quarta-feira, setembro 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Desembarque
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 14/09/11

A revelação de que manteve sua governanta por sete anos na folha de pagamento da Câmara comprometeu a situação de Pedro Novais no PMDB muito mais do que a Operação Voucher. Correligionários do ministro do Turismo alegam que, enquanto a ofensiva da PF dizia respeito a gestões anteriores da pasta, desta vez, não há como debitar o "malfeito" na conta de terceiros.
Há no partido um clima de recriminação ao líder Henrique Alves (RN), responsável pela escolha e manutenção de Novais até hoje. Antes mesmo que o ministro levasse suas explicações ao Planalto, ontem já estava em curso a discussão sobre possíveis substitutos.

Classificados O preferido da bancada para o Turismo é Marcelo Castro (PI), mas dá-se como certo que ele não resistiria a uma semana de noticiário. Há quem defenda procurar um peemedebista fora da Câmara, como Geddel Vieira Lima (Caixa) ou Moreira Franco (SAE). Todos enfrentam "poréns", do PMDB ou do Planalto.

Paramentada A governanta que, segundo Novais, seria "secretária parlamentar", exercia suas funções no apartamento do então deputado trajando uniforme de funcionária doméstica.

O povo gosta Pesquisas à disposição do Palácio dos Bandeirantes indicam que a troca de amabilidades com Dilma Rousseff faz bem à imagem de Geraldo Alckmin.

Só love Na semana passada, quando um subordinado lhe propôs uma agenda pública no dia 13, Dilma explicou por que não podia: "Tenho um evento com o meu governador de São Paulo".

Tró-ló-ló Em meio às gentilezas recíprocas na cerimônia de ontem, Sebastião Almeida (PT) cobrou do governador a extensão do metrô até Guarulhos. Pego de surpresa, o tucano prometeu conversar. "Mas precisamos sair da conversa, que se arrasta desde 1985, para a ação", rebateu o prefeito.

À disposição Expoente do PSD, Kátia Abreu (TO) colocou a Confederação Nacional da Agricultura, entidade que dirige, na rota do Brasil sem Miséria, vitrine de Dilma. Em reunião com a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social), a senadora acertou parceria para capacitar técnicos que auxiliarão agricultores pobres.

Vintage Luís Carlos Santos, 79, ministro da Coordenação Política no governo FHC, irá para o PSD. Diz ter abandonado o DEM porque o partido "perdeu a identidade". "Em São Paulo, está subordinado ao Alckmin e próximo de Gabriel Chalita."

Veja bem Eliseu Padilha (PMDB-RS), que ao ganhar vaga na Câmara prometeu "seguir as orientações da liderança", apresentará voto em separado sobre a DRU (Desvinculação de Receitas da União). Alegará que as seguidas prorrogações do mecanismo eliminaram seu caráter transitório. Apesar da ressalva "acadêmica", o deputado garante que seguirá o PMDB na votação. "Vou votar com o partido, o que não me impede de pensar", diz.

Outro lado O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) nega ter tentado tomar para si o crédito por emenda de autoria de Osmar Serraglio (PMDB-PR), conforme acusou o peemedebista. Zeca diz que apenas destacou seu papel na liberação dos recursos, empregados na compra de um caminhão coletor de lixo para o município de Alto Piqueri.

Visita à Folha José Aníbal (PSDB), secretário estadual de Energia de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Depois do motel, agora o dinheiro público banca a governanta do ministro. Aliados de Dilma fazem PPP às avessas: o governo paga, mas quem usa é a iniciativa privada. "
DO PRESIDENTE DO PSDB PAULISTA, PEDRO TOBIAS, sobre a presença de uma funcionária doméstica de Pedro Novais na folha de pagamento da Câmara dos Deputados durante um período de sete anos.

contraponto

Soletrando


Durante sessão na qual o economista Paulo Rabello de Castro fez exposição sobre a carga tributária brasileira, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), brincou com um dos gráficos apresentados: -Quero confessar-lhe, Rabello, que aquele simbolozinho em cima da palavra IPTU parece um tucaninho...
O líder da bancada do PSDB, Duarte Nogueira (SP), interveio para tentar encerrar o assunto:
-Discordo de Vossa Excelência. Pode até parecer um tucaninho, mas entre as letras 'I' e 'U' existe o 'PT'...

Nenhum comentário: