quarta-feira, setembro 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Vasos comunicantes
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 07/09/11

Governistas trabalham com a hipótese de que o questionamento do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao Regime Diferenciado de Contratação para obras da Copa guarde relação com o litígio em torno do aumento salarial do Judiciário e do Ministério Público. Gurgel -que no passado já havia manifestado restrições ao RDC- foi enfático na questão do reajuste, ameaçando ingressar com mandado de segurança contra a Presidência antes de Dilma Rousseff delegar o caso ao Congresso. Em entrevista ontem, ele tratou dos dois temas: anunciou que moveria ação no Supremo contra o RDC e reiterou a defesa do aumento.


Tenho dito De Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo e fervoroso defensor do RDC: "O que aprovamos é absolutamente legal. Se for derrubado, ganham as empreiteiras e as negociatas".

Nada consta? O PR aguarda ansioso a divulgação dos primeiros resultados da investigação da CGU sobre os Transportes. A aposta é que o ex-ministro Alfredo Nascimento sairá "bem na foto", fornecendo a senha para que o partido encerre seu curto período de "independência" em relação ao governo.

Vasos e buquês O Planalto ontem mais parecia uma floricultura, graças ao aniversário da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Arquibancada 1 São Paulo e Palmeiras, que tiveram suas arenas excluídas dos jogos da Copa-2014, desistiram de assinar contratos com o comitê organizador para abrigar campos oficiais de treinamento da competição. Os dois clubes da capital ainda podem negociar diretamente a cessão de seus espaços às seleções.

Arquibancada 2 Corinthians, Portuguesa, Pacaembu e Pão de Açúcar já selaram o acordo nos termos exigidos pela Fifa. A entidade escolherá em cada sede brasileira do evento três gramados -um deles ficará de reserva.

Deixa comigo Em voo Brasília-SP na sexta, Lula afirmou ao presidente do PC do B, Renato Rabelo, que se empenhará pessoalmente para garantir o apoio do PT a dois candidatos do partido: Manuela D'Ávila (Porto Alegre) e Flávio Dino (São Luís).

Em troca Ao mesmo tempo, o ex-presidente continuará empenhado em convencer os comunistas do Brasil a descartar Netinho em São Paulo, expandindo o tempo de TV do candidato petista.

Veja bem Mesmo com o viés de alta da ideia de escolher o candidato do PT por meio de prévias, Gilberto Carvalho segue na linha oposta: "Temos condições boas em São Paulo. Não podemos descartar um entendimento para dar ao partido um caminho que não o da guerra interna", diz o escudeiro de Lula.

Recurso Com pontuação entre 15% e 21% no Datafolha, Celso Russomano diz que apelará à direção nacional do PP para se manter no páreo em São Paulo. A seção paulista do partido fechou acordo com Geraldo Alckmin e, embora cortejada também por Gabriel Chalita (PMDB), deve integrar aliança liderada pelo PSDB. Nas inserções de TV da sigla, Russomano nem sequer é mencionado.

Preto no branco Os tucanos sustentam que o pacto que deu ao grupo de Paulo Maluf o comando da estatal paulista da Habitação foi endossado pelo presidente do PP, Francisco Dornelles.

Gesto A convite de Alckmin, Gilberto Kassab assume no dia 20 a presidência do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de SP.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Os gurus do PSDB não estão nem aí para o desempenho pífio no Datafolha. É possível que tenham e até prefiram um plano B."
DO TUCANO JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO, ex-presidente do diretório paulistano, insinuando que alguns de seus correligionários apostam na verdade em candidatos de outras siglas para a sucessão de Gilberto Kassab.

contraponto

Desempenho padrão


Além de interpretações, análises e exercícios de futurologia, a mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão paulistana de 2012, divulgada anteontem, produziu uma piada em circulação no PT. -Você viu que o Haddad está sendo chamado de "candidato ordem unida"?- indaga um petista a outro. Este devolve com outra pergunta: -É porque o Lula quer impor o nome dele ao partido? E o primeiro petista responde: -Não. É porque na pesquisa ele só tem 1, 2, 1, 2...

Nenhum comentário: