terça-feira, setembro 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Com um pé fora
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 13/09/11

O Planalto dá como praticamente certo o desembarque de Henrique Meirelles do projeto olímpico. O diagnóstico parte do reconhecimento da enorme distância existente entre o que de início foi oferecido ao ex-presidente do BC -um cargo executivo com amplo poder sobre a organização dos Jogos- e o papel que no final lhe coube à frente do conselho da Autoridade Pública Olímpica. O governo sabe que Meirelles recebeu e analisa propostas da Fifa e outras da iniciativa privada.
Ele não compareceu a várias reuniões recentes para discutir as atribuições e o orçamento da APO, o que foi entendido pelo palácio como sinal de partida iminente.

Vai que é tua Chamado à reunião de coordenação política do governo para falar do Enem, Fernando Haddad reclamou da maneira, a seu ver distorcida, como a imprensa divulgou os resultados do exame. Dilma gostou da explanação do ministro da Educação. E lhe recomendou difundi-la publicamente.

Derrubado Michel Temer voltou da semana de férias em Natal com uma infecção intestinal. Ontem, o vice-presidente nem participou da reunião de coordenação.

Duas canoas Para não ficar refém do calendário, o governo decidiu iniciar o trâmite da prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) com um projeto na Câmara e outro no Senado. Há, porém, quem tema que essa tática seja malsucedida. Além do risco de questionamentos jurídicos, ficaria aberta a possibilidade de uma das Casas ter de votar duas vezes o mesmo texto.

Apelo 1 Em carta enviada a ministros do Supremo, Jader Barbalho registra que, decorridos quase seis meses desde a decisão do tribunal considerando a Lei da Ficha Limpa inaplicável às eleições de 2010, ele ainda está fora do Senado. "Rogo sua manifestação sobre que providências tomar para ter meu direito constitucional reconhecido, assumindo o mandato para o qual fui escolhido por 1 milhão e 800 mil paraenses", escreve o peemedebista.

Apelo 2 Embora o julgamento tenha sido de repercussão geral, foi facultado aos ministros "decidir individualmente casos sob a sua relatoria". O de Jader está nas mãos de Joaquim Barbosa.

Com partido Ricardo Pattah, presidente da UGT, assumirá o núcleo de Movimentos Sociais do PSD. Apesar de ter dado a Gilberto Kassab o apoio da central em 25 dos 27 Estados nos quais está instalada, o sindicalista diz que a entidade seguirá "pluripartidária". A nova sigla do prefeito de SP terá ainda grupos de Previdência, Sustentabilidade e Agronegócio.

Mutirão A subprocuradora Sandra Cureau apelou aos correspondentes regionais para reunir documentos e relatos que a auxiliem no parecer sobre o registro do PSD. Impedida de promover diligências nas quais apuraria denúncias de fraudes na criação do partido, ela terá de se manifestar até o dia 21.

Reprise Mencionado como opção para a prefeitura paulistana, Guilherme Afif lançou ontem site oficial com acervo de vídeos da campanha presidencial de 1989.

Peixes A propaganda da expansão do metrô paulistano introduz novo slogan do governo Geraldo Alckmin: "Aqui tem trabalho", similar ao bordão preferido de Muricy Ramalho, técnico do time do coração do tucano.

Test-drive Alckmin e Kassab irão de metrô ao Itaquerão na sexta, quando será aberta a contagem regressiva de mil dias para a abertura da Copa de 2014.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Foi só falar em 'toma lá, dá cá' que a Dilma saiu do sério. O fato é que ela não sabe lidar bem com este assunto. Avança e recua, mostrando enorme insegurança."
DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA (PE), sobre a reação da petista ao ser questionada, em entrevista ao "Fantástico", sobre seu método para controlar as bancadas aliadas no Congresso.

contraponto

Febeapá


Em audiência da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara, deputados discutiam as sensações prazerosas que contribuiriam para levar os jovens ao vício. Rosane Ferreira (PV-PR) divagou:
-Estamos vivos e nos perpetuamos como espécie por causa de um prazer, o prazer sexual. Às vezes, não bilateral, mas é. Agora, os homens ficaram preocupados...
Fábio Trad (PMDB-MS) interrompeu:
-Aliás, apenas para respaldar seu argumento, domingo passado foi o Dia Internacional do Orgasmo!

Nenhum comentário: