sexta-feira, setembro 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Caminho das pedras
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 02/09/11


Na véspera da abertura do congresso do PT, o ministro Gilberto Carvalho fez, em reunião com deputados da sigla, uma análise comparativa dos estilos Dilma e Lula de governar. "Vocês têm de compreender que ela é muito mais centralizadora. Tem que ter paciência", ensinou. O secretário-geral da Presidência disse que Lula "tem feito grande esforço" para não eclipsar o novo governo, mas que também não se pode esperar que o ex-presidente "vá para o exílio".
Carvalho tratou ainda do assunto "faxina", em resposta à preocupação de seus correligionários com a série de degolas no primeiro escalão do governo.
Reengenharia Sobre Antonio Palocci, Carvalho afirmou: "Todo mundo sentiu muito a saída dele, mas, com a chegada das meninas superpoderosas, o governo corrigiu o problema que vitimou o Luiz Sérgio". Trata-se do coordenador político que não tinha função, entre outros motivos porque tudo passava por Palocci.

Fatura O congresso do PT está orçado em R$ 2 milhões. Representantes de legendas aliadas foram chamados para a abertura.

Para depois Segundo líderes de diferentes partidos, a emenda 29 será aprovada em 28 de setembro, tal como agendado, sem que seja indicada uma nova fonte de financiamento para a saúde. Esse "detalhe" ficará para o Senado resolver.

Em outra Dilma não gostou nem um pouco de ver o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defender a legalização dos bingos como fonte alternativa de recursos para a saúde. A presidente é contra.

Corpo a corpo A campanha do governador Eduardo Campos (PSB-PE) para emplacar a mãe, Ana Arraes (PSB-PE), como ministra do Tribunal de Contas da União incluiu jantar, anteontem, para mais de cem deputados.

Os cunhados Entre as encrencas a envolver os irmãos da primeira-dama paulista, a que mais aborreceu Geraldo Alckmin foi a protagonizada por Adhemar Ribeiro. Ao contrário de Paulo Ribeiro, investigado na máfia da merenda em Pindamonhangaba e de quem o governador nunca foi próximo, Adhemar, cuja empresa é acusada de fraude imobiliária na capital, sempre desfrutou da confiança do tucano.

A explicar A corregedora do CNJEliana Calmon, instaurou procedimento administrativo para apurar a conduta do desembargador Luiz Zveiter, que, quando presidente do TJ-RJ, teria ignorado pedido de escolta da juíza Patrícia Acioli, assassinada em 11 de agosto. Zveiter, que nega ter rejeitado o apelo, hoje dirige o TRE.

Disparos Em reunião ontem sobre estratégias de internet do DEM, Cesar Maia criticou FHC e outros oposicionistas pelos elogios à "faxina" de Dilma. O ex-prefeito disse dispor de pesquisas segundo as quais a popularidade da presidente teria sido abalada pelos escândalos.

Misturão Em desacordo com Alckmin sobre a corregedoria da polícia, Campos Machado (PTB) negocia com o PSB a formação de bloco eleitoral para 2012 que pode atrair ainda o PC do B. Além da corrida pelas prefeituras, os partidos atuariam em conjunto na Assembleia.

Visita à Folha Andrea Matarazzo, secretário da Cultura do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ciro Bonilha, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

contraponto

"O DEM tem mais cargos no governo federal do que o PMDB do Rio de Janeiro."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA, peemedebista insatisfeito, lembrando que "o secretário-executivo do ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) era advogado do DEM. Trata-se de Roger Stiefelmann Leal.

contraponto

Conversão recente


Em reunião de ministros e parlamentares, anteontem, para tratar da divisão dos royalties, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) fazia sua explanação:
-O dinheiro para os Estados não produtores sairá ou dos Estados produtores, ou da União ou das petroleiras. E o Brasil pouco taxa as petroleiras...
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) brincou:
-O senhor está indo para a esquerda...
-Isso é verdade! Eu até já pedi ao Lindberg Farias a ficha para me filiar ao PT!

Nenhum comentário: