:
-Não seja por isso. Eu mudo de morro!

Nenhum comentário: