segunda-feira, setembro 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Pedra no sapato
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 12/09/11

Encontra-se no gabinete do ministro Cezar Peluso, pronta para ser levada a julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, ação oferecida por Marcos Valério em 2009, numa tentativa de afastar o ministro Joaquim Barbosa da relatoria do processo do mensalão. Trata-se de recurso apoiado por Roberto Jefferson questionando a isenção do relator, a quem se atribui haver afirmado que Valério seria "expert" em lavagem de dinheiro.
A iniciativa tende a não surtir efeito. Em agosto, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, recomendou a rejeição da ação. E o STF tem rechaçado outros expedientes para dificultar o trabalho de Barbosa.
Agora ou nunca No Planalto e entre governadores, acredita-se que a oportunidade para aprovar um novo imposto financiador da saúde se fecha em dezembro. Em 2012 haverá eleições e depois o mandato de Dilma Rousseff entra na metade final, quando é mais difícil arrancar algo significativo do Congresso.

Nunca antes Em namoro institucional com Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin convidou Lula para a assinatura do contrato do Rodoanel-Norte, amanhã, em São Paulo. O ex-presidente autorizou o repasse de recursos às fases anteriores da obra.

Rotativas 1 As duas maiores centrais disputam o Sindicato dos Gráficos de São Paulo, com base de 12 mil trabalhadores. O presidente, que era da Força Sindical, filiou-se à CUT e tem o mandato questionado naJustiça.

Rotativas 2 A categoria é estratégica para a campanha do PT pela "regulação da mídia". Para a CUT, a mudança no comando é um desejo dos filiados do sindicato, que mantinha vínculos com o Partido da Causa Operária.

Estado... Jovair Arantes (PTB-GO), Milton Monti (PR-SP) e Vilson Covatti (PP-RS) devem fazer prévia da qual sairá um nome para disputar a vaga no Tribunal de Contas da União. Jovair ainda tenta atrair Damião Feliciano (PDT-PB) e Átila Lins (PMDB-AM), outros dois postulantes.

...das coisas O governador Eduardo Campos (PSB-PE) coleciona apoios estrelados à candidatura da mãe, Ana Arraes (PSB-PE), ao TCU. E Aldo Rebelo (PC do B-SP) diz que continua no páreo.

Ciranda 1 Depois de Aécio Neves, que fechou pacto com Eduardo Campos para a reeleição de Márcio Lacerda em Belo Horizonte, Geraldo Alckmin agenda aproximação com o PSB para a disputa em algumas das principais prefeituras paulistas.

Ciranda 2 Instalado na Secretaria de Turismo, o PSB ajudaria Alckmin a engordar o tempo de TV de seus candidatos em 2012 e a fragilizar dois potenciais rivais do tucano em 2014: o PT e Gilberto Kassab (PSD) . Ambos interessados em alianças com a sigla comandada pelo governador de Pernambuco.

Dote Para viabilizar um acordo com o PSB, dirigentes tucanos admitem ceder a cabeça da chapa em Campinas e São José do Rio Preto. Na capital, a legenda poderia ficar com a vaga de vice do tucano escolhido para disputar a sucessão de Kassab.

Já vou Em resposta ao PSDB-SP, que questionou o fato de Walter Feldman ainda não ter deixado o partido, apesar do anúncio feito em maio, o ex-secretário municipal de Esportes diz que formalizará a saída em meados de outubro, quando encerrar seu período como "correspondente" da prefeitura em Londres. Acrescenta que, por ora, não pretende ingressar em outra sigla.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"É como aquela peça 'Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá'. A trajetória do ex-presidente do PT é de um guerrilheiro que virou mensaleiro. Ele é uma grande fraude."
Do ex-deputado ROBERTO JEFFERSON (PTB-RJ), sobre o fato de as alegações finais da defesa de José Genoino oferecidas ao Supremo Tribunal Federal atribuírem as acusações do mensalão a "chiliques" de "um verdadeiro bufão".

Contraponto

Trabalho de elefante


Em seminário realizado no TCU, o delegado da PF Ricardo Botelho, que será o xerife da Copa, recorreu a uma parábola para enfatizar a necessidade de coordenação entre as polícias nesse evento:
-Seis sábios cegos queriam conhecer o elefante. Como o circo ia passar, foram para a beira da estrada. Um pegou a tromba e disse que era um saxofone. Outro pegou o rabo e disse que era uma flauta. Outro pegou a orelha e disse que era um abanador. Moral da história: sem coordenação, ninguém saberá o que é um elefante...

Nenhum comentário: