domingo, setembro 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Baixa imunidade
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 11/09/11

Com fissuras internas abertas ou agravadas pela "faxina" de Dilma Rousseff, PP e PR serão os alvos preferenciais do assédio do nascituro PSD tão logo o Tribunal Superior Eleitoral libere o registro definitivo da sigla de Gilberto Kassab, abrindo uma janela de 30 dias de trocas partidárias livres da regra da fidelidade. A depender do saldo da temporada de transferências, a legenda do prefeito paulistano poderá dar a largada no Congresso com até mais do que os já anunciados 50 deputados e próxima de alcançar, com o beneplácito do Planalto, o posto de terceira maior bancada, atrás apenas do PT e do PMDB.

Pega geral Quando oficializado, o PSD terá a maior bancada na Assembleia do Rio, com 13 deputados. O PMDB tende a ficar com 11.

Aquecimento Num evento em Brasília nesta quinta, o PMDB de Michel Temer abrirá sua campanha para 2012. Eduardo Paes, candidato ao segundo mandato no Rio, falará de segurança pública. Gabriel Chalita, aposta da sigla em São Paulo, discursará sobre educação.

Paradão 1 Passado pouco mais de um mês desde que a "faxina" da PF atingiu o Turismo, a secretaria-executiva, antes ocupada por Frederico Costa, segue nas mãos de um interino. O mesmo ocorre com a Secretaria de Desenvolvimento, de onde saiu Colbert Martins. Ambos foram presos e denunciados na Operação Voucher.

Paradão 2 Dada a incerteza quanto à permanência do ministro Pedro Novais, políticos e funcionários de carreira relutam em assumir postos em definitivo na pasta.

Wally Orlando Silva (Esporte) e Flávio Dino (Embratur) já confirmaram presença nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, onde no próximo dia 18 darão uma entrevista para "vender" a Copa e a Olimpíada no Brasil. Ainda não foi informado se Novais também irá.

Aqui... Proposta de mudança no regimento interno divide a cúpula da Anac. O diretor-presidente, Marcelo Guaranys, quer desvincular superintendências técnicas de suas respectivas diretorias. No papel, elas se reportarão ao colegiado. Na prática, os poderes ficarão com Guaranys. É ele quem nomeia os superintendentes.

...mando eu Guaranys conta com o apoio dos diretores mais técnicos, Cláudio Passos e Carlos Pellegrino. Ricardo Bezerra (Regulação Econômica) e Rubens Vieira (Infraestrutura Aeroportuária), responsáveis por áreas em evidência devido à privatização de aeroportos, são contra. Presidente, Guaranys tem o voto de minerva.

Sem parar A agência reguladora de transportes de São Paulo aprovou um termo modificando os contratos com 12 concessionárias de rodovias que hoje reajustam os valores de seus pedágios com base no IGP-M. O novo indicador para cálculo de tarifas será o IPCA.

Rio limpo O governo paulista lançará uma campanha em defesa do Tietê, que corta por 34 das 39 cidades da Grande SP. A ofensiva adotará o slogan "Tietê vivo, nosso compromisso".

Milésimo Antonio Anastasia (PSDB) convidou Dilma para o evento que marcará a abertura de contagem regressiva de mil dias para a Copa, na sexta, em BH. A participação da presidente, estimulada pelo ministro Orlando Silva, conferiria caráter oficial às festividades na capital mineira, no mesmo dia em que as outras sedes realizarão programações especiais.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A derrubada do veto ao projeto que tirava verbas de Estados produtores em benefício dos não produtores seria uma vitória de Pirro: acabaria numa pendenga judicial".
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), pregando a necessidade de acordo entre unidades da federação com interesses conflitantes na questão das regras da divisão dos royalties do petróleo a ser explorado no pré-sal.

contraponto

No mundo da Lua


Geraldo Alckmin recebia deputados para discutir a participação do PMDB no governo. Depois de ouvir a exposição dos peemedebistas, que pleiteavam secretarias e diretorias, o tucano contou história atribuída a José Maria Alkmin, na qual o político mineiro respondia assim a um aliado que lhe pedira uma "passagem para a Lua": -Pois não. Mas como há quatro, recomendo que você volte para casa e reflita bem. Depois volte e me diga se quer ir para a crescente, a minguante, a nova ou a cheia. Sem mais delongas, a bancada deixou o Bandeirantes.

Nenhum comentário: