sexta-feira, setembro 16, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Mão amiga
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 16/09/11

Insatisfeitos com a intransigência da ministra Miriam Belchior nas negociações do Orçamento, parlamentares do PMDB sinalizam ao Supremo a disposição de discutir fórmulas que viabilizem aumento para os servidores do Judiciário. O Executivo não incluiu a proposta no texto encaminhado ao Congresso. Michel Temer e José Sarney dão apoio discreto à movimentação.
Em resposta às sondagens, o presidente Cezar Peluso lembra que o pleito se refere a reajustes não concedidos há anos. Diz aceitar escalonamento da reposição ao longo de vários exercícios e priorizar o reajuste dos servidores, em situação salarial pior que a dos juízes.

Nuances O demissionário Pedro Novais era do Maranhão e "amigável" a José Sarney, mas não chegou ao Turismo pelas mãos do presidente do Senado, tendo sido fundamentalmente uma invenção do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Já o novo ministro, Gastão Vieira, é Sarney puro e sem gelo.

Como? Diante do fiapo de voz do vice-presidente da República, uma piada começou a circular na plateia do evento festivo que o PMDB promoveu ontem em Brasília: "Agora dá pra saber por que a Dilma aceitou o nome do Gastão. Ela não entendeu nada do que o Temer lhe disse".

Dá cá Depois de permitir a Sarney emplacar mais um aliado na Esplanada dos Ministérios, o Planalto espera que o senador abandone a parceria protelatória com Fernando Collor (PTB-AL) e ajude a viabilizar a votação da Lei de Acesso à Informação no Senado até quinta-feira, quando Dilma Rousseff participa em Nova York de um seminário sobre a transparência dos governos.

A bordo Além de uma comitiva de ministros, Dilma terá em NY, onde abrirá na quarta-feira a Assembleia Geral das Nações Unidas, a companhia da filha, Paula.

Adendo Em encontro programado para hoje com o chanceler Antonio Patriota, o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, pedirá que o voto do Brasil na ONU favorável ao reconhecimento do Estado palestino inclua o reconhecimento explícito do direito de Israel de viver em fronteiras seguras.

#prontofalei Em reunião recente no Planalto, quando se comentava a iniciativa de Ricardo Teixeira de tentar levar Henrique Meirelles para o projeto da Copa, Dilma disparou contra o ex-presidente do BC: "Ele acha que é superpoderoso mesmo. Que se não estiver em tudo, nada sairá direito".

Panorâmica No evento que marcará a contagem de mil dias para o Mundial, o comitê paulista levará ao ar hoje um balão de 35 m de altura no formato de bola de futebol. O sobrevoo do Itaquerão será simultâneo à inauguração do relógio regressivo.

Bloco Diante do racha no PSC paulista, Gilberto Kassab tenta atrair três dos quatro deputados estaduais da sigla ao PSD, até agora com um representante na Assembleia.

Visitas à Folha O senador Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, visitou ontem a Folha. Estava com Jorge Tadeu Mudalen, presidente estadual, Alexandre de Moraes, presidente municipal, e Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de SP.

Marcos Trindade e Tom Camargo, sócios-diretores da FSB Comunicações, visitaram ontem a Folha. Estavam acompanhados de Gabriela Wolthers e Sérgio Malbergier, diretores-executivos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"No futebol, técnico que escolhe jogador perna de pau e goleiro frangueiro perde o cargo. Nove meses após escalar o ministério, Dilma troca meio time e é aplaudida pela torcida?"
DO DEPUTADO FEDERAL ROBERTO FREIRE (PPS-SP), sobre a possibilidade de a presidente colher os dividendos de sua "faxina" depois da queda do quinto ministro ainda no primeiro ano de mandato.

contraponto

Turma do amendoim


Na quarta à noite, Moreira Franco e o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) assistiam à partida entre Brasil e Argentina na vice-presidência enquanto esperavam Michel Temer, que discutia com Dilma a escolha do novo ministro do Turismo. Diante do desempenho pífio da seleção, o ministro de Assuntos Estratégicos protestou:
-Esse Mano Menezes é mesmo muito fraco...
Lúcio concordou de pronto:
-É verdade. Se alguém falasse que ele é do PMDB, estava demitido na hora!

Nenhum comentário: