terça-feira, setembro 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



Louco por você
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 20/09/11

Em novo lance da aproximação com Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin abriu tratativas para transformar as instalações do desativado hospital psiquiátrico do Juqueri, em Franco da Rocha, num campus de universidade federal que atenderá as cinco cidades mais pobres do entorno da capital, onde vivem 600 mil pessoas.
A etapa inicial prevê reforma e adaptação do prédio, tombado pelo Condephaat, para abrigar cursos da UFscar. Ontem, o governador tratou do assunto em telefonema ao ministro Fernando Haddad (Educação). Os dois acertaram vistoria conjunta no local, que já acolheu 14 mil pacientes e hoje está sob guarda do Estado.

Bumerangue A ala tucana crítica ao namoro de Alckmin com o governo petista teme que parcerias como a de Franco da Rocha beneficiem eleitoralmente Haddad, que ontem selou o apoio da corrente majoritária do partido à sua candidatura a prefeito. Lula pretende caracterizá-lo como "o ministro que levou os pobres à faculdade".

Dependência Refratária à distensão entre a presidente e o governador, a bancada do PT na Assembleia divulga hoje levantamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, segundo o qual só 5% das cidades paulistas recebem recursos estaduais para combater a droga.

Café... No Planalto, forma-se a percepção de que a disputa entre os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) pela localização da futura planta da Foxconn no Brasil tende a se resolver a favor do segundo, com Minas levando a melhor sobre São Paulo. Mas o primeiro ainda luta.

...com leite Chama a atenção do governo federal a ausência da secretária Dorothéa Werneck (Desenvolvimento), pelo lado mineiro, nas negociações para atrair a indústria taiwanesa. Antonio Anastasia (PSDB) optou por escalar outro interlocutor.

Numa nice Segundo relatos de quem a acompanha, Dilma não poderia estar mais satisfeita em NY. "Não votei na senhora, mas estou feliz com seu governo", ouviu a presidente de uma brasileira na rua domingo. Ontem, a petista repetiu a dose de passeio a pé, com direito a muitas fotos ao lado de turistas.

Romântico 1 Em entrevista para o documentário "Os Herdeiros de Vargas", a ser lançado em abril de 2012, José Dirceu conta que nos anos de exílio e clandestinidade tornou-se fã de Roberto Carlos. "Meu grande sonho atual é conhecê-lo pessoalmente", diz o ex-ministro, que lista "Detalhes", "Eu Te Darei o Céu Meu Bem", "Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim" e "Estrada de Santos" como suas canções favoritas.

Romântico 2 Na entrevista, Dirceu manifesta nostalgia dos anos 80: "Havia as festas do PT, muita gente namorou, noivou e casou. Gostaria que o partido voltasse a fazer festas como aquelas".

Tenho dito Na contramão dos que julgam fadado à derrota o projeto para retirar a Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo do gabinete do secretário da Segurança, Campos Machado (PTB), mentor da ideia, sustenta que, "se os deputados comparecerem no dia da votação", o texto será aprovado. A matéria deverá voltar à pauta da Assembleia Legislativa em outubro.

Visita à Folha Fernando Haddad, ministro da Educação, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Leonardo Barchini, chefe de gabinete, e Nunzio Briguglio, assessor especial.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Se continuar nessa toada, o DEM pode acabar se transformando numa espécie de PSTU da direita: um partido radical, raivoso e praticamente irrelevante."
DO SECRETÁRIO DA CASA CIVIL DE GOIÁS, VILMAR ROCHA (PSD), deputado federal licenciado, sobre a mobilização dos "demos" na tentativa de barrar na Justiça o registro do novo partido de Gilberto Kassab.

contraponto

Faroeste boleiro


Em reunião na Câmara paulistana, o secretário Marcos Cintra (Desenvolvimento Econômico) recorreu a uma parábola para prever que a Fifa escolherá o Itaquerão como estádio de abertura da Copa. Contou que um árbitro, ao constatar que a torcida local estava toda armada, foi acalmado por seu auxiliar, segundo quem as espingardas serviriam só para celebrar as vitórias com tiros para o alto:
-E quando o time da casa perde?
O assistente pensou um pouco e respondeu:
-Ah, isso eu nunca vi acontecer aqui, não..

Nenhum comentário: